Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
De acordo com a ilustração acima, depreende-se que se trata de impressão em
offset.
cromalim.
prismagem.
tampografia.
hot stamping.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
As tintas para impressão gráfica são dispersões coloridas, constituídas de pigmentos dispersos em um fluido chamado veículo ou verniz. Os vernizes devem apresentar características particulares, conforme o processo de impressão, a natureza do suporte e os requisitos do produto. De acordo com a natureza das tintas, relacione as propriedades das tintas com suas particularidades.
A relação correta é
P – I , Q – III , R – V.
P – II , Q – V , R – I.
P – III , Q – IV , R – I.
P – IV , Q – II , R – V.
P – V , Q – I , R – III.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.
Ao transformar o arquivo CMYK para o modo bitmap, conclui-se que o profissional
conseguiria fazê-lo diretamente, pois este procedimento é perfeitamente viável no Photoshop.
conseguiria fazê-lo somente se o arquivo bitmap estivesse com a tonalidade cyan, magenta ou amarelo.
conseguiria fazê-lo se, primeiramente, o transformasse para escala de cinzas, para posteriormente transformá-lo em bitmap.
não conseguiria fazê-lo porque o modo CMYK é o único meio possível de se conseguir um fotolito a traço.
não conseguiria fazê-lo diretamente, tendo antes que transformá-lo para o modo RGB.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.
Se a imagem estivesse dividida em duas camadas, isto é, os números e os textos em uma camada e todo o restante em outra, ao transformá-lo para o modo bitmap, elas seriam, necessariamente,
sobrepostas com transparências equivalentes às suas escalas máxima e mínima.
desabilitadas automaticamente porque seria gerada uma terceira camada com todas as informações tonais necessárias para o mapa de bits.
separadas em dois arquivos distintos, pois o modo bitmap somente aceita um arquivo de cada vez.
fundidas em uma só, porque o modo bitmap não aceita camadas.
colorizadas com a tonalidade predominante do arquivo, pois o modo bitmap prioriza a cor mais intensa.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
As três dimensões da cor que podem ser definidas e medidas são: matiz, que é a cor em si mesma; saturação, que é a pureza relativa de uma cor; e brilho, que é relativo ao claro e escuro. Estabeleça uma relação entre essas dimensões e as descrições à direita.
A relação correta é
I – P , II – Q e III – R.
I – Q , II – R e III – S.
I – Q , II – S e III – P.
I – R , II – Q e III – S.
I – S , II – R e III – Q.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Considere as ilustrações e respectivas informações.
Um projetista de valores está trabalhando separadamente essas duas imagens no Photoshop. O profissional quer fundi-las em um único arquivo. Para isto, ele executa o seguinte procedimento: seleciona totalmente a imagem 1 e a copia; seleciona totalmente a imagem 2 e cola sobre ela a imagem copiada, gerando uma segunda camada. Acompanhando o procedimento do projetista, conclui-se que a imagem
1 terá preferência no ambiente do software e transformará, automaticamente, a imagem 2 em CMYK, ocupando 1/2 da área total da imagem 2.
1 será transformada, automaticamente, em escala de cinzas e ocupará 1/4 da área total da imagem 2.
1 não será transferida para o arquivo que contém a imagem 2 por incompatibilidade dos dois modos de cor.
2 será transformada para CMYK e sua resolução será alterada para 300 pixels/polegada.
2 sofrerá, automaticamente, a influência do efeito colorização, por conta da primazia da cor sobre o cinza e não terá sua resolução alterada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Designer - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
As áreas visuais do layout em que o olho humano não é estimulado naturalmente, necessitando de um procedimento indicativo do projetista de valores para serem vistas e lidas, são denominadas zonas
mortas.
esquecidas.
de rosto.
de sangria.
de contragrafismo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Gravador de Valores (Casa da Moeda) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Em uma pesquisa sobre a Casa da Moeda do Brasil (CMB), um Gravador de Valores reconheceu que apenas uma das informações que se seguem condiz com a realidade. Trata- se da informação de que a CMB
foi fundada tão logo o Brasil foi descoberto para confeccionar e emprestar dinheiro aos fazendeiros portugueses que aqui se instalaram.
foi fundada em decorrência da fartura de ouro nas minas brasileiras, facilitando a cunhagem de dinheiro no território nacional.
foi criada devido aos conflitos entre as monarquias brasileira e portuguesa, com a finalidade de preparar a independência do Brasil do jugo português.
é decorrente de uma iniciativa de Dom João VI para arrecadar ouro e pedras preciosas e emitir, em troca, bônus do tesouro real, que serviam como meio de troca, iniciando, assim, a produção de dinheiro no Brasil.
é uma empresa pública fundada por Getúlio Vargas para nacionalizar a produção do dinheiro do Brasil, que, na época, era produzido por uma empresa inglesa.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Gravador de Valores (Casa da Moeda) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Em relação ao dinheiro brasileiro, qual a moeda que foi antecessora imediata do Real?
Cruzado
Cruzado novo
Cruzeiro
Cruzeiro novo
Cruzeiro real
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A respeito da numismática, considere as proposições abaixo.
I - É a ciência das moedas cujo nome tem origem no grego nomisma e do latim numus, que eram palavras utilizadas pelos antigos para designar suas moedas.
II - Remonta ao século XIII, quando o interesse pelo passado foi intensificado pela pesquisa histórica e filológica.
III - Inclui o estudo dos objetos chamados monetiformes, ou seja, que apresentam formas semelhantes às das moedas.
IV - Além das moedas, a numismática também tem por objeto o estudo das medalhas.
Estão corretas as proposições
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
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