Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Qual a extensão do formato de vídeo digital criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia e que também pode ser utilizado para transmissões em streaming?

  • A.

    ASF.

  • B.

    MOV.

  • C.

    RM/RA.

  • D.

    WMV/WMA.

  • E.

    MPG/MPEG.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

  • A.

    tato ... audição ... tato ... tato

  • B.

    audição ... tato ... audição ... audição

  • C.

    gustação ... tato ... gustação ... gustação

  • D.

    visão ... audição ... visão ... visão

  • E.

    visão ... tato ... visão ... do tato

Qual a extensão do formato de vídeo digital proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online, também muito usado para transmissão de áudio por streaming?

  • A.

    ASF.

  • B.

    MOV.

  • C.

    RM/RA.

  • D.

    WMV/WMA.

  • E.

    MPG/MPEG.

Atualmente, o "vozeirão", ou então, as "vozes aveludadas" não são consideradas os principais atrativos na locução. O mais importante é

  • A.

    ler jornais e revistas especializadas na locução de efeitos sonoros.

  • B.

    ler apenas periódicos especializados na locução de efeitos sonoros.

  • C.

    realizar a adequada articulação, dicção e pronúncia das palavras organizadas nos roteiros dos programas.

  • D.

    saber a diferença dos formatos de programas para televisão.

  • E.

    alternar sons musicais com sons de efeitos sonoros.

Assinale a alternativa que indica corretamente, pela ordem, os passos organizacionais para iniciar edição com software específico para captura e edição de vídeo e áudio em softwares do tipo do Adobe Première.

  • A.

    01 – Criar pasta de arquivo, nomeando-a de acordo com o assunto.

    02 – Criar subpasta com o nome do assunto a ser capturado.

    03 – Abrir o programa a ser utilizado para captura.

    04 – Definir padrão tecnológico de captura de vídeo e áudio.

    05 – Criar novo projeto no software para edição.

    06 – Indicar a pasta de localização para salvar o novo projeto.

    07 – Nomear o projeto.

    08 – Abrir tela de captura.

    09 – Iniciar captura de áudio e vídeo.

    10 – Direcionar captura de vídeo e áudio para subpasta.

  • B.

    01– Criar pasta de arquivo, nomeando-a de acordo com o assunto.

    02 – Criar subpasta com o nome do assunto a ser capturado.

    03 – Abrir o programa a ser utilizado para captura.

    04 – Definir padrão tecnológico de captura de vídeo e áudio.

    05 – Criar novo projeto no software para edição.

    06 – Indicar a pasta de localização para salvar o novo projeto.

    07 – Abrir tela de captura.

    08 – Nomear o projeto.

    09 – Iniciar captura de áudio e vídeo.

    10 – Direcionar captura de vídeo e áudio para subpasta.

  • C.

    01 – Criar pasta de arquivo, nomeando-a de acordo com o assunto.

    02 – Criar subpasta com o nome do assunto a ser capturado.

    03 – Abrir o programa a ser utilizado para captura.

    04 – Definir padrão tecnológico de captura de vídeo e áudio.

    05 – Criar novo projeto no software para edição.

    06 – Indicar a pasta de localização para salvar o novo projeto.

    07 – Nomear o projeto.

    08 – Abrir tela de captura.

    09 – Direcionar captura de vídeo e áudio para subpasta do trabalho.

    10 – Iniciar captura de áudio e vídeo.

  • D.

    01 - Criar pasta de arquivo, nomeando-a de acordo com o assunto.

    02 – Criar subpasta com o nome do assunto a ser capturado.

    03 – Criar novo projeto no software para edição.

    04 – Definir padrão tecnológico de captura de vídeo e áudio.

    05 – Abrir o programa a ser utilizado para captura.

    06 – Indicar a pasta de localização para salvar o novo projeto.

    07 – Nomear o projeto.

    08 – Abrir tela de captura.

    09 – Direcionar captura de vídeo e áudio para subpasta.

    10 – Iniciar captura de áudio e vídeo.

  • E.

    01 – Abrir o programa a ser utilizado para captura.

    02 – Criar pasta de arquivo, nomeando-a de acordo com o assunto.

    03 – Criar subpasta com o nome do assunto a ser capturado.

    04 – Definir padrão tecnológico de captura de vídeo e áudio.

    05 – Criar novo projeto no software para edição.

    06 – Indicar a pasta de localização para salvar o novo projeto.

    07 – Nomear o projeto.

    08 – Abrir tela de captura.

    09 – Iniciar captura de ;audio e vídeo.

    10 – Direcionar captura de vídeo e áudio para subpasta.

O locutor, durante um determinado improviso, empolgou-se e falou em excesso, causando, possivelmente, a fadiga auditiva no telespectador. Essa prática pode ser considerada como

  • A.

    verborragia.

  • B.

    reverberação.

  • C.

    corte dos efeitos sonoros.

  • D.

    propagação sem dispersão do sinal eletroacústico.

  • E.

    eliminação de ruídos adjacentes ao sinal de áudio.

Indexação de todo o material gravado, de forma a facilitar a edição. Assistir a todo o material gravado, avaliando os melhores e piores momentos e ter uma visão geral das possibilidades de edição. Marcar time-code em que está cada plano gravado. A anotação pode ser a simples descrição da ação, ou incluir o início e fim dos diálogos ou detalhes de enquadramento. Uma tabela de edição prévia com a organização dos planos e localizações na ordem do roteiro. Dá-se a este procedimento o nome de

  • A.

    decupagem.

  • B.

    corte.

  • C.

    edição.

  • D.

    preparação para o efeito.

  • E.

    relatório.

Na década de 20 não existiam, no Brasil, cursos especializados na formação profissional de locutores. Nesse período, pode-se considerar que:

  • A.

    os operadores dos sistemas digitais foram os primeiros a realizarem a prática profissional da locução.

  • B.

    a programação das emissoras era mais musical do que falada, sendo as músicas muito eruditas.

  • C.

    a edição digital era realizada manualmente.

  • D.

    os radioamadores foram os primeiros locutores nas emissoras, pois possuíam experiência com microfones.

  • E.

    os CDs usados na gravação dos programas eram de baixa qualidade.

Entre os planos que descrevem a mesma ação, os movimentos devem seguir sem saltos e sem repetições, e de uma forma contínua. Há manutenção do figurino e objetos de cena. O corte pode ser feito durante a ação, ou no seu ponto de repouso. Trata-se de

  • A.

    pontuação.

  • B.

    semelhança.

  • C.

    fusão.

  • D.

    continuidade.

  • E.

    corte na ação.

A prática do improviso na locução é eficiente quando

  • A.

    as palavras escolhidas não são simples e nem curtas.

  • B.

    o roteiro contém apenas expressões em idiomas estrangeiros.

  • C.

    o roteiro apresenta todas as palavras e expressões que serão usadas na locução dos programas.

  • D.

    as expressões usadas são simples, curtas e concisas.

  • E.

    evita-se o uso de microfones com diretividade hipercardióides.

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