Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS)

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Um ruído de raspagem percebido durante a frenagem em uma das rodas dianteiras de um veículo com freio a disco pode ser causado por

  • A.

    pistões da pinça emperrados.

  • B.

    pedal de freio baixo.

  • C.

    mangueira do freio vazando.

  • D.

    pastilha de freio com desgaste excessivo.

  • E.

    nível do fluido acima do especificado.

Uma semana após a instalação de rolamentos novos nas rodas traseiras de um veículo com tração dianteira foi percebido um ruído em uma dessas rodas traseiras. Foi observado que o lubrificante dos novos rolamentos sofreu superaquecimento em conseqüência o rolamento apresentou rugosidade na parte interna. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que melhor descreve a causa do problema.

  • A.

    Ajuste do rolamento muito frouxo.

  • B.

    Utilização do rolamento fora das especificações.

  • C.

    Aperto excessivo no ajuste do rolamento.

  • D.

    Água no fluido do freio.

  • E.

    Desgaste prematuro das lonas de freio.

Um veículo apresenta vibração entre as velocidades de 95 e 110 Km/h. O condutor do veículo sente a vibração através do volante. Portanto, deve-se providenciar:

  • A.

    Substituição dos amortecedores.

  • B.

    Substituição do volante do veículo.

  • C.

    Alinhamento e balanceamento das rodas do veículo.

  • D.

    Substituição das molas do amortecedor.

  • E.

    Substituição do painel do veículo.

Ao acionar a chave de partida de um veículo percebe-se que o motor de arranque girou sem transmitir movimento ao motor. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que melhor descreve a causa desse fato.

  • A.

    Curto na bobina de campo.

  • B.

    Bateria descarregada.

  • C.

    Bendix do motor de partida com defeito.

  • D.

    Escovas travadas.

  • E.

    Chave de ignição com defeito.

Após o motor entrar em funcionamento qual deve ser o comportamento esperado das luzes do painel que indicam pressão de óleo e advertência da carga da bateria?

  • A.

    a luz do óleo deverá permanecer acesa e a luz de advertência da carga da bateria apagada.

  • B.

    Ambas deverão acender ao ligar a chave de partida e apagar após o funcionamento do motor.

  • C.

    A luz de advertência da bateria deverá permanecer acesa e a de óleo apagada.

  • D.

    Ambas deverão permanecer apagadas ao ligar a chave de partida e acender após o funcionamento do motor.

  • E.

    Deverão permanecer acesas na troca de marchas.

Qual(is) a(s) função(ões) do sistema de lubrificação no motor?

  • A.

    Somente lubrificação.

  • B.

    Lubrificação e arrefecimento.

  • C.

    Evitar que o motor ferva.

  • D.

    Evitar a cavitação do motor

  • E.

    Evitar a formação de bolhas.

Conhecendo as denominações e siglas dos pneus, qual é o significado da nomenclatura, 175/70r14 encontrada no pneu?

  • A.

    o pneu possui a largura de 175 milímetros, a altura de sua lateral é de 70% dessa medida, pneu radial e para roda de 14 polegadas de diâmetro.

  • B.

    o pneu possui a largura 17,5 polegada, a altura de pneu 70 cm, pneu radial e para roda de 14 milímetro de diâmetro.

  • C.

    pneu com capacidade de carga com 175 Kg/cm2, 70 libras de calibragem do pneu, pneu rodoviário e lote de fabricação.

  • D.

    pneu de 175 libras, 70 kg de carga e 14 rotações por minuto.

  • E.

    o pneu possui 1,75 metros de diâmetro, 70 cm de largura , pneu radial e para roda de 14 polegadas de diâmetro.

Para se obter combustão em um motor são necessários:

  • A.

    Oxigênio, combustível e ar.

  • B.

    Combustível monóxido de carbono e oxigênio.

  • C.

    Ar, gás carbônico e combustível.

  • D.

    Oxigênio, combustível e ignição.

  • E.

    Hidrogênio, calor e monóxido de carbono.

Em um motor a diesel o componente responsável pelo arrefecimento do ar que passa pelo coletor de admissão para que o mesmo tenha maior rendimento é

  • A.

    a turbina.

  • B.

    a bomba de água.

  • C.

    o coletor de admissão.

  • D.

    a válvula termostática.

  • E.

    o inter-cooler.

A finalidade da sangria do sistema de freio durante o reparo é

  • A.

    aumentar a pressão do pedal de freio.

  • B.

    evitar que as lonas se atritem no tambor freio.

  • C.

    melhorar a lubrificação.

  • D.

    eliminar bolhas de ar do sistema.

  • E.

    reduzir movimento brusco do veículo.

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