Questões sobre Operador de Áudio/Som

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando trabalhamos com som digital, o padrão de áudio adotado em um PC é:

  • A. wave.
  • B. AIFF.
  • C. quick time.
  • D. real áudio.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A máxima transferência de potência de um amplificador para as caixas acústicas ocorrerá quando o sistema estiver operando:

  • A.

    com impedância do conjunto de caixas superior à impedância do amplificador.

  • B.

    com impedância do conjunto de caixas inferior à impedância do amplificador.

  • C.

    com impedância do conjunto de caixas igual à impedância do amplificador.

  • D.

    a transferência de potência do amplificador para as caixas independe de impedâncias.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação à distância e propagação de sons é correto afirmar:

  • A.

    Quanto maior a distância em que nossos ouvidos estiverem da fonte sonora, mais sons agudos serão percebidos.

  • B.

    Sons agudos são sons de alta freqüência, possuindo grande comprimento de onda.

  • C.

    Quanto menor a participação de agudos em um som, mais fácil é determinar com precisão sua localização.

  • D.

    Sons graves são sons de baixa freqüência, possuindo grande comprimento de onda.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na montagem de equipamentos para apresentação de um grupo musical, as caixas de retorno deverão ser ligadas:

  • A. em canal de saída independente do canal de saída para a platéia.
  • B. com o máximo de agudos para evitar microfonia.
  • C. com o máximo de graves para evitar que o som vaze para a platéia.
  • D. no mesmo canal de saída para a platéia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em uma gravação de áudio com locução, a música de fundo que pode ser colocada é conhecida em linguagem técnica como:

  • A. CG GC BG CG
  • B. GC
  • C. BG
  • D. BC

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os microfones são classificados em três tipos ou categorias de acordo com suas características e propriedades de captação sonora. Desta forma, são classificados em microfones:

  • A. omni-direcionais, bi-direcionais e direcionais.
  • B. omni-direcionais, bi-direcionais e tri-dimensionais.
  • C. omni-direcionais, lapela e bi-direcionais.
  • D. omni-direcionais, lapela e direcionais.

Uma mesa de som de ótima qualidade pode ser capaz de

I elevar o nível do sinal que chega ao equipamento.

II ajustar a equalização dos sinais sonoros.

III ajustar a intensidade sonora de cada canal sonoro que chega ao equipamento.

IV enviar a outros equipamentos os sinais elétricos que codificam os sons.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Com relação ao termo PA, muito usado na área de sonoplastia, assinale a opção correta.

  • A.

    PA é uma sigla para o termo power attenuation (atenuação de potência).

  • B.

    PA é a denominação dada especificamente aos microfones omnidirecionais.

  • C.

    Um PA pode ter, em sua composição, diversos equipamentos, como, por exemplo, os que se destinam a captação, processamento e projeção de som.

  • D.

    Um PA não contém equipamentos ou componentes eletrônicos, mas apenas componentes mecânicos, que permitem a realização de isolamento acústico de estúdios.

Com referência aos microfones e a seu uso, assinale a opção correta.

  • A.

    A forma correta de se testar se um microfone está conectado e com volume adequado consiste em bater rapidamente com a ponta dos dedos em sua superfície. O procedimento de apenas correr o dedo suavemente na superfície da proteção que envolve a cápsula do aparelho é inadequado, visto que pode reduzir a vida útil do microfone.

  • B.

    Os microfones hipercardióides captam, de forma idêntica, sons vindos de todas as direções.

  • C.

    Para se proceder ao correto posicionamento de um microfone que deverá amplificar o som de um instrumento musical, é útil conhecer a forma como o som o é emitido pelo instrumento.

  • D.

    Na técnica de captação conhecida como X-Y, dois microfones são posicionados próximos um do outro, formando-se um ângulo de 180o entre eles.

Em uma palestra em ambiente fechado, caso o palestrante aumente o volume de sua voz em demasia, o som excessivamente alto pode incomodar a platéia. Um equipamento entre cujas funções se inclui a de evitar que sons excessivamente altos sejam projetados para a platéia é o

  • A.

    alto-falante.

  • B.

    transistor de efeito de campo.

  • C.

    equalizador.

  • D.

    compressor.

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