Questões sobre Subárea: Segurança Judiciária/Legislativa

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Em relação ao planejamento da segurança:

I. Ao se considerar a prevenção como uma das premissas das ações de planejamento da segurança, uma medida de grande valia é a previsão de aulas e palestras sobre educação de segurança voltadas para todo o público interno, sem exceções, com a finalidade de desenvolver uma mentalidade prevencionista de segurança.

II. O acionamento de entes externos, como órgãos de segurança pública, ainda que possa expor uma instituição ao público; podem ser elencados casos específicos que requeiram acionamento imediato desses órgãos.

III. A fim de evitar imposições, resistências ou até sabotagens, a execução de um programa de segurança não deve ser dividido em fases, tampouco fracionado em níveis de conhecimento por parte dos envolvidos, uma vez que se busca atingir todo o público interno.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Um plano de segurança de uma instituição, contém, além de uma sequência de procedimentos a serem tomados para diversas situações, as seguintes características:

I. Ser de posse restrita à alta administração da instituição, que deve passar instruções verbais aos responsáveis pela segurança da empresa sempre que solicitados.

II. Escrito em linguagem técnica, porém simples, concisa e precisa, evitando-se termos complexos e rebuscados, bem como estrangeirismos.

III. Considerar em sua confecção fatores internos da edificação, bem como fatores externos como a vizinhança da edificação e rotas para pontos estratégicos em caso de emergências.

Está correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre a segurança de autoridades, patrimônio e documentos, é correto afirmar:

  • A.

    Armas não letais não foram projetadas para a minimização de danos ao meio ambiente.

  • B.

    O vigilante que estiver realizando a segurança pessoal da autoridade deve observar posicionamentos e regras básicas de segurança.

  • C.

    A atuação do vigilante é, principalmente, de caráter repressivo, de modo a agir quando a prevenção falhar.

  • D.

    A imagem da autoridade deve, nesse caso, ser protegida durante a atuação do vigilante, devendo deixar de preservar a segurança física das autoridades.

  • E.

    A inspeção visual realizada pelo vigilante é a única forma de manter o controle do acesso seguro de pessoas em uma edificação.

Sobre a segurança patrimonial, de documentos e de processos, pode-se afirmar:

  • A.

    São considerados locais não críticos à segurança de um Tribunal Federal as caixas d’agua e casa das máquinas, devendo ter o mínimo de segurança possível.

  • B.

    Tempo resposta de atuação é o tempo que se leva para se chegar à autoridade policial no local, seja a polícia militar, polícia federal ou qualquer outro órgão público de segurança.

  • C.

    Os bens intangíveis não fazem parte da segurança de processos.

  • D.

    O uso da força é necessário e imediato sempre que as medidas preventivas falharem na segurança.

  • E.

    A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados.

A avaliação e monitoramento de riscos no processo “serviços de segurança”, entre outras atividades, consiste em:

  • A.

    atividades relacionadas ao sistema de proteção, para a triagem e permissão ou não da entrada na planta de um contingente de funcionários, prestadores de serviços e colaboradores.

  • B.

    passagem de um vigilante diversas vezes ao dia e em horários predeterminados para marcar sua presença em pontos da planta considerados importantes do ponto de vista da segurança.

  • C.

    emitir relatórios de diferentes operações, informando aos escalões superiores o nível de desempenho de cada atividade operacional.

  • D.

    capacitar indivíduos para o entendimento de tarefas, sistemas e procedimentos operacionais padrões aos agentes de segurança.

  • E.

    atividade periódica de avaliar os riscos presentes na planta e monitorar suas variações de forma a permitir que as ações de segurança sejam balizadas pelo controle e evolução desses riscos.

As barreiras físicas combinadas com o sistema de identificação visam minimizar o risco, uma vez que o agressor sempre procura ambientes mais fáceis para realizar suas ações delituosas. Deve-se, sempre, combinar esses fatores, ao elaborar o controle de acesso, que são sistemas

  • A.

    que permitem ou não a entrada de um indivíduo ou objeto, em determinados horários, mediante identificação, de acordo com a definição dos perímetros e as regras de acesso.

  • B.

    elaborados para controlar exclusivamente o acesso de pessoas, sendo que o acesso de objetos não está vinculado à segurança de instalações.

  • C.

    elaborados para controlar exclusivamente o acesso de objetos, sendo que o acesso de pessoas não está vinculado à segurança de instalações.

  • D.

    que controlam o acesso de pessoas, potencializando riscos de vandalismo e as ações delituosas dentro da organização.

  • E.

    que delimitam o perímetro de controle, envolvendo apenas mecanismos de identificação de pessoas e objetos, sem emprego de barreiras físicas.

As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

  • A.

    entradas.

  • B.

    transformações.

  • C.

    especificações.

  • D.

    saídas.

  • E.

    fornecedores.

Os incidentes relacionados a autoridades trazem consigo reflexos à imagem tanto do dignitário quanto do órgão público a que ela se vincula. As ações desenvolvidas no sentido de evitar ou interromper eventuais agressões devem observar princípios balizadores em quaisquer circunstâncias. Neste sentido, são princípios que devem nortear o uso da força por agentes de segurança pública na intervenção em uma ação delituosa contra o dignitário:

  • A.

    legalidade, oralidade e transparência.

  • B.

    legalidade e o princípio da ampla defesa, visando desmotivar a ação de agressores.

  • C.

    letalidade e proporcionalidade em quaisquer circunstâncias.

  • D.

    legalidade, celeridade e publicidade.

  • E.

    legalidade, proporcionalidade e necessidade.

Com relação ao modus operandi dos técnicos da área de segurança, analise:

I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.

II. Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas.

III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.

Está correto o que consta SOMENTE em:

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Com relação ao Planejamento de Contingências, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    É um programa que comporta ações reativas às contingências, como a reação imediata, a reassunção das funções mais críticas e a recuperação de funções, até a restauração do processo normal pré-contingência.

  • B.

    Porque possui linhas técnicas e inclui a identificação de pontos críticos e ações estratégicas de retomada da normalidade após uma crise, deve ser um documento restrito e sigiloso, cujo acesso deve ser reservado aos órgãos de segurança e à alta administração de uma empresa.

  • C.

    É um programa amplo, que inclui ações preventivas, como levantamento e identificação de riscos ou ameaças, treinamentos e simulações de emergências, visando à analise das vulnerabilidades existentes em uma empresa.

  • D.

    Uma vez ocorrido um evento não desejado (ou crise), este passa a ser administrado através do programa de Gerenciamento de Crises, que deve ter como características: ações ágeis e eficientes e ao mesmo tempo transparentes, principalmente no que tange aos veículos de comunicação.

  • E.

    Os Procedimentos Emergenciais visam principalmente minimizar os impactos causados pelo caráter repentino que alguns eventos indesejados possam ter, caracterizados como emergenciais; para tanto devem conter ações ágeis e precisas, desencadeadas após a ocorrência desses eventos.

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