Questões sobre Instrutor Circense

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Para fins de orientação na superfície do corpo necessitamos do estudo dos eixos e dos planos corporais. Os eixos são sempre perpendiculares aos respectivos planos; de acordo com as três dimensões do espaço, distinguimos três eixos e seus planos correspondentes. Os planos que dividem o corpo em cortes de anterior para posterior e de medial para lateral são, respectivamente:

  • A. sagital e frontal;
  • B. frontal e transversal;
  • C. frontal e sagital;
  • D. sagital e longitudinal;
  • E. transversal e longitudinal.

O músculo esquelético consiste normalmente em diferentes tipos de fibras, do tipo 1, como fibras de contração lenta, e do tipo 2 como fibras de contração rápida. São características dessas fibras:

  • A. tipo 1 - limiar elevado de fadiga e tipo 2 - muitas mitocôndrias;
  • B. tipo 1 - muita mioglobina e tipo 2 - baixo limiar de fadiga;
  • C. tipo 1 - baixo limiar de fadiga e tipo 2 - quantidade menor de mitocôndria;
  • D. tipo 1 - alto metabolismo oxidativo e tipo 2 - baixo metabolismo glicolítico;
  • E. tipo 1 - baixo metabolismo oxidativo e tipo 2 - alto metabolismo glicolítico.

Uma fibra nervosa consiste em um axônio e em células da bainha (no Sistema Nervoso Periférico as células de Schwann e no Sistema Nervoso Central as células da glia). As fibras nervosas que transmitem informações da periferia do corpo em direção ao Sistema Nervoso Central são:

  • A. motoras;
  • B. eferentes;
  • C. aferentes;
  • D. extrafusais;
  • E. intrafusais.

As estruturas intrarticulares das diartroses compensam diferenças entre as faces articulares e sofrem compressão, tendo como exemplos os discos articulares e os meniscos articulares. É possível diferenciar um disco de um menisco, pois:

  • A. os discos dividem completamente a cavidade articular;
  • B. os meniscos dividem completamente a cavidade articular;
  • C. os meniscos possuem tecido conjuntivo denso;
  • D. os meniscos não possuem cartilagem fibrosa;
  • E. os discos são menos volumosos que os meniscos.

A força muscular necessária para produzir um determinado desempenho é calculada pelas leis da mecânica. Quando comparamos dois músculos que diferem em sua posição relativa ao eixo da articulação, o músculo que necessita de uma força menor para a elevação do peso possui:

  • A. braço de resistência maior;
  • B. braço de potência maior;
  • C. braço de potência menor;
  • D. braço de força menor e, portanto, com a menor alavanca virtual;
  • E. braço de força maior e, portanto, com a maior alavanca virtual.

Na avaliação do movimento de membros superiores de uma pessoa, quando ela senta na bicicleta e segura com as duas mãos o guidom, verifica-se o movimento em cadeia muscular:

  • A. sinérgica;
  • B. antagônica;
  • C. aberta;
  • D. fechada;
  • E. estática.

Uma contração muscular dinâmica causa movimento articular e a excursão de um segmento do corpo enquanto o músculo se contrai e encurta (contração concêntrica) ou se alonga sob tensão (contração excêntrica). Sobre essas contrações, sob as mesmas condições, pode-se afirmar que:

  • A. ambas possuem a mesma capacidade de produzir força;
  • B. o tipo de contração não interfere na produção de força;
  • C. uma contração concêntrica máxima produz mais força que uma contração excêntrica máxima;
  • D. uma contração concêntrica máxima produz menos força que uma contração excêntrica máxima;
  • E. a contração isométrica máxima produz mais força que as concêntricas e excêntricas.

Saviani, ao discutir o processo de formação humana, aponta que: Se a existência humana não é garantida pela natureza, não é uma dádiva natural, mas tem que ser produzida pelos próprios homens, sendo, pois, um produto do trabalho, isso significa que o homem não nasce homem. Ele forma-se homem. Ele não nasce sabendo produzir-se como homem. Ele necessita aprender a ser homem, precisa aprender a produzir sua própria existência. Portanto, a produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. A partir dessa concepção, é correto afirmar que:

  • A. a essência humana é deformada pelo trabalho, criando homens menos humanos;
  • B. para trabalhar, é fundamental que os homens passem por um processo educativo realizado principalmente na escola;
  • C. o trabalho educativo realizado pelos profissionais da educação é a base da concepção do trabalho como princípio educativo;
  • D. no ponto de partida, a relação entre trabalho e educação é uma relação de identidade;
  • E. homem e natureza relacionam-se no processo de trabalho, de forma instintiva, propiciando a subsistência humana.

Esteban condena a prática de uma avaliação classificativa, isto é, uma avaliação que tenha como proposta distinguir o aluno certo do errado, o bom do mau, o que aprendeu do que não aprendeu. Para ela, essa forma de avaliar carece de um sentido, na medida em que apenas exclui determinados alunos ao favorecer outros. A autora contrapõe esta concepção à avaliação investigativa, que não possui essa perspectiva classificatória. Um exemplo de avaliação investigativa pode ser a seguinte situação:

  • A. o professor realiza provas e exercícios semestralmente, a cada um destes é atribuída uma nota e ao final do ano é feita uma média. Cada aluno deve atingir um valor mínimo para ser aprovado;
  • B. ao longo de todo o processo de ensino, o professor avalia cada atividade realizada pelos alunos, sempre lhes atribuindo um conceito (suficiente/insuficiente). Aos alunos que receberem um insuficiente, serão dispostas atividades extras de recuperação já previamente elaboradas, para distinguir aqueles que tem condições para progressão e os que não tem;
  • C. ao término das aulas previstas pelo curso, o aluno é submetido a uma longa bateria de provas. Ao término desse processo, o aluno ganha, juntamente com seu diploma, um relatório discriminando as atividades em que se destacou, assim como das atividades em que ficou aquém das expectativas do curso;
  • D. ao fim de cada trimestre, o professor e sua turma realizam uma autoavaliação, em que definem um conceito (do A ao F) para o grupo. Ao término do curso, os certificados dos alunos estarão marcados com o conceito final da turma, sendo que os que obtiverem mais do que 50% de conceitos “F” repetirão o ano;
  • E. ao longo de cada módulo do curso, o professor, através de algumas atividades eleitas, evidencia as insuficiências de aprendizagem da turma e, a partir de uma reelaboração de seu planejamento, busca retrabalhá-las.

TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55

Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense. Entre os vários efeitos das transformações citadas, é correto apontar:

  • A. a drástica redução dos circos tradicionais, fazendo com que os artistas circenses – homens e mulheres – se tornassem trabalhadores em diversas ocupações, nas cidades, que não tinham relação com os seus fazeres artísticos;
  • B. várias famílias artistas pararam em grandes cidades, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, para que seus filhos estudassem nas “escolas oficiais”, mas os artistas adultos continuaram a se apresentar em circos que passavam pela cidade, em shows musicais, em programas de rádio e de televisão, representando em peças, gravando discos, entre outros;
  • C. a partir da década de 1950, o surgimento da televisão passou a impedir que os circos itinerantes de lona continuassem a existir, não só nas capitais, mas também nas pequenas cidades do interior do Brasil, sendo o circo substituído exclusivamente pelos programas televisivos;
  • D. o circo-teatro tornou-se responsável pelas mudanças significativas do mundo circense, pois muitos artistas deixaram de fazer circo, ou seja, desistiram de ser acrobatas, para se tornarem atores;
  • E. o espetáculo circense foi descaracterizado pelas mudanças, já que passou a ser produzido com cantores do rádio, artistas da televisão, “aventureiros”, incluindo apresentações de teatro, de dança e de música, misturadas aos números de técnicas circenses, passando a não mais representar o verdadeiro e puro espetáculo das artes do circo.
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