Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos à figura acima.

O ventilador apresenta fiação de 2,5 mm2 de área de seção transversal e, conforme a simbologia, está ligado a três fios fase e um neutro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em veículos automotores, a caixa de fusíveis

regula a mistura ar/combustível no sistema de injeção eletrônica dos automóveis modernos, que não têm carburador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da segurança de instalações, julgue os itens que se seguem.

Em situações de tumulto generalizado dentro das instalações de uma edificação pública, a ação de segurança é dividir os envolvidos em grupos, de modo a enfraquecer a turba, para, depois, retirá-los do prédio aos poucos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir são descritas duas situações relativas a procedimentos adotados em um laboratório de análises clínicas ao receber amostras para análises bioquímicas e microbiológicas.

Situação I: < Uma amostra de sangue colhida há 30 minutos foi recebida no laboratório em tubo estéril, sem anticoagulante, com solicitação de hemograma e análise microbiológica por cultura. A amostra foi dividida em duas alíquotas, uma para a análise hematológica, na qual se adicionou heparina, e outra para cultura, que foi semeada em meio sólido de ágar sangue.

Situação II: < Cotonete estéril utilizado durante uma cirurgia para colher material de tumor pleural para bacterioscopia e cultura foi enviado ao laboratório, onde foi aplicado, por meio de alça de platina estéril, em placa de Petri contendo meio de cultura e também em lâmina, que foi rapidamente flambada, coberta com solução de cristal violeta por 1 minuto, enxaguada, em seguida coberta com lugol por 1 minuto, enxaguada novamente, gotejada com solução de álcool-acetona por 4 segundos, enxaguada pela terceira vez, coberta por fucsina básica por 1 minuto, enxaguada uma última vez e, após esse procedimento, examinada ao microscópio óptico.

Com relação a essas situações, julgue os itens subseqüentes.

Na situação I, a adição de heparina remove coágulos que tenham sido formados durante os 30 minutos transcorridos entre a coleta e a análise da amostra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, relacionada à traumatologia e tanatologia, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um cadáver de mulher adulta normal foi encontrado com sangramento genital. O exame evidenciou ferida contusa no fundo do saco vaginal. Nessa situação, existe indício de ato sexual violento, uma vez que, provavelmente, não houve o necessário relaxamento e lubrificação fisiológica para a conjunção carnal normalmente consentida ou o objeto introduzido era inadequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue os itens que se seguem.

Na execução de uma revista pessoal, é recomendável que o suspeito esteja de frente para a pessoa que estiver realizando o procedimento, visando imprimir maior segurança ao ato e manter sob intensa vigilância a pessoa abordada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a situação de um satélite geoestacionário do tipo rotativo (spinner), em que o mecanismo de antirrotação da antena (despun) tenha parado funcionar. Nesse caso, é correto afirmar que

a atitude do satélite não estava sendo controlada corretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O GPS foi desenvolvido e mantido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas norte-americanas. Em razão da alta acurácia desse instrumento, surgiram diversos usuários civis, em diversas áreas de aplicação, destacando-se a sua utilização no georreferenciamento de imóveis. Acerca da tecnologia GPS, julgue os itens seguintes.

A finalidade do GPS é fornecer o posicionamento de um receptor em qualquer ponto da Terra.

  • C. Certo
  • E. Errado

O controle dos materiais constituintes do concreto deve ser feito antes da mistura para garantir que o resultado final atenda ao exigido no projeto. Além de seguros, os ensaios realizados para esse controle devem ser capazes de fornecer respostas rápidas.

Com relação a esses ensaios, julgue os próximos itens.

O aparelho de Vicat, que mede a penetração de uma agulha na pasta de cimento, é a base para a determinação da pega do cimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às propriedades do detergente usado na lavagem de utensílios, julgue os itens a seguir.

É indicado o uso de detergente do tipo biodegradável ou orgânico na limpeza de utensílios.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...