Questões sobre Fotografia

Lista completa de Questões sobre Fotografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em fotografia digital, o número de pixels de um sensor corresponde

  • A. ao número de pixels dispostos na diagonal da área do sensor.
  • B. ao número de pixels dispostos na horizontal multiplicado pelo número de pixels dispostos na vertical do sensor.
  • C. ao número máximo da sensibilidade em ISO alcançada pelo sensor.
  • D. ao mesmo número de grãos de haletos de prata dispostos aleatoriamente no fotograma fotoquímico.
  • E. ao número de pixels dispostos na horizontal dividido pelo número de pixels dispostos na vertical do sensor.

Grande parte dos equipamentos de flash profissional tem cabeças que giram e se inclinam, permitindo direcionar o feixe luminoso contra paredes ou tetos, utilizando sobre o motivo iluminação rebatida. Em tais situações, é preciso observar que, ao inclinar o flash,

  • A. a intensidade luminosa é elevada, pois a utilização de superfícies refletoras aumenta a área de abrangência da luz.
  • B. não há alteração na exposição quando se tratar de superfícies brancas, que refletem 100% da luz que sobre elas incide.
  • C. se torna necessário uma nova mensuração de foco, pois aumenta a distância entre a fonte de luz e o motivo.
  • D. se torna necessário a mudança de distância focal da objetiva, pois há uma diminuição da área de abrangência da luz.
  • E. a intensidade luminosa é reduzida, pois aumenta a distância entre a fonte de luz e o motivo.

Observe a imagem a seguir, realizada pelo fotógrafo peruano Mike Joints.

Pode-se afirmar que a fotografia foi registrada, utilizando- se

  • A. curto tempo de exposição, pois a modelo à frente permanece estática em relação aos automóveis em movimento.
  • B. ISO reduzido, pois se trata de uma fotografia registrada à noite com curto tempo de exposição.
  • C. superexposição, pois se pode notar tanto objetos estáticos como em movimento.
  • D. longo tempo de exposição, resultando num registro borrado do movimento dos automóveis.
  • E. diafragma de pequena abertura, pois se pode notar os automóveis desfocados em relação a modelo em foco.

Observe as imagens a seguir.

Considerando que ambas as fotografias foram registradas no mesmo local, hora do dia e no mesmo eixo de enquadramento, assinale a alternativa correta.

  • A. Ambas as imagens foram registradas com objetivas de igual distância focal, mas na imagem “Y”, o fotógrafo estava mais próximo da modelo.
  • B. A imagem “X” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “Y” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo aproximou-se da modelo.
  • C. A imagem “X” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “Y” foi registrada com uma grande- angular, e o fotógrafo aproximou-se da modelo.
  • D. A imagem “X” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “Y” foi registrada com uma grande-angular, e o fotógrafo distanciou-se da modelo.
  • E. A imagem “X” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “Y” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo distanciou-se da modelo.

Nas câmeras SRL (single lens reflex), a imagem é formada sobre uma emulsão fotoquímica gerando a imagem latente; nas câmeras DSLR (digital single lens reflex), a emulsão fotoquímica foi substituída pelo

  • A. sensor.
  • B. LCD (liquid cristal display).
  • C. despolido.
  • D. cartão de memória
  • E. view-finder.

Observe a imagem a seguir registrada por um fotógrafo numa manhã de sol durante um treino de salto em altura.

A câmera utilizada foi uma DSLR full frame com fotômetro incorporado e à frente da objetiva encontrava-se um filtro de densidade neutra ND 0.6. A primeira leitura de exposição, feita pelo fotômetro, uma vez que a câmera encontrava-se ajustada em ISO 800 e tempo de exposição 1/60, foi de f.22. Observando-se o resultado da imagem, e, considerando que o fotógrafo tenha alterado as configurações de exposição, assinale a alternativa correta que corresponde ao resultado obtido.

  • A. ISO 200; 1/1000; f.5,6 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • B. ISO 800; 1/500; f.22 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • C. ISO 200; 1/1000; f.5,6 e eliminação do filtro ND 0.6.
  • D. ISO 1600; 1/30; f.22 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • E. ISO 100; 1/1000; f.2 e eliminação do filtro ND 0.6.

Uma técnica de composição de enquadramento com que os artistas visuais estão familiarizados é a ideia de que os elementos significativos serão colocados ao longo de linhas imaginárias que dividem a imagem tanto horizontalmente, quanto verticalmente. Elementos de particular interesse poderão ser colocados na intersecção dessas linhas, para criar uma composição mais expressiva e dinâmica, tal como demonstrado no par de imagens a seguir.

Esta técnica é chamada de

  • A. Regra dos Quadriláteros.
  • B. Regra dos Terços.
  • C. Regra dos Nonos.
  • D. Regra dos Retângulos.Regra das Quatro Linhas.
  • E. Regra das Quatro Linhas.

Observe a imagem a seguir.

Na objetiva fotográfica, uma vez montada em uma câmera, a distância entre o Ponto Nodal, ou Ponto de Convergência, e o Sensor determina a

  • A. abertura do diafragma.
  • B. sensibilidade do sensor.
  • C. proporção entre base e altura do sensor.
  • D. distância focal.
  • E. distância mínima do objeto em foco e o sensor.

No estudo da semiologia da imagem, entende-se que a fotografia recolhe em si, a serviço da representação, três significados conexos. São eles:

  • A. cognitivo, psicológico e cultural.
  • B. analógico, digital e eletrônico.
  • C. luz, sombra e transparência.
  • D. cor, brilho e contraste.
  • E. exposição normal, sobrexposição e subexposição.

Observe a fotografia a seguir, exemplo clássico da história do fotojornalismo.

Pode-se afirmar que

  • A. as crianças de etnia oriental que aparecem na foto não são compatíveis com a situação de guerra ali apresentada.
  • B. o caráter dramático da fotografia foi obtido de forma indireta, usando-se montagem de imagens distintas para se obter um resultado chocante.
  • C. a imagem foi publicada de forma ilegal, não tendo havido consentimento e/ou cessão de direitos por parte das pessoas que aparecem nela.
  • D. a fotografia original é em cores. A divulgação da imagem em preto e branco foi com o intuito de torná-la mais estarrecedora.
  • E. o caráter dramático da imagem decorre das atribuições reportativas, sob as quais a fotografia de imprensa está geralmente submetida, e gera sensação de estupor e horror.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...