Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Utilizado para transmitir potência entre eixos, na maioria dos casos com ângulo de 90° entre os eixos, quando se necessita de uma grande redução de velocidade e aumento de momento torsor. Pode ter uma ou mais entradas, sendo que o avanço é a distância axial com que ele se desloca a cada volta completa. Trata-se do elemento de máquinas:

  • A. Engrenagem de Dentes Retos.
  • B. Chaveta Meia-cana.
  • C. Rolamento de Rolos Cônicos.
  • D. Mancal Lubrificado.
  • E. Parafuso Sem-fim.

Considere o desenho abaixo.


O desenho representa duas peças unidas por um parafuso do tipo:

  • A. sextavado interno ou allen.
  • B. cabeça sextavada.
  • C. prisioneiro.
  • D. auto atarraxante.
  • E. auto frenante.

O acoplamento adequado para uma laminadora acionada por um motor de combustão interna com 15 CV e 1432 rpm, que opera 16 horas por dia, deve suportar o torque mínimo de

Dados: Fc = 3,6

  • A. 20 kgfm
  • B. 27 kgfm
  • C. 30 kgfm
  • D. 36 kgfm
  • E. 42 kgfm

As duas polias do esquema abaixo estão ligadas por correias de Diâmetros d1 e d2 (assumir escorregamento desprezível).

Sabendo que a primeira polia (1) possui frequência de 80 rpm, a frequência da polia (2) e a velocidade linear da correia serão, respectivamente, iguais a

  • A. 45 rpm e 31,42 m/min
  • B. 40 rpm e 31,42 m/min
  • C. 40 rpm e 62,83 m/min
  • D. 60 rpm e 62,83 m/min
  • E. 45 rpm e 62,83 m/min

Um motor de 4 polos, frequência de 60 Hz e rotação de 1.200 rpm precisa acionar uma carga com conjugado de 10 N.m utilizando acoplamento por polia com correia em V (escorregamento 98%). A potência mínima desse motor deve ser

Dado: Rotação Nominal do Motor (Nn) = 1.800 rpm

  • A. 0,86 CV
  • B. 1.281 CV
  • C. 1,74 CV
  • D. 236 CV
  • E. 1,0 CV

Em um motor de combustão interna do ciclo Otto, os dispositivos que permitem ou bloqueiam a entrada ou saída de gases ou combustível dos cilindros recebem o nome de

  • A. pistões.
  • B. casquilhos.
  • C. velas de Ignição.
  • D. bielas.
  • E. válvulas.

Considere a figura abaixo.

De acordo com as normas ABNT/DIN/IEC, o símbolo acima quando utilizado em um esquema elétrico, representa

  • A. disjuntor.
  • B. motor de corrente contínua.
  • C. bobina eletromagnética.
  • D. fusível.
  • E. gerador.

Considere a figura abaixo.

Considerando a perspectiva Isométrica acima, e assumindo os furos e rasgos retangulares como passantes, a vista de planta (como indicado pela seta) desta peça será representada pela figura:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Quando existe a necessidade de fazer a pilotagem (mudança de posição) de uma válvula hidráulica ou pneumática à distância, utiliza-se comumente um dispositivo composto de uma bobina eletromagnética que, quando energizada, gera um campo magnético que atrai elementos ferrosos, comportando-se como imã permanente.

Esta bobina é enrolada no magneto fixo e este conjunto é fixado à carcaça da válvula, seja ela hidráulica ou pneumática (eletroválvula). O magneto móvel é fixado diretamente na extremidade de seu carretel. No momento em que a corrente elétrica percorre a bobina, é gerado um campo magnético que atrai os magnetos e empurra o carretel da válvula na direção oposta à do solenoide que foi energizado, mudando a posição do carretel no interior da válvula e provocando a sua abertura ou fechamento.

Este dispositivo recebe o nome de

  • A. pressostato.
  • B. relé com retardo.
  • C. válvula de esfera.
  • D. válvula solenoide.
  • E. sensor de proximidade.

Considere a figura abaixo.

O acionamento do atuador pneumático simples é feito através de uma válvula de

  • A. 3/2 vias com botão de acionamento, normalmente fechada.
  • B. 2/2 vias com botão de acionamento, normalmente aberta.
  • C. 3/2 vias com acionamento por pedal, normalmente aberta.
  • D. 3/2 vias com botão de emergência, normalmente aberta.
  • E. 2/2 vias com acionamento por pedal, normalmente fechada.
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