Questões sobre Naval

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A respeito de construção de estruturas de navios petroleiros oceânicos modernos, é correto afirmar que, em sistema de cavernamento:

  • A.

    longitudinal, há vigas gigantes longitudinais e vigas secundárias transversais.

  • B.

    longitudinal, há vigas secundárias longitudinais e vigas gigantes transversais.

  • C.

    transversal, há casco duplo.

  • D.

    transversal, há vigas gigantes transversais

  • E. transversal, há vigas gigantes longitudinais e vigas secundárias transversais

Gateira, escotilhão e tubo telescópico são relacionados, respectivamente, a aberturas no casco para:

  • A.

    passagem de lixo no convés, acesso de carga aos porões e passagem do eixo propulsor

  • B.

    passagem de amarra no costado, acesso a tanque no teto do duplo fundo e ligação entre o tijupá e o passadiço.

  • C.

    passagem de amarra no convés, acesso a compartimento no casco pelo convés e passagem do eixo propulsor

  • D.

    passagem do gato do pau-de-carga, acesso a tanque profundo pelo convés e passagem da madre do leme no casco

  • E.

    acesso ao compartimento alfandegado, acesso a tanque profundo pelo convés e passagem da madre do leme no casco.

Borda-falsa, cabrestante e amantilho, respectivamente, são:

  • A.

    corrimão usado em toda a volta do convés principal de petroleiros, guincho de amarra de eixo vertical e cabo de giro lateral do pau de carga

  • B.

    corrimão usado no interior de praça de máquinas, guincho de amarra de eixo horizontal e cabo de giro lateral de pau de carga.

  • C.

    parapeito de chapa usado na borda externa de convés exposto, guincho de amarra de eixo horizontal e cabo de içamento de carga.

  • D.

    parapeito de chapa usado na borda externa de convés exposto, guincho de amarra de eixo vertical e cabo de giro vertical do pau de carga

  • E.

    corrimão usado em toda a volta do convés principal de petroleiros, guincho de amarra de eixo vertical e cabo de giro vertical do pau de carga.

Embarca-se a bordo uma carga (P) igual a 512,5t, de modo que a barcaça não se incline, mas apenas afunde para buscar nova posição de equilíbrio. A variação de calado provocado pelo embarque desta carga será, em cm, de:

  • A. 05
  • B. 10
  • C. 15
  • D. 20
  • E. 25

Uma embarcação flutua em águas tranqüilas, em calado uniforme, deslocando 10.000t. Ocorre uma lufada súbita de vento de través que movimenta o navio e provoca o deslocamento apenas transversal de cargas a bordo, gerando um momento inclinante transversal dado por Mi(θ) = 2.000×cosθ tm, em função do ângulo de inclinação transversal θ (banda). Se a altura metacêntrica transversal da embarcação for igual a 5m, o ângulo de banda permanente que a embarcação vai assumir, caracterizado por sua tangente, será igual a:

  • A. tgθ = 1/25 = 0,0400
  • B. tgθ = 1/20 = 0,0500
  • C. tgθ = 1/16 = 0,0625
  • D. tgθ = 1/10 = 0,1000
  • E. tgθ = 1/8 = 0,1250

Qual é a função do malhete nas amarras?

  • A. Facilitar a manobra da âncora.
  • B. Aumentar a resistência e impedir a deformação dos elos em serviço
  • C. Permitir a amarra girar em relação à âncora.
  • D. Ajudar a conservar constante o passo da amarra
  • E. Impedir a passagem da âncora pelo escovém

Entre os componentes dos aparelhos de fundear e suspender está a coroa de Barbotin, definida como

  • A. roda fundida com recessos e saliências na sua periferia, onde a amarra se aloja e os elos da amarra são momentaneamente presos
  • B. tambor fundido, cuja periferia é totalmente lisa, utilizado para fazer as manobras das espias de amarração
  • C. cabeço de ferro, dispondo de nervuras salientes, que serve para nele a amarra dar uma volta redonda
  • D. peça fundida, côncava, que serve para apoiar a âncora.
  • E. peça de ferro que se coloca no encovém para evitar que a água em alto mar penetre no navio

Para o cálculo inicial dos esforços de flexão do navio, é realizado um modelo estrutural simplificado, que é definido como

  • A. modelo empírico considerando navios semelhantes
  • B. modelo reduzido considerando todos os elementos estruturais
  • C. navio representado por elementos de membrana considerando as cavernas, anteparas, costados e conveses
  • D. navio representado por elementos sólidos considerando três porões
  • E. navio representado por uma viga, considerando costados, conveses e reforços longitudinais.

Assinale a opção que diferencia, corretamente, antepara estrutural e antepara divisória.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O que representa a seção mestra do navio?

  • A. As dimensões das cavernas do navio
  • B. As dimensões e arranjos do chapeamento do casco, dos conveses e reforços longitudinais.
  • C. O arranjo da subdivisão longitudinal do navio e suas respectivas antepara
  • D. O arranjo das hastilhas e vaus do navio.
  • E. A localização de todas as sicordas da estrutura do navio.
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