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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Locução - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Dentre as vantagens do uso de teleprompter destaca-se:
o direcionamento das caixas acústicas com revestimento interno anti-ruídos.
a diretividade dos microfones usados na captação de efeitos sonoros de ambientes externos.
a conexão de saída e entrada do sinal de áudio.
a alteração dos timbres vocais usados na locução dos textos.
o telespectador não percebe que há um texto sendo lido e é possível fixar os olhos na câmera durante o tempo de transmissão da fala.
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A locução de cabine é uma opção muito utilizada na produção de telejornais e programas gravados em geral. Essa técnica exige do locutor permanência em cabine acústica, fazendo a leitura do texto com visão da imagem que lhe servirá de base. Nesse contexto, é também identificada esta atividade como
Locutor ao Vivo.
Locutor em Cabine.
Locutor em Off.
Locutor Apresentador.
Locutor de Chamada.
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Para o tratamento adequado da voz, é conveniente que o locutor tome alguns cuidados, tais como:
realizar o aquecimento vocal antes da prática profissional e o exercício do controle da respiração.
direcionar os arquivos de áudio nas pastas que foram indicadas pela equipe da organização de um determinado programa.
evitar destacar as expressões ou palavras que constam no roteiro.
a prática de incerteza e insegurança em expressões desconhecidas.
manter a falta de equilíbrio no tom de voz.
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O experiente e ex-apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, Cid Moreira, ensina qual é o principal fator para uma boa apresentação na televisão:
serenidade, concentração rápida, relaxamento muscular e domínio da emoção.
serenidade, concentração rápida, relaxamento físico e domínio da emoção.
serenidade, concentração, relaxamento físico e domínio da emoção.
serenidade, concentração rápida, relaxamento muscular e liberação da emoção.
serenidade, concentração rápida, enrijecimento muscular e liberação da emoção.
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Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
tato ... audição ... tato ... tato
audição ... tato ... audição ... audição
gustação ... tato ... gustação ... gustação
visão ... audição ... visão ... visão
visão ... tato ... visão ... do tato
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Atualmente, o "vozeirão", ou então, as "vozes aveludadas" não são consideradas os principais atrativos na locução. O mais importante é
ler jornais e revistas especializadas na locução de efeitos sonoros.
ler apenas periódicos especializados na locução de efeitos sonoros.
realizar a adequada articulação, dicção e pronúncia das palavras organizadas nos roteiros dos programas.
saber a diferença dos formatos de programas para televisão.
alternar sons musicais com sons de efeitos sonoros.
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O locutor, durante um determinado improviso, empolgou-se e falou em excesso, causando, possivelmente, a fadiga auditiva no telespectador. Essa prática pode ser considerada como
verborragia.
reverberação.
corte dos efeitos sonoros.
propagação sem dispersão do sinal eletroacústico.
eliminação de ruídos adjacentes ao sinal de áudio.
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Na década de 20 não existiam, no Brasil, cursos especializados na formação profissional de locutores. Nesse período, pode-se considerar que:
os operadores dos sistemas digitais foram os primeiros a realizarem a prática profissional da locução.
a programação das emissoras era mais musical do que falada, sendo as músicas muito eruditas.
a edição digital era realizada manualmente.
os radioamadores foram os primeiros locutores nas emissoras, pois possuíam experiência com microfones.
os CDs usados na gravação dos programas eram de baixa qualidade.
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A prática do improviso na locução é eficiente quando
as palavras escolhidas não são simples e nem curtas.
o roteiro contém apenas expressões em idiomas estrangeiros.
o roteiro apresenta todas as palavras e expressões que serão usadas na locução dos programas.
as expressões usadas são simples, curtas e concisas.
evita-se o uso de microfones com diretividade hipercardióides.
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Para que o programa de televisão seja convincente, a locução deve demonstrar
intimidação e alto de voz.
uma argumentação correta, clara e elucidativa.
efeitos sonoros externos que estejam ocorrendo nos cones componentes das caixas acústicas conectadas nos amplificadores do espectro de áudio.
variação de amplitude do sinal de áudio usado para sons musicais vocais.
uma argumentação rebuscada cheia de expressões que não fazem parte do cotidiano social.
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