Questões sobre Editor de Imagens

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No contexto de edição de vídeos digitais, o termo “Mezzanine File” designa

  • A. um arquivo combinado, contendo todas as informações de metadados, como forma de redundância, para recuperação em caso de falhas no sistema de edição.
  • B. um arquivo de trabalho com marcações para ajustes de cor e efeitos especiais.
  • C. um arquivo master digital usado para gerar cópias de distribuição por streaming ou download.
  • D. um arquivo multirresolução para distribuição por sistemas de vídeo on demand.
  • E. uma versão intermediária pré-montada utilizada em sessões para pesquisas de avaliação.

O efeito de transição entre duas cenas apresentado na sequência de imagens denomina-se

  • A. Band Wipe.
  • B. Paint Roll.
  • C. Venetian Blinds.
  • D. Wedge Wipe.
  • E. Zig-Zag Blocks.

No software de edição Adobe Premiere Pro CC, a ferramenta Ripple Edit permite

  • A. alterar de forma complementar a duração de dois clipes por meio da alteração simétrica dos seus frame rates.
  • B. alterar o ponto de edição de um clipe apenas quando não há definição prévio de pontos de entrada e saída (In e Out).
  • C. alterar os pontos de entrada ou saída de um clipe, deslocando linearmente os demais clipes, alterando a duração total da timeline.
  • D. deslocar o ponto de edição entre dois clipes, alterando de forma proporcional a sua duração, mantendo inalterado o tempo de edição da timeline.
  • E. deslocar o ponto de edição entre dois clipes sem alterar a sua duração.

No software de edição de vídeo Adobe Premiere Pro CC, a alteração apresentada nas imagens é obtida com o efeito

  • A. Emboss.
  • B. Posterize.
  • C. Turbulent Displace.
  • D. Twirl.
  • E. Wave Warp.

Nos sistemas de vídeo, a operação de saída, após edição, na qual se gera um arquivo composto contendo os diversos materiais de som e imagem, após os cortes, efeitos e mixagens, denomina-se, nos diversos softwares,

  • A. autoração de saída.
  • B. conformação ou cleanup.
  • C. reclassificação.
  • D. renderização ou exportação.
  • E. recodificação ou reamostragem.

Na geração de efeitos especiais, é, por vezes, necessário tratar os frames de um vídeo individualmente em um software como Adobe Photoshop. O trecho, em questão, é então exportado de forma que cada frame seja um arquivo fotográfico o qual, após a transformação requerida, será incorporado novamente ao projeto em edição. Podem ser usados vários formatos de arquivos e, quanto a eles, é correto afirmar:

  • A. o formato TIF produz arquivos maiores do que o formato TARGA.
  • B. o formato TARGA possui quatro canais: R, G, B mais um canal Alpha.
  • C. o formato PNG não oferece suporte à informação de transparência.
  • D. o formato JPG gera arquivos maiores do que o formato PNG.
  • E. o formato GIF é preferível por utilizar sistema de cores indexadas.

O movimento de câmara em que o equipamento descreve trajetória horizontal, em direção ortogonal ao eixo ótico da objetiva, denomina-se

  • A. grua.
  • B. panorâmica.
  • C. tilt.
  • D. travelling.
  • E. zoom.

A captação de imagens, com a câmara instalada em posição baixa e apontando para cima, produz imagens que realçam a estatura das figuras, bem como a dimensão vertical de objetos em cena. Essas cenas são conhecidas como

  • A. close up.
  • B. contracampo.
  • C. contra-plongée.
  • D. pack shot.
  • E. subjetiva.

O software Adobe Premiere Pro CC é uma ferramenta de grande versatilidade para edição de vídeos. Não obstante, o pacote Adobe Creative Clouds oferece outros programas, dentre eles, um denominado Adobe After Effects, que é particularmente adequado para

  • A. editar versões compactas, a partir do arquivo original de saída para produção de teasers e vinhetas.
  • B. fazer ajustes de cores para adequação aos diversos tipos de projetores ou monitores.
  • C. produzir efeitos complexos com elementos gráficos, animações e operações conhecidas como Motion Tracking.
  • D. produzir versões em baixa resolução para distribuição pela internet, com títulos e créditos apropriados para leitura em telas pequenas de dispositivos portáteis como tablets e celulares.
  • E. realizar apenas efeitos adicionais, solicitados após a conclusão da etapa de edição e executados a partir do arquivo renderizado.

A temperatura de cor de uma fonte luminosa, expressa em graus absolutos Kelvin (K), refere-se à distribuição espectral da energia dessa fonte ao longo das frequências do espectro visível (entre 400 e 700 nm). Essa distribuição pode ser alterada, mediante o emprego de filtros, para compatibilizar fontes com diferentes distribuições. Como os cálculos não são feitos diretamente em graus Kelvin, há uma escala denominada Mired (Micro Reciprocal Degrees), cujos valores representam 1 000 000/temperatura de cor em graus Kelvin, ou seja, cada temperatura de cor tem um valor equivalente em Mired.

A ação dos filtros destinados às correções de luz é especificada na forma de um valor denominado Desvio Mired (Mired Shift), ou seja, cada filtro apresenta um valor de Desvio Mired. Este valor é utilizado no cálculo da ação do filtro quando aplicado sobre uma fonte de luz, já que a variação na temperatura de cor (K) não é constante, mas varia conforme o valor da temperatura de cor da fonte.

Esse cálculo se faz pela

  • A. adição entre o valor Mired da fonte e o valor do desvio Mired do filtro.
  • B. adição entre o valor Mired da fonte e o valor do desvio Mired do filtro.
  • C. média aritmética entre o valor Mired da fonte e o valor do desvio Mired do filtro.
  • D. média geométrica entre o valor Mired da fonte e o valor do desvio Mired do filtro.
  • E. média geométrica entre o valor Mired da fonte e o valor do desvio Mired do filtro.
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