Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Quanto às noções de higiene pessoal, existem alguns procedimentos para a higiene do corpo que devem sempre fazer parte do cotidiano, EXCETO:

  • A.

    lavar sempre aos mãos com sabão, após ter evacuado e antes de comer.

  • B.

    tomar banho todos os dias, principalmente depois de trabalhar ou ter praticado esportes e suado.

  • C.

    não andar descalço.

  • D.

    escovar os dentes uma vez ao dia.

  • E.

    prender os cabelos, durante o preparo dos alimentos.

Quanto a noções de higiene doméstica, certos procedimentos devem ser evitados, para que haja um ambiente saudável aos indivíduos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde a um procedimento inadequado.

  • A.

    Se os animais e crianças evacuarem perto da casa, deixar os detritos no local, para adubarem o solo.

  • B.

    Não cuspir nem escarrar no chão.

  • C.

    Tirar o pó dos ambientes todos os dias, e varrer o chão.

  • D.

    Não permitir que cães e gatos subam nas mesas e camas.

  • E.

    Colocar lençóis, cobertores, travesseiros e colchões ao sol, periodicamente.

Dentre os fatores abaixo relacionados, assinale o que não influencia diretamente na higiene da comunidade e na saúde da população.

  • A.

    Pureza da água e do ar.

  • B.

    Transmissão dos meios de comunicação.

  • C.

    Destino dado aos esgotos e lixo doméstico.

  • D.

    Qualidade dos alimentos consumidos pelos indivíduos.

  • E.

    Condições de trabalho e habitação.

A higiene pessoal e ambiental estão determinados por um elemento importantíssimo para as comunidades: a água. A transmissão de doenças infecciosas é conseqüência das más condições de abastecimento de água potável. O tratamento da água abrange três etapas principais, que são:

  • A.

    degustação, infiltração e coloração.

  • B.

    definição, infiltração e cloração.

  • C.

    decantação, filtração e cloração.

  • D.

    impermeabilização, infiltração e clorificação.

  • E.

    decantação, particularização e filtração.

Um procedimento que não condiz com um bom atendimento ao público é:

  • A.

    ser prestativo.

  • B.

    disponibilizar o mínimo de informações requisitadas.

  • C.

    ter ética ao fazer comentários.

  • D.

    ter certeza das informações

  • E.

    ter respeito pela necessidade de informação do requisitante.

O atendimento ao público está diretamente relacionado à comunicação entre as pessoas. Qual das características abaixo leva a uma boa comunicação?

  • A.

    Vocabulário inadequado.

  • B.

    Má estruturação das sentenças.

  • C.

    Falta de entusiamo

  • D.

    Linguagem ambígua e gíria.

  • E.

    Coerência e omissão de opiniões subjetivas.

Existem certas habilidades, chamadas "interpessoais", que conduzem à qualidade no atendimento ao público. São elas:

1) habilidade de comunicar idéias de forma clara e precisa em situações individuais e de grupo.

2) capacidade de criar uma boa primeira impressão e obter atenção, reconhecimento pessoal e respeito.

3) habilidade de ouvir e compreender o que os outros têm a dizer.

4) habilidade de percepção e falta de consciência de necessidades, sentimentos e reações dos outros.

5) capacidade de influenciar os outros, impor e fazer com que aceitem suas idéias e obedeçam a sua orientação.

 Estão corretas, apenas:

  • A. 1, 2, 3 e 4.
  • B. 1, 2 e 5.
  • C. 3, 4 e 5.
  • D. 1, 2 e 3.
  • E. 2, 3 e 4.

Em situações de relacionamento humano, as divergências interpessoais passam geralmente por algumas etapas. Qual dessas etapas deve ser evitada dentro do ambiente de trabalho?

  • A.

    Antecipação: com os primeiros sintomas de divergências.

  • B.

    Conscientização: há uma sensação de dificuldades, porém não são expressas.

  • C.

    Discussão: são declarados os pontos de vista individuais.

  • D.

    Conflito aberto: posições definidas tendentes à radicalização.

  • E.

    Disputa aberta: as discussões são tendentes a antagonismos.

Existem indivíduos que demonstram atitudes que podem ajudar ou prejudicar o desenvolvimento de um trabalho em grupo. Assinale aquele que com suas atitudes pode prejudicar um trabalho em grupo.

  • A.

    O conciliador: busca um denominador comum. Quando em conflito, aceita rever sua posição e acompanhar o grupo para não chegar a impasses.

  • B.

    O mediador: resolve as divergências entre outros membros, alivia as tensões nos momentos difíceis através de brincadeiras oportunas.

  • C.

    O animador: demonstra afeto e solidariedade aos outros membros do grupo, bem como compreensão e aceitação de outros pontos de vista e idéias, elogiando as contribuições.

  • D.

    Ouvinte interessado: acompanha atentamente a atividade do grupo e aceita as idéias dos outros, servindo de auditório e apoio nas discussões e decisões do grupo.

  • E.

    O reivindicador: manifesta-se como porta-voz de outros, de sub-grupos ou classes, revelando seus verdadeiros interesses pessoais, preconceitos e dificuldades.

Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". De acordo com a NR-06 (Norma Regulamentadora), da Portaria nº 3214/78, do Ministério do Trabalho, esse é o conceito de:

  • A.

    Medida de Proteção Coletiva.

  • B.

    Equipamento de Proteção Coletiva.

  • C.

    Equipamento de Proteção Individual.

  • D.

    Medida de Proteção contra quedas.

  • E.

    Equipamento de combate ao fogo.

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