Questões sobre Infraestrutura

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Em relação aos equipamentos de terraplenagem utilizados em serviços de escavação e transporte, é correto afi rmar que:

  • A.

    caminhões Highway Truck, conhecidos popularmente como fora de estrada, são veículos muito empregados em obras de terraplenagem e de construção de estradas, em razão de transportarem até 16m3 de material por viagem, fator este que reduz o custo com transporte.

  • B.

    serviços de escavação e de transporte em terreno de baixa resistência e que permita o afundamento dos pneus da máquina a uma profundidade maior do que 15cm deverão ser executados preferencialmente com motoscrepers de esteira elevatória.

  • C.

    serviços de escavação e transporte de material de corte para o aterro, em que a distância do centro de massa do corte e do aterro seja inferior a 50 metros e de volume pequeno, deverão ser preferencialmente realizados com trator de esteira com lâmina, operação esta que conduzirá a um preço unitário mais reduzido, quando comparado com outros equipamentos de escavação e transporte.

  • D.

    materiais de 2ª categoria devem ser escavados através de escavadeiras Clam Shell ou de mandíbula, sendo transportados através de caminhão basculante traçado.

  • E.

    os tratores de esteira de grande potência (acima de 250 HP) e de elevado peso (mais de 50 toneladas) são os equipamentos mais indicados para escavar material de bota fora oriundo de camadas de solo turfoso.

Em relação aos equipamentos de transporte utilizados em terraplenagem, mais especifi camente sobre caminhões basculantes, é correto afirmar que:

  • A.

    caminhão basculante é todo caminhão equipado com caçamba inclinável e com capacidade máxima de transporte até 10m3 por viagem, volume este incluindo o limite de coroamento.

  • B.

    caminhão basculante, denominado de trucado (6x2), possui como características 3 eixos, sendo um direcional e os outros dois traseiros de tração, além de possuir 2 diferenciais.

  • C.

    caminhão basculante traçado (6x4) é caracterizado por ter 3 eixos, sendo um deles direcional e os traseiros de tração, possuindo apenas um diferencial.

  • D.

    caminhão basculante trucado, e com eixo móvel, é utilizado para o transporte de carregamento excessivo, tipo solo granular, sendo que durante a operação de transporte o eixo móvel é baixado, fi cando em contato com o pavimento, o que provocará redução no valor da carga por eixo aplicada sobre o pavimento.

  • E.

    caminhão basculante toco ou semipesado (4x2), possui 6 rodas e 3 eixos, sendo o último eixo (o traseiro) o de tração, veículo este muito aplicado em serviços de terraplenagem por apresentar menor consumo de combustível e transportar mais de 16m3 de material por viagem.

As vibroacabadoras, compostas por unidade tratora e de nivelamento, são empregadas:

  • A.

    na construção de estruturas de pavimento denominado de tratamento superficial duplo, onde o equipamento terá a função de lançar e nivelar o agregado graúdo.

  • B.

    nos serviços de manutenção preventiva de pavimentos flexíveis, executado com a utilização de lama asfáltica, onde o equipamento executará a função de nivelamento da lama asfáltica.

  • C.

    no lançamento, nivelamento e pré-compactação de misturas asfálticas denominada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

  • D.

    no lançamento e nivelamento de microrevestimento asfáltico, utilizado em serviços de reabilitação de pavimentos flexíveis.

  • E.

    em serviços de concretagem de pavimentos rígidos.

Ao serem escavados, os solos das camadas naturais aumentam de volume; esse aumento de volume é denominado de empolamento. Ao serem colocados em aterros compactados, os solos soltos sofrem uma diminuição ou redução de volume. Os coefi cientes de empolamento e redução são fundamentais para estabelecer a relação entre os volumes de solo naturais, soltos e compactados. O coeficiente de empolamento dos solos pode ser determinado a partir da seguinte relação:

  • A.

    Diferença entre o volume do aterro e o volume do solo solto, dividida pelo volume do solo solto.

  • B.

    Razão entre o volume do aterro e o volume da escavação da jazida.

  • C.

    Razão entre a massa específi ca úmida do solo solto e a massa específi ca úmida do aterro.

  • D.

    Razão entre a massa específi ca seca do aterro e a massa específi ca seca solta.

  • E.

    Diferença entre o volume do solo solto e o compacto, vezes 100, expresso em percentual.

Sobre as perfuratrizes, é correto afirmar que:

  • A.

    as perfuratrizes usadas na escavação de rocha, para fi ns de Engenharia Civil, podem ser classificadas exclusivamente em: percussivas e de furo-abaixo (DTH).

  • B.

    perfuratrizes percussivo-rotativas transmitem à broca rotação contínua, além de movimentos de percussão.

  • C.

    perfuratrizes percussivas transmitem à broca somente movimento de rotação.

  • D.

    perfuratrizes rotativas transmitem à broca percussão.

  • E.

    as perfuratrizes de furo-abaixo foram desenvolvidas para promover a dissipação da energia percussiva.

Compõem os mais variados tipos de guindastes, exceto:

  • A.

    Ponte rolante.

  • B.

    Grua.

  • C.

    Munck.

  • D.

    Pinça ou multiangular.

  • E.

    Pórticos.

A padronização do processo produtivo traz inúmeros benefícios às fábricas e empresas que produzem de artefatos de concreto, havendo a exceção de:

  • A.

    desregulamentação das funções.

  • B.

    aumento de tempo produtivo dos operários.

  • C.

    aumento de tempo produtivo das máquinas.

  • D.

    redução de falhas.

  • E.

    organização do trabalho de cada operário.

Sobre os compressores de ar, a opção incorreta é:

  • A.

    nas perfuratrizes leves e manuais e até mesmo nas grandes máquinas, a energia de perfuração é produzida por ar comprimido.

  • B.

    o acionamento dos compressores de ar é feito por motores elétricos ou a diesel.

  • C.

    de uma forma geral os compressores de ar podem ser portáteis ou estacionários.

  • D.

    os compressores de ar são máquinas que aspiram o ar da atmosfera, comprimindo-o, aumentando, portanto, seu volume e reduzindo a pressão.

  • E.

    os compressores de ar portáteis são utilizados em canteiros de obras com duração relativamente curta, e os estacionários em obras de longa duração.

É considerado um item necessário para o cálculo dos valores das horas produtiva e improdutiva dos equipamentos utilizados na construção de estradas:

  • A.

    Distância de transporte.

  • B.

    Previsão dos dias de chuva.

  • C.

    Vida útil.

  • D.

    Custo da obra.

  • E.

    Prazo de execução da obra.

São itens necessários para a determinação do custo de uma obra de infraestrutura de transportes, exceto:

  • A.

    cálculo das composições de custo ou preço unitário.

  • B.

    cálculo do custo horário de equipamentos.

  • C.

    levantamento de quantitativos.

  • D.

    cotação de preços de materiais e serviços.

  • E.

    elaboração do cronograma físico-financeiro.

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