Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Em um circuito elétrico há tensão, corrente e resistência elétrica; muitas vezes temos a necessidade de medi-las. De acordo com o Sistema Internacional (SI) de medidas, as unidades das grandezas elétricas denominadas Tensão Elétrica, Corrente Elétrica e Resistência Elétrica, são representadas, respectivamente, pelos seguintes símbolos:

  • A. A, , V
  • B. I, U,
  • C. U, , A
  • D. V, A,
  • E. E, I,

A força exercida nos extremos de um circuito elétrico para movimentar, de forma ordenada, os elétrons livres, por meio de um condutor de eletricidade, é denominada

  • A. força elétrica.
  • B. potência elétrica.
  • C. corrente elétrica.
  • D. resistência elétrica.
  • E. tensão elétrica.

De um determinado motor elétrico de indução, retirou-se um componente com defeito. No invólucro deste componente continha a seguinte informação, como mostra a figura 2:

Das alternativas abaixo, indique a correta.

  • A.

    Este componente é um regulador de tensão.

  • B.

    Trata-se de um capacitor de partida utilizado em motores monofásicos.

  • C.

    A tensão trifásica de trabalho do motor é igual a 380V.

  • D.

    A temperatura do motor não pode ultrapassar 85ºC.

  • E.

    A tensão de trabalho do componente pode variar ± 10%.

Nas instalações elétricas de baixa tensão, o correto dimensionamento dos condutores é essencial para o bom funcionamento e segurança do circuito elétrico. De acordo com a norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão vigente em nosso país, a bitola mínima de um condutor de cobre para alimentação de circuitos de força em instalações fixas em geral, será de

  • A. 1,0 mm2
  • B. 4,0 mm2
  • C. 1,5 mm2
  • D. 2,5 mm2
  • E. 0,75 mm2

O condutor "Terra" (Condutor de proteção "PE" de acordo com a norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão), deve ser

  • A.

    na cor Azul e Amarela.

  • B.

    sempre instalado principalmente em equipamentos que possam ter fuga de corrente.

  • C.

    ligado somente em equipamentos especiais.

  • D.

    ligado somente quando for possível a fixação de uma haste terra no local.

  • E.

    instalado somente quando não houver o neutro na instalação.

A partida trifásica de um motor de alto torque pode ser feita através da aceleração rotórica, utilizando um banco de resistores trifásicos, como mostra o esquema elétrico (figura 4) abaixo.

 

Os resistores deste banco devem ser

  • A. filme carbono para alta corrente.
  • B. filme metálico para média potência.
  • C. fio metálico.
  • D. submersos em óleo isolante.
  • E. de tolerância não superior a 5%.

É comum encontrarmos na indústria transformadores de alta tensão e grande potência; em muitos desses transformadores constatamos que as bobinas são submersas em um tipo de óleo que deve ser periodicamente analisado. A finalidade deste óleo, nestes transformadores, é

  • A.

    aquecer o transformador.

  • B.

    diminuir as perdas do transformador.

  • C.

    retirar a umidade do transformador.

  • D.

    compensar a vibração do transformador.

  • E.

    fazer isolamento elétrico entre as bobinas do transformador.

De acordo com o circuito elétrico (figura 5) de um motor de corrente contínua, pode-se afirmar que

  • A.

    aumentando a corrente na bobina Shunt, aumenta-se o torque e a corrente de armadura.

  • B.

    a finalidade da bobina Série é impedir que o motor tenha alta corrente de partida.

  • C.

    diminuindo a corrente na bobina Shunt, a velocidade aumenta.

  • D.

    este circuito não pode ser utilizado para ligação de motor CC.

  • E.

    trata-se de um motor CC ligado em série com excitação independente.

Dada a definição abaixo:

"São detectores térmicos do tipo bimetálico com contatos de prata normalmente fechados, que se abrem quando ocorre determinada variação de temperatura. Podem ser destinados para sistemas de alarme, desligamento ou ambos de motores elétricos".

De acordo com a descrição acima, assinale a alternativa que se refere ao componente utilizado na proteção dos enrolamentos dos motores elétricos.

  • A. Termostato
  • B. PTC
  • C. NTC
  • D. PT100
  • E. Relé Bimetálico

Se o motor girar na velocidade síncrona do campo girante, seu conjugado será igual a

  • A. 250%
  • B. 200%
  • C. 100%
  • D. 150%
  • E. 0
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