Questões sobre Locução

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Dentre as vantagens do uso de teleprompter destaca-se:

  • A.

    o direcionamento das caixas acústicas com revestimento interno anti-ruídos.

  • B.

    a diretividade dos microfones usados na captação de efeitos sonoros de ambientes externos.

  • C.

    a conexão de saída e entrada do sinal de áudio.

  • D.

    a alteração dos timbres vocais usados na locução dos textos.

  • E.

    o telespectador não percebe que há um texto sendo lido e é possível fixar os olhos na câmera durante o tempo de transmissão da fala.

A locução de cabine é uma opção muito utilizada na produção de telejornais e programas gravados em geral. Essa técnica exige do locutor permanência em cabine acústica, fazendo a leitura do texto com visão da imagem que lhe servirá de base. Nesse contexto, é também identificada esta atividade como

  • A.

    Locutor ao Vivo.

  • B.

    Locutor em Cabine.

  • C.

    Locutor em Off.

  • D.

    Locutor Apresentador.

  • E.

    Locutor de Chamada.

Para o tratamento adequado da voz, é conveniente que o locutor tome alguns cuidados, tais como:

  • A.

    realizar o aquecimento vocal antes da prática profissional e o exercício do controle da respiração.

  • B.

    direcionar os arquivos de áudio nas pastas que foram indicadas pela equipe da organização de um determinado programa.

  • C.

    evitar destacar as expressões ou palavras que constam no roteiro.

  • D.

    a prática de incerteza e insegurança em expressões desconhecidas.

  • E.

    manter a falta de equilíbrio no tom de voz.

O experiente e ex-apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, Cid Moreira, ensina qual é o principal fator para uma boa apresentação na televisão:

  • A.

    serenidade, concentração rápida, relaxamento muscular e domínio da emoção.

  • B.

    serenidade, concentração rápida, relaxamento físico e domínio da emoção.

  • C.

    serenidade, concentração, relaxamento físico e domínio da emoção.

  • D.

    serenidade, concentração rápida, relaxamento muscular e liberação da emoção.

  • E.

    serenidade, concentração rápida, enrijecimento muscular e liberação da emoção.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

  • A.

    tato ... audição ... tato ... tato

  • B.

    audição ... tato ... audição ... audição

  • C.

    gustação ... tato ... gustação ... gustação

  • D.

    visão ... audição ... visão ... visão

  • E.

    visão ... tato ... visão ... do tato

Atualmente, o "vozeirão", ou então, as "vozes aveludadas" não são consideradas os principais atrativos na locução. O mais importante é

  • A.

    ler jornais e revistas especializadas na locução de efeitos sonoros.

  • B.

    ler apenas periódicos especializados na locução de efeitos sonoros.

  • C.

    realizar a adequada articulação, dicção e pronúncia das palavras organizadas nos roteiros dos programas.

  • D.

    saber a diferença dos formatos de programas para televisão.

  • E.

    alternar sons musicais com sons de efeitos sonoros.

O locutor, durante um determinado improviso, empolgou-se e falou em excesso, causando, possivelmente, a fadiga auditiva no telespectador. Essa prática pode ser considerada como

  • A.

    verborragia.

  • B.

    reverberação.

  • C.

    corte dos efeitos sonoros.

  • D.

    propagação sem dispersão do sinal eletroacústico.

  • E.

    eliminação de ruídos adjacentes ao sinal de áudio.

Na década de 20 não existiam, no Brasil, cursos especializados na formação profissional de locutores. Nesse período, pode-se considerar que:

  • A.

    os operadores dos sistemas digitais foram os primeiros a realizarem a prática profissional da locução.

  • B.

    a programação das emissoras era mais musical do que falada, sendo as músicas muito eruditas.

  • C.

    a edição digital era realizada manualmente.

  • D.

    os radioamadores foram os primeiros locutores nas emissoras, pois possuíam experiência com microfones.

  • E.

    os CDs usados na gravação dos programas eram de baixa qualidade.

A prática do improviso na locução é eficiente quando

  • A.

    as palavras escolhidas não são simples e nem curtas.

  • B.

    o roteiro contém apenas expressões em idiomas estrangeiros.

  • C.

    o roteiro apresenta todas as palavras e expressões que serão usadas na locução dos programas.

  • D.

    as expressões usadas são simples, curtas e concisas.

  • E.

    evita-se o uso de microfones com diretividade hipercardióides.

Para que o programa de televisão seja convincente, a locução deve demonstrar

  • A.

    intimidação e alto de voz.

  • B.

    uma argumentação correta, clara e elucidativa.

  • C.

    efeitos sonoros externos que estejam ocorrendo nos cones componentes das caixas acústicas conectadas nos amplificadores do espectro de áudio.

  • D.

    variação de amplitude do sinal de áudio usado para sons musicais vocais.

  • E.

    uma argumentação rebuscada cheia de expressões que não fazem parte do cotidiano social.

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