Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

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Em relação à comunicação, assinale o INCORRETO.

  • A. O processo de comunicação humana exige quatro elementos básicos: emissor/transmissor; mensagem; receptor e canal/meio/veículo.
  • B. A palavra comunicar vem do Latim communicare e significa “pôr em comum”.
  • C. Não há comunicação se não houver compreensão.
  • D. Como a Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) divulgou este concurso através do site www.cegas.com.br, no contexto acima, Cegás é o conteúdo.

Para a elaboração de um orçamento comercial, existem parâmetros básicos. Assinale a alternativa que NÃO contém um desses parâmetros.

  • A. Composição dos custos do produto.
  • B. Descriminação detalhada do produto, ou a ficha técnica.
  • C. Cláusulas sobre os direitos e deveres entre as partes envolvidas.
  • D. Datas e prazos importantes.

Em relação à área comercial, assinale o INCORRETO.

  • A. A diferença entre marketing e vendas está no seguinte: se você começa com os clientes, consumidores, ou grupos que deseja atender bem – isso é marketing. Se você começa com um conjunto de produtos que tem e deseja empurrar para qualquer mercado que possa encontrar, isso é venda.
  • B. Em economia, negócio é referido como um comércio ou empresa, que é administrado por pessoa(s), para captar recursos financeiros para gerar bens e serviços e, por conseqüência, proporciona a circulação de capital giro entre os diversos setores.
  • C. No Direito brasileiro, o comércio é a interposição habitual na troca, visando obter lucro. Assim, são três os elementos que separam o ato de comércio dos demais atos jurídicos: a mediação (no sentido de que o comerciante não é o consumidor ou produtor), o fim lucrativo (a atividade não pode ser gratuita) e a habitualidade.
  • D. Produto, definido na indústria, é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade.

As técnicas de venda incluem técnicas para permitir sucesso na colocação de um produto no mercado. No caso de gás natural, não é diferente. Assinale a alternativa que contém a melhor seqüência das técnicas de venda usuais.

  • A. Abordagem – Introdução – Fechamento e Demonstração.
  • B. Introdução – Abordagem – Demonstração e Fechamento.
  • C. Introdução – Demonstração – Fechamento e Demonstração.
  • D. Abordagem – Introdução – Demonstração e Fechamento.

Sobre as táticas de negociação, são feitas as seguintes afirmações que você deve classificar como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O primeiro passo no planejamento de cada negociação é determinar os objetivos. O que se quer obter? Somente quando se conseguir responder a esta pergunta, pode-se determinar, de forma eficiente, os passos seguintes da sua negociação.

( ) A escolha do local da reunião deve levar em conta as infra-estruturas, o conforto e a neutralidade do local. A vantagem do terreno neutro é que nenhuma das partes joga em casa. Significa, também, que os dois lados têm que ter os seus especialistas e materiais no local, o que pode exigir alguns esforços ao nível da organização.

( ) Os objetivos podem ser divididos nas seguintes categorias: objetivos ideais, objetivos realistas e objetivos mínimos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A. F, F, F
  • B. F, V, F
  • C. V, F, V
  • D. V, V, V

Na negociação com o cliente, certas práticas devem ser utilizadas e outras não. Considere a seguinte listas de práticas.

I. Se não conseguir, mesmo, viver com um compromisso proposto, não hesite em recusá-lo.

II. Comece a falar se não tiver algo de relevante para dizer, pois você não pode demonstrar que está sem assunto.

III. Responda imediatamente com 'sim' ou 'não' às perguntas, assim você estará demonstrando que tem raciocínio rápido.

IV. Seja flexível, de forma a adaptar-se à situação e às reações do seu adversário. Lembre-se de que a flexibilidade não é sinal de insegurança ou fraqueza, mas de estar alerta e compreender a questão,

V. Faça demasiadas concessões no início das negociações.

VI. Escute com atenção e nunca ridicularize o adversário.

São práticas que devem ser utilizadas, as dos itens

  • A. II, III e V, apenas.
  • B. I, III, IV e VI, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, IV e VI, apenas.

Sobre Estratégias de Vendas, assinale o INCORRETO.

  • A. É através do plano de vendas que planejamos, direcionamos e controlamos as atividades de vendas de uma organização, para organizar de forma pró-ativa seus esforços de venda a atingir suas metas propostas.
  • B. Os gerentes de marketing e vendas devem ter consciência das recomendações que o mercado exige, tais como: identificar as incertezas (econômicas, sociais, demográficas, políticas); determinar os fatores que podem ocorrer para mudar a demanda do setor; trabalhar sempre com pressuposições (pessimista/otimista/ realista); analisar como a estrutura da empresa será impactada por cada pressuposição (observando sempre o mercado); prever os resultados de cada ambiente.
  • C. Os representantes e vendedores devem estudar os clientes para conhecer melhor suas necessidades, customizar a oferta, fazendo constantes alterações em seu merchandising, e, acima de tudo, empregar os argumentos adequados à efetivação da venda.
  • D. A primeira qualidade que o produto deve ter é a qualidade produtiva dos seus fabricantes; e a segunda, superar as expectativas dos clientes.

Os EVTEs são constituídos pela coleta de informações para cada projeto, caracterização do ambiente de negócios (mercado, competidores, parceiros etc.), projeção de receitas e despesas, cálculo dos indicadores de valoração, elaboração do documento EVTE e projeção de fluxo de caixa descontado. O projeto pode ser desenvolvido em três fases que serão descritas de forma aleatória:

I. Uma fase consiste em atribuir, aos participantes do projeto, características empreendedoras bem como o conhecimento e entendimento das funções da tecnologia.

II. Outra fase está ligada a prospecção de dados iniciais, caracterização da tecnologia e análise de mercado.

III. A outra fase aborda os estudos de viabilidade técnica e econômica, como análise do produto, estudos econômicofinanceiros, considerações de mercado e análise de riscos. Essas três fases acima apresentadas estão na seqüência correta.

Assinale a alternativa que contém os nomes das fases I, II e III, respectivamente.

  • A. Treinamento – Relatório de Diligencia – Plano de Negócios.
  • B. Plano de Negócios – Treinamento – Relatório de Diligencia.
  • C. Treinamento – Plano de Negócios – Relatório de Diligencia.
  • D. Relatório de Diligencia – Treinamento – Plano de Negócios.

Para lançamento do gás natural, grandes estratégias de marketing foram utilizadas. Nas alternativas que se seguem, há quatro exemplos de estratégias de marketing, sendo que um deles NÃO É específico do gás natural. Assinale essa alternativa.

  • A. Marketing Ambiental – Combustível Ecológico.
  • B. Marketing Econômico – Combustível Veicular mais barato.
  • C. Marketing de Armazenagem – Grandes volumes de gás em recipientes de baixa pressão.
  • D. Marketing de Processo – Combustível que apresenta maior facilidade operacional.

Existem vários tipos de ações de manutenção de equipamentos na área do gás natural. Sobre o tema, são feitas as seguintes afirmações:

I. Manutenção Corretiva é a manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento.

II. Manutenção Corretiva Planejada ocorre quando percebemos que o equipamento não está trabalhando como deveria. Ela é mais barata, rápida e mais segura que a manutenção corretiva não planejada.

III. Manutenção Preventiva é a manutenção realizada para restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina.

Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.

  • A. Apenas a I é verdadeira.
  • B. Apenas a II é verdadeira.
  • C. A I e a III são verdadeiras.
  • D. A II e a III são verdadeiras.
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