Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um acidente de trânsito entre dois veículos, como a colisão na traseira, pode ser evitado por um dos condutores envolvidos ou por ambos. No entanto, quando o acidente acontece, isso significa que um dos motoristas ou ambos deixaram de fazer tudo o que poderia ter sido feito para evitá-lo. Nesse contexto, a distância guardada entre um veículo e outro à sua frente, que permite ao motorista do veículo de trás evitar uma colisão, é denominada distância de

  • A.

    frenagem.

  • B.

    parada.

  • C.

    reação.

  • D.

    seguimento.

  • E.

    transição.

Os sistemas supervisórios são confeccionados em forma de telas que correspondem ao processo. A esse respeito, afirma-se que

  • A. o supervisório possibilita a operação de sistemas localmente, inviabilizando a comunicação com equipamentos de campo.
  • B. o script é uma forma de programação em Ladder realizada dentro do sistema supervisório.
  • C. uma forma de resguardar o sistema e o processo de falhas humanas é inserir usuários e grupos com senhas e níveis de acesso.
  • D. um bargraf é a representação de uma variável de processo por meio de uma caixa de texto.
  • E. as telas de registros históricos de tendência substituíram os antigos transmissores de campo.

Um sistema realimentado com um controlador proporcional apresenta um percentual de ultrapassagem e um erro de estado estacionário para uma entrada do tipo degrau. Esse sistema de controle

  • A. será estável independente do valor do ganho do controlador.
  • B. será estável se o ganho do controlador for igual a zero.
  • C. permanecerá estável, e o erro de estado estacionário será reduzido sempre que o ganho do controlador for aumentado.
  • D. pode tornar-se instável, com uma mudança aleatória no ganho do controlador.
  • E. terá o percentual de ultrapassagem reduzido, se o ganho do controlador for aumentado.

Um sistema realimentado com um controlador PID apresenta um percentual de ultrapassagem de 20% e um erro de estado estacionário zero para uma entrada do tipo degrau. Assim, no sistema em malha fechada,

  • A. um aumento do ganho derivativo reduz o percentual de ultrapassagem.
  • B. um aumento do ganho integral aumenta o tempo de subida.
  • C. uma mudança no ganho integral gera um erro de estado estacionário.
  • D. o sistema apresentará erro de estado estacionário, se o ganho proporcional for modificado.
  • E. o erro de estado estacionário será zero mesmo que o ganho integral for zero.

O contrato de afretamento, no qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, cabendo ao afretador a designação do comandante e da tripulação, é denominado afretamento

  • A.

    completo

  • B.

    a casco nu

  • C.

    direto

  • D.

    por viagem

  • E.

    por tempo

  • A. 1 mA e 9 V
  • B. 1 mA e 7,3 V
  • C. 1 A e 7,3 V
  • D. 1 mA e 7 V
  • E. 10 mA e 9 V

  • A. 12 V e 120 Hz.
  • B. 12 V e 60 Hz .
  • C. 6 V e 120 Hz.
  • D. 10,6 V e 120 Hz.
  • E. 10,6 V e 60 Hz.
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