Questões de Contabilidade de Custos do ano 2014

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Calcule a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA do produto A, partindo dos seguintes dados:

Preço unitário de venda.....................................................R$ 23,00

Receita líquida de vendas.........................................R$ 690.000,00

Custos variáveis........................................................R$ 300.000,00

Despesas variáveis.....................................................R$ 15.000,00

  • A. a margem de contribuição unitária é R$ 13,50.
  • B. a margem de contribuição unitária é R$ 15,00.
  • C. a margem de contribuição unitária é R$ 14,50.
  • D. a margem de contribuição unitária é R$ 12,50.
  • E. a margem de contribuição unitária é R$ 15,50.

Seja o seguinte gráfico do valor presente líquido (VPL, em R$) de um fluxo de caixa, em função da taxa de desconto (em %, ao ano).

O termo a representa o ponto que a curva intercepta o eixo vertical e o termo r representa o ponto que a curva intercepta o eixo horizontal. A partir da análise do gráfico, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os conceitos de VPL, taxa interna de retorno (TIR) e/ou dos métodos de análise de investimento.

  • A. A TIR é igual a r, que é a taxa de desconto que zera o VPL.
  • B. O payback descontado é a diferença entre os valores a e b.
  • C. O valor a é obtido a partir da simples soma das entradas positivas e negativas do fluxo de caixa.
  • D. O projeto associado a esse fluxo de caixa pode ser escolhido se a taxa r for maior do que a taxa mínima de atratividade associada a uma alternativa a esse projeto.
  • E. A partir do formato da curva do VPL, pode-se concluir que o fluxo de caixa se inicia com uma entrada negativa, que é igual a b, que é o limite do VPL quando a taxa de desconto cresce indefinidamente.

Acerca da forma de contabilização e mensuração de itens patrimoniais, julgue os itens subsecutivos. Segundo a abordagem de custo, o valor justo de um item patrimonial é o seu custo de reposição corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Cia. Franca é controlada pela Cia. Ribeirão Preto, que tem 75% de seu capital social. No final do exercício de 2013, a Cia. Franca registrou um lucro líquido do exercício de R$ 850.000,00 na sua Demonstração de Resultado. A controlada também aumentou seu capital em R$ 100.000,00 no exercício, sendo que a Cia. Ribeirão Preto e todos os acionistas minoritários subscreveram e integralizaram a parte que lhes era correspondente nesse aumento. No mesmo exercício, ao efetuar a avaliação do investimento pela equivalência patrimonial, a controladora registrou um resultado positivo de equivalência patrimonial, em R$, de:

  • A. 712.500,00.
  • B. 75.000,00.
  • C. 462.500,00.
  • D. 562.500,00.
  • E. 637.500,00.

É correto afirmar que

  • A. no processo de produção conjunta, o valor das vendas dos subprodutos é mais importante que a dos coprodutos.
  • B. o equivalente de produção é uma forma de atribuição de custos unitários de produção a bens fabricados na sistemática da produção por processo.
  • C. a departamentalização dos custos é um método que deve ser evitado, pois não permite o controle e o rateio de forma mais adequada dos custos indiretos de fabricação.
  • D. o pressuposto do sistema de custeio ABC é o atribuir mais custos indiretos de fabricação aos produtos que são mais representativos no faturamento total da empresa.
  • E. a margem de contribuição unitária, no sistema de custeio variável, consiste na diferença entre o preço do produto e os custos fixos unitários de produção.

Sobre as vantagens e desvantagens da utilização do método de custeio por absorção, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Vantagem: segue os princípios contábeis, sendo o método formalmente aceito, como requerido pela legislação do imposto de renda para propósitos de lucro.
  • B. Vantagem: agrega todos os custos, tanto os diretos como os indiretos.
  • C. Desvantagem: os custos fixos existem, independente, da fabricação ou não desta ou daquela unidade, e acabam presentes no mesmo montante, mesmo que ocorram oscilações (dentro de certos limites), portanto, não devem ser alocados aos bens e serviços.
  • D. Vantagem: os custos, por não se relacionarem com este ou aquele bem ou serviço, são quase sempre distribuídos à base de critérios de rateio com menor grau de arbitrariedade.
  • E. Desvantagem: o custo fixo por unidade depende ainda do volume de produção e o custo de um produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto.

  • A. R$ 224.000,00.
  • B. R$ 384.000,00.
  • C. R$ 403.000,00.
  • D. R$ 428.000,00.
  • E. R$ 526.000,00.

Considere as afirmações seguintes em relação ao comportamento dos gastos:

1. O custo fixo unitário de um produto varia em função da quantidade produzida no período.

2. Despesas variáveis são aquelas cuja variação é diretamente proporcional à variação nas vendas.

3. O custo variável unitário de um produto varia em função da quantidade produzida no período.

4. A análise de custo-volume-lucro examina o comportamento de receitas, gastos e lucro totais em função de mudanças no nível de vendas, no preço de venda, nos gastos variáveis e nos gastos fixos.

5. Para apoio à tomada de decisões, a separação dos gastos em custos e despesas é tão importante quanto a separação dos gastos em variáveis e fixos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

No que se refere à administração financeira, julgue os itens subsequentes. Aumentar o preço unitário de venda e manter constantes as demais variáveis, diminui o ponto de equilíbrio operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à contabilidade gerencial, julgue os próximos itens. A análise de custo-volume-lucro é uma ferramenta gerencial utilizada para identificar a combinação mais favorável de custos variáveis, custos fixos, preço de venda, volume de vendas e mix de venda para o aumento da rentabilidade da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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