Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida. Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que

  • A. o condutor seja um profissional conhecedor da sinalização local.
  • B. o veículo seja adequado às dimensões das vias trafegadas.
  • C. os pedestres sejam parte integrante da educação para o trânsito.
  • D. a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.
  • E. a sinalização seja, prioritariamente, horizontal, às margens das vias.

Um experiente condutor foi encarregado de realizar a entrega de um carregamento de óleo diesel em um posto situado numa rua de acesso restrito. Antes de realizar o serviço, informaram-lhe que, no trecho do trajeto que antecedia à chegada ao posto, ele iria trafegar por uma via com intersecções em nível, controlada por semáforos e dotada de acesso às vias secundárias e locais. Além disso, ele recebeu a recomendação de, nessa parte do percurso, não ultrapassar a velocidade de 60 km/h, sob pena de cometer infração de trânsito. Diante das informações recebidas, o condutor concluiu acertadamente que

  • A. a entrega não seria viabilizada no prazo combinado devido à velocidade permitida no local.
  • B. a parte especificada do trajeto seria percorrida em uma via arterial.
  • C. o trajeto não fora bem elaborado pelo técnico em logística da empresa.
  • D. o trecho informado não oferecia acesso aos lotes lindeiros.
  • E. o veículo que ele conduzia não seria o mais indicado para aquela entrega.

Trafegando com uma carga de gasolina a ser entregue num posto de serviços do outro lado da cidade, em determinado momento de tráfego intenso, o condutor resolveu estacionar seu veículo em local seguro e adequado para tal. Após algum tempo, constatando a dissipação das filas de veículos acumuladas por um período de sobredemanda do sistema viário, esse condutor resolveu reiniciar sua viagem, apesar de, naquele momento, ainda haver alguma movimentação naquele trecho da via. As decisões tomadas pelo condutor demonstram

  • A. capacidade limitada de decidir quando exposto a situações de estresse.
  • B. falta de preparo para o transporte de carga de gasolina.
  • C. acerto nas medidas tomadas durante um congestionamento e após o seu final.
  • D. erro de avaliação quanto ao momento de reiniciar sua viagem.
  • E. erro de avaliação quanto ao local para estacionar o veículo.

Embora seja um recurso que promove, entre outros benefícios, a segurança do trânsito, a semaforização de sistemas expressos acaba provocando, ao final do percurso, problemas como, por exemplo,

  • A. atrasos na operação de transporte
  • B. redução de ônus no transporte
  • C. estabilização do fluxo de veículos na via
  • D. aumento da velocidade média
  • E. aumento na rotatividade de veículos

Existem fatores resultantes do congestionamento que interferem na qualidade da operação de vias expressas e que têm influência direta sobre seus usuários. Entre esses fatores encontram-se

  • A. redução da velocidade e aumento do consumo de combustível
  • B. redução do consumo de combustível e da segurança no trânsito
  • C. aumento do estresse dos condutores e do ônus operacional de via
  • D. maior ônus com operação da via e consumo de combustível
  • E. maior custo da segurança no trânsito e redução da velocidade

  • A. área de escape
  • B. faixa de aceleração
  • C. zona de acesso
  • D. distância de inserção
  • E. trecho de incursão

As rotatórias, soluções para conflitos de tráfego em interseções viárias, acomodam o fluxo de veículos ao redor de uma ilha central, operam com controle de retenção no ponto de entrada e estabelecem prioridade para os veículos que estão no seu interior. Os indicadores utilizados para avaliação do desempenho desse recurso são

  • A. velocidade e tempo
  • B. fluxo e capacidade
  • C. custo e velocidade
  • D. atraso e capacidade
  • E. tempo e fluxo

Durante um intervalo de tempo T, são contados os veículos que cruzam uma seção transversal ao sentido do movimento dos veículos em uma determinada via. Essa quantidade de veículos é registrada como n(x). De acordo com a analogia hidrodinâmica, a razão entre n(x) e T define a(o)

  • A. velocidade média
  • B. concentração de tráfego
  • C. velocidade instantânea
  • D. tráfego retido
  • E. fluxo de tráfego

O condutor de um veículo de transporte de combustíveis é um profissional que deve exercer sua atividade com foco na direção defensiva. Sendo assim, ele deve dar atenção especial ao desenvolvimento de algumas capacidades. Entre essas capacidades, encontra-se a de que ele deve

  • A. agir em tempo real, não assumindo atitude passiva diante de uma situação de perigo gerada por outro veículo.
  • B. adaptar sua resistência metabólica ao álcool, de modo que, mesmo tomando alguns copos de cerveja, mantenha a lucidez.
  • C. resistir ao sono, em viagem de longo percurso, mesmo que não tenha dormido nas últimas quarenta e oito horas antes da viagem.
  • D. efetuar troca de pneus, sempre que for preciso, sem necessitar recorrer à ajuda de terceiros, evitando atraso na entrega da carga.
  • E. prever as condições meteorológicas do percurso, de forma a planejar a viagem sem risco de contratempo devido às chuvas.

O tanque de transporte de combustíveis do caminhão, conduzido por um experiente e qualificado motorista, estava abastecido com metade de sua capacidade. Para mudar de direção na pista, esse profissional deverá

  • A. ajustar o tacógrafo do veículo, de forma que o momento daquela manobra seja devidamente registrado, para relato posterior.
  • B. manobrar lateralmente, em velocidade compatível com o peso do veículo/equipamento, evitando dançar na pista.
  • C. provocar o aumento da velocidade de seu veículo, de forma que seja reduzido o tempo de duração da manobra.
  • D. levar em conta a velocidade do vento transversal ao sentido de seu movimento, que poderá ser fator auxiliar na estabilização.
  • E. reduzir ao mínimo a velocidade de seu veículo, sem se importar com a velocidade média do fluxo de veículos ao seu redor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...