Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O leiturista, quando no desempenho da função de fiscalização das normas e procedimentos do serviço de abastecimento de água e coleta de esgotos, detectar o lançamento de esgotos, por um imóvel, na sarjeta da rua, deve

  • A.

    prestar orientação e informar a possível irregularidade, propondo as ações necessárias.

  • B.

    indicar um encanador para resolver o problema.

  • C.

    fazer denúncia anônima para a defesa sanitária, para que ela autue o proprietário.

  • D.

    orientar o proprietário para ocultar tal lançamento, por exemplo, lançando através de tubos em alguma galeria de águas pluviais.

  • E.

    fazer "vista grossa", pois a disposição de esgotos é muito problemática.

Quando no percurso da rota de leitura, o leiturista perceber algum vazamento ou outro evento prejudicial aos serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos, a atitude correta a ser tomada é

  • A.

    procurar, por meios próprios, solucionar o problema, obtendo assim a simpatia de seu superior.

  • B.

    deixar por conta dos moradores da rua que façam reclamação junto à empresa ou denúncia nos meios de comunicação.

  • C.

    não tomar qualquer atitude, pois sua atribuição é leitura de hidrômetro.

  • D.

    aproveitar o fato para criticar o setor ou funcionário responsável pela manutenção.

  • E.

    verificar e informar ao setor/funcionário responsável, para as providências.

O leiturista que, no desempenho de suas funções, deparar com um imóvel que estava classificado com categoria residencial naquele mês, e devido as suas atividades esteja na categoria comercial, deverá

  • A.

    aguardar uma oportunidade futura mais conveniente, para decidir o que fazer.

  • B.

    registrar em seu controle para que possa ser feita a devida alteração cadastral, verificando junto ao cliente a atividade exercida, e orientá-lo quanto à futura conta devido à alteração cadastral que será efetuada.

  • C.

    não tomar conhecimento e continuar o seu serviço, pois é apenas o primeiro mês como comércio e é dever incentivar quem quer progredir, dessa forma ficar aguardando para que ele se estabeleça bem.

  • D.

    seguir normalmente o seu serviço, pois ao leiturista cabe somente fazer as leituras e entregar as contas.

  • E.

    comunicar imediatamente à empresa, telefonando ao setor/funcionário responsável, sobre a irregularidade encontrada.

O procedimento correto para entrega de uma conta é:

  • A.

    deixar em um local seguro (caixa de correio) para que possa ser facilmente encontrada, caso não seja possível entregar em mãos ao consumidor.

  • B.

    entregar ao vizinho ou prender ao portão para ficar bem visível.

  • C.

    entregar ao vizinho ou jogar na varanda ou quintal.

  • D.

    deixar no ponto comercial mais próximo, facilitando para o consumidor procurá-la.

  • E.

    procurar por parente ou amigo nas imediações para que possa recebê-la pelo consumidor.

Mariano, inspetor de uma escola municipal de Louveira, está sempre atento aos alunos que deixam de freqüentar a escola, principalmente quanto aos que os educadores já tenham feito de tudo para evitar que eles se evadam. Com essa atitude, Mariano contribui para que a diretora Lúcia cumpra sua obrigação em relação a

  • A.

    cumprir as normas estabelecidas no Regimento Escolar.

  • B.

    orientar os educadores quanto às atitudes a tomar em relação aos alunos.

  • C.

    informar a equipe escolar dos problemas dos alunos da escola.

  • D.

    tomar decisões sobre as regras a serem observadas pelos educadores.

  • E.

    manter o Conselho Tutelar informado sobre as evasões escolares.

O leiturista, ao deparar com um impedimento de acesso ao imóvel, deverá adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    repetir a leitura do mês anterior.

  • B.

    calcular pelo número de moradores o provável consumo, acrescentar à leitura anterior e registrar como leitura do mês.

  • C.

    registrar o motivo do impedimento, deixar comunicado ao consumidor, efetuar uma visita futura para realizar a leitura.

  • D.

    procurar, de qualquer maneira possível, remover o que estiver impedindo o acesso ao hidrômetro e efetuar a leitura.

  • E.

    passar ao consumidor seguinte para continuar realizando as leituras, pois seu serviço não deve ser prejudicado.

Luiz Carlos, inspetor de alunos da Escola Municipal "Rui Barbosa" da cidade de José Bonifácio, era muito querido pelos alunos da escola, pois sempre que ocorria algum problema ele era procurado pelos alunos e Luiz Carlos orientava-os com paciência, equilíbrio emocional, bom senso de observação e flexibilidade, mas sem perder a firmeza nas suas orientações. Com essas atitudes, Luiz Carlos procurava

  • A.

    zelar pelo seu bom desempenho como inspetor de alunos, pois, caso contrário, ele poderia perder o seu emprego.

  • B.

    ser indispensável para os alunos, pois com sua cordialidade ele conseguiria direcioná-los para onde quisesse.

  • C.

    agradar aos alunos e assim ter menos trabalho no desempenho de suas funções.

  • D.

    zelar pelo direito do aluno de buscar auxílio e orientação em situações de necessidade.

  • E.

    ser um exemplo de profissional, para que no futuro fosse apontado pelos alunos como um modelo a ser seguido.

No recreio e fora da sala de aula a ordem e a manutenção da disciplina é de responsabilidade do inspetor de alunos. No entanto, quando o inspetor de alunos impede que nesses momentos livres os alunos façam qualquer tipo de atividade recreativa, ele está

  • A.

    infringindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo que trata do direito da criança e do adolescente de ser respeitado pelos seus educadores.

  • B.

    se orientando pelas normas estabelecidas no Regimento Escolar, que trata do bom comportamento e ordem no recreio e nos momentos livres.

  • C.

    infringindo o ECA, no artigo que trata do direito da criança e do adolescente à liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se.

  • D.

    seguindo as orientações dadas pelo coordenador pedagógico, de que os alunos devem estudar na biblioteca e ter aulas de recuperação durante a hora do recreio.

  • E.

    exercendo a sua função como inspetor de alunos, que é manter a ordem e a disciplina no recreio e nas horas livres.

Antônio Carlos, inspetor de alunos de uma escola municipal da periferia de São Paulo, observava que havia no bairro muitas crianças e adolescentes em idade escolar, soltos pelas ruas sem nada para fazer. Preocupado com a situação levou o problema ao diretor da escola, que resolveu analisar a possibilidade de abrir novas vagas de matrícula, para oferecer aos pais desses alunos. Com essa medida, tanto o inspetor de alunos como o diretor auxiliaram esses pais a cumprir o que estabelece o ECA, no art. 55, que trata da

  • A.

    necessidade de proteger seus filhos dos perigos da rua.

  • B.

    obrigação de cuidar da educação, saúde e alimentação.

  • C.

    responsabilidade de proteger seus filhos de possíveis aliciadores.

  • D. obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
  • E.

    proteção das crianças e dos adolescentes em idade escolar.

Durante o turno noturno de uma escola municipal da zona sul de São Paulo, Maria Helena, inspetora de alunos, observou que o grêmio estudantil durante a campanha de eleição fazia restrições aos alunos com condições sociais menos privilegiadas para comporem as chapas. Frente a essa situação, ela levou o problema ao diretor, que chamou os alunos para uma conversa e esclarecimentos sobre o que dispõe o ECA, no Art. 53, item IV, que trata do direito da criança e do adolescente de

  • A.

    organização e participação em entidades estudantis.

  • B.

    igualdade de tratamento com relação à raça, cor, credo e situação social.

  • C.

    ser respeitado em suas diferenças.

  • D.

    acesso e permanência em entidades estudantis para o exercício da cidadania.

  • E.

    contestar sobre os critérios para composição de chapas de grêmios estudantis.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...