Questões sobre Bordado, Tricô, Crochê, Corte e Costura

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São atribuições do auxiliar de oficina – corte e costura, EXCETO:

  • A. Agilidade.
  • B. Paciência.
  • C. Organização.
  • D. Imprudência.
  • E. Pontualidade.

São cuidados importantes na produção dos pespontos, fundamentais na qualidade da peça confeccionada:

I. utilizar o mesmo tamanho de ponto na peça;

II. observar o tempo de troca da agulha;

III. utilizar agulhas mais finas, em tecidos com alta densidade de fios;

IV. regular a tensão da linha da agulha e da bobina, de modo que o ponto tenha a mesma aparência nos dois lados do tecido.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Na costura acontecem duas fases distintas: preparação e execução. São etapas da preparação, EXCETO:

  • A. Desenho do molde.
  • B. Modelo bem escolhido.
  • C. Medidas bem tomadas.
  • D. Escolha do tecido adequado.
  • E. Interpretação do modelo escolhido.

Para que a costura tenha um acabamento perfeito é necessário, ao terminar:

1. levantar a agulha na posição mais alta;

2. pressionar a alavanca de retrocesso e dar uns 3 ou 4 pontos para trás, arrematando a costura;

3. levantar a sapata e puxar suavemente o tecido para trás.

A ordem correta que determina esse acabamento é

  • A. 2, 1, 3
  • B. 1, 3, 2
  • C. 2, 3, 1
  • D. 3, 2, 1
  • E. 1, 2, 3

Relacione os tipos de máquina de costura às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2
  • B. 3, 1, 2
  • C. 1, 2, 3
  • D. 3, 2, 1
  • E. 2, 1, 3

Sobre o viés, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O viés duplo é para tecido mais leve. A largura deve ter o dobro do debrun desejado mais 0,5 cm de cada lado para as costuras.

( ) O viés simples é para tecido mais pesado. A largura desejada para o debrun mais 0,5 cm de cada lado para as costuras.

( ) Para unir os vieses, deve-se colocar as duas tiras, direito contra direito, em ângulo reto e costurar em diagonal.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F
  • B. V, V, V
  • C. F, F, F
  • D. V, F, V
  • E. F, V, V

Acerca da confecção de um bolso para calça ou saia, analise.

I. Passar os moldes copiados no papel fino para o papel e cortá-los no tecido.

II. Alinhavar o fundo maior sobre o menor e prender com uma costura.

III. Virar o arremate e o fundo maior para o avesso.

IV. Chulear as bordas unindo os fundos dos bolsos.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Para iniciar o desenho técnico de peças do vestuário, há necessidade de ter os materiais básicos. Marque a opção correta sobre materiais básicos de desenho técnico.

  • A.

    Caneta ponta fina 0.05 e 0.5, grafite 0.5, borracha macia, conjunto de esquadros escolares , curva francesa 1105 e papel sulfite A4.

  • B.

    Tinta guache, pincéis, grafite 0.5, borracha macia, conjunto de esquadros escolares, curva francesa 1105 e papel sulfite A4.

  • C.

    Caneta esferográfica, grafite 0.5, borracha macia, conjunto de esquadros escolares, curva francesa 1105 e papel sulfite A4.

  • D.

    Caneta ponta fina 0.05 e 0.5, grafite 0.5, borracha macia, conjunto de esquadros escolares, curva francesa 1105 e papel almaço.

  • E.

    Caneta ponta fina 0.05 e 0.5, grafite 0.5, borracha macia e papel sulfite A4.

Em 1857, surgiu em Paris a primeira casa de alta-costura. Indique aquele que foi o responsável por essa inovação conceitual:

  • A.

    Madeleine Vionnet

  • B.

    Coco Chanel

  • C.

    Callot Soeurs

  • D.

    Charles-Frédéric Worth

  • E.

    Albert Lempereur

Com a Segunda Guerra Mundial, o mundo todo sofreu muitas restrições, inclusive a moda. Mas, mesmo com essa escassez, os EUA criaram métodos que os modelos mudavam regularmente.

Sobre essa afirmação, leia as proposições abaixo e marque a opção ERRADA.

  • A.

    As saias eram curtas, tinham pregas finas, sendo presas com pences ou franzidas a uma blusa justa.

  • B.

    Por ser o berço da alta-costura, Paris não foi afetada com a Segunda Guerra Mundial. Suas grandes maisons parisienses tinham sempre uma grande gama de tecidos, com mão de obra abundante e sempre com muitas clientes a espera das novidades.

  • C.

    Os modelos possuiam as formas nos ombros quadrados, reta, de corte masculino, fazendo eco ao corte das fardas.

  • D.

    Vestidos que pareciam uma saia e casaquinho abotoado tornaram-se populares.

  • E.

    O uso dos lenços na cabeça surgiu com a necessidade de dar toques alegres às vestimentas daquela época.

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