Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Um dos efeitos utilizados no trabalho com o áudio é o chamado reverb, que se refere à/ao

  • A. reprodução do prolongamento natural do som, fruto das diversas reflexões sonoras originadas pelas superfícies existentes em um ambiente.
  • B. efeito de deixar passar um determinado sinal somente quando detectar um som suficientemente forte à entrada.
  • C. saturação de um determinado sinal de maneira a distorcer a forma de onda.
  • D. efeito de provocar uma alteração artificial da altura do som.
  • E. geração de harmônicos adicionais, de forma a criar um som mais brilhante.

Entre as técnicas de captação stereo está a MS, que consiste em

  • A. colocar dois microfones bidirecionais, com um ângulo de 90o e com as cápsulas colocadas uma em cima da outra.
  • B. usar dois microfones direcionais colocados com um ângulo de 90 o entre eles, com uma distância mínima entre duas cápsulas.
  • C. apontar um microfone cardioide para a fonte sonora, enquanto que um microfone figure-of-eight fica perpendicular à fonte sonora, com a frente da cápsula virada para a esquerda.
  • D. utilizar dois microfones omnidirecionais separados por determinada distância, correspondendo cada um deles ao canal stereo respectivo.
  • E. utilizar dois microfones cardioides, separados cerca de 17 cm e orientados com um ângulo de 110

Um dos métodos empregados na junção de dois fragmentos de áudio consiste na utilização da redução do volume de um fragmento e o aumento do volume do fragmento seguinte. Trata-se da utilização de

  • A. doubletracking.
  • B. zero-crossing points.
  • C. crossfades.
  • D. eco.
  • E. filtro passa-baixo.

Sobre os formatos de gravação digital, assinale a alternativa correta.

  • A. Os dados armazenados no formato CD-DA (Compact Disc – Digital Audio) usam arquivos de áudio comprimidos que permitem o armazenamento de 70 a 80 minutos de som em um CD.
  • B. Uma das características do Super Audio Compact Disc (SACD) é o fato de não ter proteções contra a pirataria.
  • C. Como o MiniDisc tem um quinto da capacidade de um CD, mesmo com técnicas de compressão, ele não consegue armazenar a mesma duração de áudio.
  • D. No formato DAT,o áudio é comprimido, por isso seu uso não é adequado para gravações externas.
  • E. Um dos princípios básicos em que se assenta o formato MP3 (MPEG 1 Audio Layer 3) é o do mascaramento auditivo.

Os microfones dinâmicos e de condensador apresentam comportamentos e propriedades distintas. Os dinâmicos, quando comparados aos de condensador, possuem

  • A. maior sensibilidade, menor resposta em frequência e são utilizados tipicamente para gravações ao vivo.
  • B. menor sensibilidade, menor resposta em frequência e são utilizados tipicamente para gravações ao vivo.
  • C. menor sensibilidade, maior resposta em frequência e são utilizados tipicamente para gravações em estúdio.
  • D. maior sensibilidade, maior resposta em frequência e são utilizados tipicamente para gravações em estúdio.
  • E. maior sensibilidade, maior resposta em frequência e são utilizados tipicamente para gravações ao vivo.

Assinale a alternativa correta quanto ao formato de transmissão de áudio digital e o conector correspondente.

  • A. AES3 e XLR.
  • B. ADAT e RJ45.
  • C. TDIF e Toslink.
  • D. AES3 e RCA.
  • E. ADAT e XLR.

O dispositivo interno numa mesa de som cuja função é diminuir a diferença inicial entre os níveis elétricos das diversas entradas é o(a)

  • A. Potenciômetro.
  • B. Fader.
  • C. Monitor.
  • D. Pré-amplificador.
  • E. Equalizador.

Com relação às caixas de som, é correto afirmar que

  • A. o alto-falante maior é responsável pelos agudos.
  • B. o tweeter é o alto-falante responsável pelos graves.
  • C. a função do crossover é dividir as frequências através de filtros.
  • D. a divisão no sistema ativo das frequências é feita internamente à coluna.
  • E. o crossover é mais eficiente em sistemas passivos que ativos.

Durante o processo de masterização, o nível sonoro é aumentado até que o valor máximo do áudio em questão esteja perto do limite máximo da escala. Trata-se do(a)

  • A. monitorização.
  • B. mixagem.
  • C. equalização.
  • D. normalização.
  • E. ajustagem.

Microfones de condensador normalmente se valem de alimentação elétrica proveniente de pilhas ou phantom power, em que se envia no próprio cabo uma alimentação elétrica de

  • A. 48 volts, sempre com conectores RCA.
  • B. 24 volts, sempre com conectores RCA.
  • C. 110 volts, sempre com conectores RCA.
  • D. 110 volts, sempre com conectores XLR.
  • E. 48 volts, sempre com conectores XLR.
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