Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Com relação ao princípio da justificativa da radioproteção, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Onde houver atividade com exposição à radiação ionizante, deve-se justificá-la, levando-se em conta os benefícios advindos.
  • B. Do ponto de vista médico, esse princípio aplica-se de modo que todo exame radiológico deve ser justificado individualmente.
  • C. Do ponto de vista médico, esse princípio aplica-se de modo que todo exame radiológico deve ser justificado coletivamente, uma vez que a responsabilidade do médico é sobre todos os indivíduos.
  • D. É proibida a exposição que não possa ser justificada, incluindo a exposição às radiações ionizantes com o objetivo único de demonstração, treinamento ou outros fins que contrariem o princípio da justificativa.

"Refere-se a uma vidraria muito comum em laboratórios; é utilizada em titulações para medidas precisas de líquidos e ideal para análises volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.” Trata-se da seguinte vidraria:

  • A. Bureta.
  • B. Proveta.
  • C. Erlenmeyer.
  • D. Pipeta Pasteur.

Com relação ao princípio otimização da radioproteção, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Toda exposição deve manter o nível mais baixo possível de radiação ionizante.
  • B. Alcançar o nível de exposição menor possível, sem considerar as medidas de proteção.
  • C. Deve-se planejar rigorosamente as atividades com radiação ionizante, analisando-se em detalhe o que se pretende fazer e como será feito.
  • D. A proteção radiológica é otimizada quando as exposições empregam a menor dose possível de radiação, sem que haja perda na qualidade da imagem.

Analise a figura a seguir.

É correto afirmar que a vidraria é utilizada:

  • A. Em reações com desprendimento de gases.
  • B. Em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.
  • C. Para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.
  • D. Para fazer reações em pequena escala, químicas e microbiológicas.

O objetivo do Programa de Controle de Qualidade (PCQ), em um centro de tratamento radioterápico, é que o desempenho de todas as máquinas, dispositivos e processos não se afastem de seus valores de referência mais que as respectivas tolerâncias. Para tanto, o Controle de Qualidade (CQ) de um acelerador linear deverá considerar:

I. Os principais equipamentos, componentes de um acelerador linear, geralmente são agrupados em cinco classes: sistema de injeção; sistema de radiofrequência; sistema auxiliar; sistema de transporte do feixe; e, sistema de colimação e de monitoração do feixe.

II. Os aceleradores, sendo máquinas que produzem os feixes de radiação eletronicamente, podem ter seu desempenho alterado inesperadamente e, para tanto, o CQ e a manutenção preventiva devem ser rotineiros.

III. Não existem testes diários do acelerador linear, mensais e anuais, daí a justificativa de sua eficácia.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Em engenharia genética as principais ferramentas que possibilitam a manipulação in vitro de moléculas de DNA ou RNA são as enzimas modificadoras de DNA. Elas podem ser agrupadas em cinco classes, e cada uma exerce uma função. Portanto, como é conhecida a enzima que modifica a conformação do DNA circular pela indução ou remoção de superenrolamento?

  • A. Ligases.
  • B. Nucleases.
  • C. Modificadoras.
  • D. Topoisomerases.

Sobre radioatividade, assinale a afirmativa correta.

  • A. Danos mais profundos produzidos no DNA de uma célula não podem ser reparados.
  • B. O dano biológico produzido em uma pessoa não se transmite aos seus descendentes.
  • C. Um tecido atingido por uma dose de radiação única e de baixo valor não recupera a sua integridade.
  • D. Uma pessoa contaminada internamente com radionuclídeo pode ser manuseada como um paciente comum.

São encontrados na literatura muitos registros de acidentes envolvendo resíduos perfurocortantes com sangue e demais fluidos orgânicos, envolvendo tanto o pessoal da atenção à saúde quanto o da limpeza e coleta dos resíduos. Para diminuir o risco de transmissão de doenças por contato com o sangue e fluidos orgânicos são necessários os seguintes cuidados, EXCETO:

  • A. Seguir as orientações do PGRSS do estabelecimento.
  • B. Reencapar, entortar, quebrar ou retirar, manualmente, as agulhas das seringas.
  • C. Colocar os recipientes coletores para o descarte de material perfurocortante próximo ao local onde é realizado o procedimento.
  • D. Descartar todo resíduo perfurocortante e abrasivo, inclusive os que não foram usados, em recipiente exclusivo, resistente à perfuração e com tampa.

Quanto aos tipos de radiação ionizante, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Existem dois tipos de radiação corpusculares: partículas gama e partículas beta.
  • B. A ultrassonografia e as imagens produzidas por Ressonância Magnética (RM) não são ionizantes.
  • C. As radiações ionizantes podem ser classificadas em duas categorias: radiação corpuscular e radiação eletromagnética.
  • D. As diferenças entre os vários tipos de radiação são analisadas através de cinco características físicas: massa; energia; velocidade; carga; e, origem.

Sobre a reação em cadeia de polimerase, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a aplicação da técnica, são necessários somente dois segmentos de ácidos nucleicos: a dupla fita de DNA que serve de molde e a construção de dois oligonucleotídeos específicos, desenhados de modo a flanquear a sequência a ser amplificada.

II. A primeira etapa do PCR é a desnaturação do DNA em temperaturas de 80-85°C, e há o rompimento das pontes de hidrogênio que unem as duas fitas.

III. A terceira etapa do PCR ocorre em temperatura de 72-75°C, onde há a extensão da sequência a ser amplificada pela ação da DNA polimerase.

IV. Durante cada ciclo da técnica de PCR, as fitas complementares de DNA são copiadas pela extensão dos primers que se anelam em posições opostas.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
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