Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a ilustração acima, depreende-se que se trata de impressão em

  • A.

    offset.

  • B.

    cromalim.

  • C.

    prismagem.

  • D.

    tampografia.

  • E.

    hot stamping.

As tintas para impressão gráfica são dispersões coloridas, constituídas de pigmentos dispersos em um fluido chamado veículo ou verniz. Os vernizes devem apresentar características particulares, conforme o processo de impressão, a natureza do suporte e os requisitos do produto. De acordo com a natureza das tintas, relacione as propriedades das tintas com suas particularidades.

A relação correta é

  • A.

    P – I , Q – III , R – V.

  • B.

    P – II , Q – V , R – I.

  • C.

    P – III , Q – IV , R – I.

  • D.

    P – IV , Q – II , R – V.

  • E.

    P – V , Q – I , R – III.

Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.

Ao transformar o arquivo CMYK para o modo bitmap, conclui-se que o profissional

  • A.

    conseguiria fazê-lo diretamente, pois este procedimento é perfeitamente viável no Photoshop.

  • B.

    conseguiria fazê-lo somente se o arquivo bitmap estivesse com a tonalidade cyan, magenta ou amarelo.

  • C.

    conseguiria fazê-lo se, primeiramente, o transformasse para escala de cinzas, para posteriormente transformá-lo em bitmap.

  • D.

    não conseguiria fazê-lo porque o modo CMYK é o único meio possível de se conseguir um fotolito a traço.

  • E.

    não conseguiria fazê-lo diretamente, tendo antes que transformá-lo para o modo RGB.

Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.

Se a imagem estivesse dividida em duas camadas, isto é, os números e os textos em uma camada e todo o restante em outra, ao transformá-lo para o modo bitmap, elas seriam, necessariamente,

  • A.

    sobrepostas com transparências equivalentes às suas escalas máxima e mínima.

  • B.

    desabilitadas automaticamente porque seria gerada uma terceira camada com todas as informações tonais necessárias para o mapa de bits.

  • C.

    separadas em dois arquivos distintos, pois o modo bitmap somente aceita um arquivo de cada vez.

  • D.

    fundidas em uma só, porque o modo bitmap não aceita camadas.

  • E.

    colorizadas com a tonalidade predominante do arquivo, pois o modo bitmap prioriza a cor mais intensa.

As três dimensões da cor que podem ser definidas e medidas são: matiz, que é a cor em si mesma; saturação, que é a pureza relativa de uma cor; e brilho, que é relativo ao claro e escuro. Estabeleça uma relação entre essas dimensões e as descrições à direita.

A relação correta é

  • A.

    I – P , II – Q e III – R.

  • B.

    I – Q , II – R e III – S.

  • C.

    I – Q , II – S e III – P.

  • D.

    I – R , II – Q e III – S.

  • E.

    I – S , II – R e III – Q.

Considere as ilustrações e respectivas informações.

Um projetista de valores está trabalhando separadamente essas duas imagens no Photoshop. O profissional quer fundi-las em um único arquivo. Para isto, ele executa o seguinte procedimento: seleciona totalmente a imagem 1 e a copia; seleciona totalmente a imagem 2 e cola sobre ela a imagem copiada, gerando uma segunda camada. Acompanhando o procedimento do projetista, conclui-se que a imagem

  • A.

    1 terá preferência no ambiente do software e transformará, automaticamente, a imagem 2 em CMYK, ocupando 1/2 da área total da imagem 2.

  • B.

    1 será transformada, automaticamente, em escala de cinzas e ocupará 1/4 da área total da imagem 2.

  • C.

    1 não será transferida para o arquivo que contém a imagem 2 por incompatibilidade dos dois modos de cor.

  • D.

    2 será transformada para CMYK e sua resolução será alterada para 300 pixels/polegada.

  • E.

    2 sofrerá, automaticamente, a influência do efeito colorização, por conta da primazia da cor sobre o cinza e não terá sua resolução alterada.

As áreas visuais do layout em que o olho humano não é estimulado naturalmente, necessitando de um procedimento indicativo do projetista de valores para serem vistas e lidas, são denominadas zonas

  • A.

    mortas.

  • B.

    esquecidas.

  • C.

    de rosto.

  • D.

    de sangria.

  • E.

    de contragrafismo.

Em uma pesquisa sobre a Casa da Moeda do Brasil (CMB), um Gravador de Valores reconheceu que apenas uma das informações que se seguem condiz com a realidade. Trata- se da informação de que a CMB

  • A.

    foi fundada tão logo o Brasil foi descoberto para confeccionar e emprestar dinheiro aos fazendeiros portugueses que aqui se instalaram.

  • B.

    foi fundada em decorrência da fartura de ouro nas minas brasileiras, facilitando a cunhagem de dinheiro no território nacional.

  • C.

    foi criada devido aos conflitos entre as monarquias brasileira e portuguesa, com a finalidade de preparar a independência do Brasil do jugo português.

  • D.

    é decorrente de uma iniciativa de Dom João VI para arrecadar ouro e pedras preciosas e emitir, em troca, bônus do tesouro real, que serviam como meio de troca, iniciando, assim, a produção de dinheiro no Brasil.

  • E.

    é uma empresa pública fundada por Getúlio Vargas para nacionalizar a produção do dinheiro do Brasil, que, na época, era produzido por uma empresa inglesa.

Em relação ao dinheiro brasileiro, qual a moeda que foi antecessora imediata do Real?

  • A.

    Cruzado

  • B.

    Cruzado novo

  • C.

    Cruzeiro

  • D.

    Cruzeiro novo

  • E.

    Cruzeiro real

A respeito da numismática, considere as proposições abaixo.

I - É a ciência das moedas cujo nome tem origem no grego nomisma e do latim numus, que eram palavras utilizadas pelos antigos para designar suas moedas.

II - Remonta ao século XIII, quando o interesse pelo passado foi intensificado pela pesquisa histórica e filológica.

III - Inclui o estudo dos objetos chamados monetiformes, ou seja, que apresentam formas semelhantes às das moedas.

IV - Além das moedas, a numismática também tem por objeto o estudo das medalhas.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...