Questões sobre Tecnologia

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No momento do envio de arquivos para gravação de matrizes em equipamentos do tipo imagesetters, o Ilustrator, desde sua versão 10.0, verifica a configuração do atributo pagedevice para

  • A.

    evitar que imagens negativas sejam gravadas em matrizes como positivas em função das pré-configurações das imagesetters que não podem ser pré-visualizadas em alguns consoles de visualização de RIP.

  • B.

    promover o ajuste entre as cores de impressão através do aumento ou da redução do trapping evitando o surgimento de “unhas” nas áreas de registro crítico.

  • C.

    corrigir eventuais erros de imposição gerados pelas diferenças entre os tamanhos das matrizes e das folhas de impressão.

  • D.

    inserir e localizar nas matrizes todas as marcações necessárias ao processamento do trabalho na impressão e no acabamento, como cruzes de acerto, tarjas densitométricas e marcas de corte e dobra.

  • E.

    acusar a inserção de imagens em baixa resolução e evitar que o arquivo de gravação seja processado com problemas.

O padrão CMYK (Cian, Magenta, Amarelo e Preto), ou Escala Europa, é amplamente utilizado para a produção de impressos policromáticos. Teoricamente, seria necessária apenas a sobreposição das cores primárias da síntese subtrativa (Cian, Magenta e Amarelo) para a obtenção de todas as demais cores, mas a indústria de tintas gráficas ainda não conseguiu obter pigmentos 100% puros dessas cores.

O nome do problema causado pela impureza dos pigmentos das cores primárias que torna necessária a inclusão da tinta preta para o funcionamento desse padrão de cores é

  • A.

    impureza colorimétrica

  • B.

    subtração cromática

  • C.

    falsa colorimetria

  • D.

    desvio cromático

  • E.

    cromatismo irregular

  • A.

    permite um bom padrão de captura da imagem, pois esse é o limite mínimo para a leitura correta das áreas de sombra e das altas-luzes de uma imagem.

  • B.

    permite a leitura de imagens sem grandes contrastes, perdendo poucos detalhes nas áreas de sombra mais escurecidas, e nas partes mais claras das altas-luzes.

  • C.

    possibilita a leitura de imagens com contrastes medianos, mas com áreas de sombra bem escurecidas, perdendo detalhes apenas nas partes mais claras das altas-luzes.

  • D.

    possibilita a leitura de imagens com contrastes medianos mas com altas-luzes pronunciadas, perdendo detalhes apenas nas partes mais escuras das áreas de sombra.

  • E.

    provoca perda dos detalhes tanto nas áreas de sombra quanto nas altas-luzes, o que acarreta o achatamento da imagem.

Por vezes, para que a finalização de um arquivo seja efetivamente direcionada ao atendimento da realidade específica de uma empresa gráfica e das necessidades de seus equipamentos, o arquivo que resulta dessa operação não pode ser aproveitado por outras empresas. A maneira mais confiável de realizar a finalização de arquivos direcionados especificamente a um único prestador de serviços gráficos é gerar um arquivo:

  • A.

    PDF com configuração específica para a gráfica, a partir de um arquivo PostScript configurado especificamente para o equipamento de impressão.

  • B.

    PostScript com configuração específica para a gráfica, a partir de um arquivo PDF configurado especificamente para o equipamento de impressão.

  • C.

    em formato nativo do software de origem, desde que com configuração específica para a gráfica e seu equipamento de impressão.

  • D.

    PostScript com configuração específica para a gráfica e seu equipamento de impressão, a partir de um arquivo de impressão regular.

  • E.

    PDF/X-1a pré-configurado segundo as normas ISO, a partir do arquivo nativo do software de origem.

Com o objetivo de manter características adequadas ao uso na reprodução gráfica, a exportação de arquivos dos softwares ilustradores (CorelDraw, Ilustrator, Freehand) para paginadores como o QuarkXPress deve ser feita nos formatos EPS (Encapsuled PostScript), PDF (Protable Document Format) ou mesmo TIF (Tagged Image File Format).

PORQUE

Eventualmente os formatos nativos dos ilustradores, quando utilizados em arquivos finalizados pelos paginadores, podem não manter características de cores, tamanho, qualidade e informações para impressão.

Analisando-se as afirmativas acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

  • A.

    I - S , II - T , III - P , IV - Q

  • B.

    I - S , II - T , III - R , IV - Q

  • C.

    I - S , II - R , III - P , IV - Q

  • D.

    I - P , II - R , III - Q , IV - S

  • E.

    I - P , II - T , III - R , IV - S

Desde o projeto gráfico, um impresso com muitas páginas precisa ser planejado com muito cuidado. O arranjo das páginas para a produção dos fotolitos finais ou para a gravação digital das chapas, de modo que apareçam na ordem correta quando a folha de impressão for dobrada para a confecção dos cadernos, é uma das operações mais importantes nesse tipo de trabalho. Essa operação é o(a)

  • A.

    encarte

  • B.

    defesa

  • C.

    composição

  • D.

    imposição

  • E.

    blocagem

No setor de fotolito convencional, há uma série de equipamentos que podem ser utilizados para a reprodução de imagens. No entanto, nem todos esses equipamentos servem para ampliar ou reduzir imagens, alguns somente reproduzem imagens em escala real. Para ampliar e reduzir uma imagem, podemos empregar APENAS

  • A.

    ampliadores

  • B.

    prensas de contato

  • C.

    máquinas fotográficas

  • D.

    ampliadores e prensas de contato

  • E.

    prensas de contato e máquinas fotográficas

Cada processo de impressão determina um tipo de fechamento de arquivo. Em função das características processuais dos diferentes tipos de impressão, os arquivos para a produção de fotolitos digitais devem ter características próprias com relação às imagens, se positivo ou negativo, e ao seu sentido de leitura na camada fotossensível, se correta (lendo certo, como dizem os gráficos) ou de espelhada (lendo errado, no linguajar das áreas de produção). Para que as imagens sejam corretamente posicionadas na geração dos fotolitos digitais, com base em situações padrões, as características e especificidades da tipografia e da serigrafia são, respectivamente,

  • A.

    imagem positiva com sentido de leitura correto e imagem positiva com sentido de leitura espelhado.

  • B.

    imagem negativa com sentido de leitura correto e imagem negativa com sentido de leitura espelhado.

  • C.

    imagem negativa com sentido de leitura correto e imagem positiva com sentido de leitura correto.

  • D.

    imagem positiva com sentido de leitura espelhado e imagem negativa com sentido de leitura espelhado.

  • E.

    imagem positiva com sentido de leitura espelhado e imagem positiva com sentido de leitura correto.

  • A.

    4 dobras em cruz

  • B.

    3 dobras paralelas e 2 dobras em cruz

  • C.

    2 dobras paralelas e 2 dobras em cruz

  • D.

    2 dobras paralelas e 1 dobra em cruz

  • E.

    1 dobra paralela e 2 dobras em cruz

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