Questões de Contabilidade de Custos da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Analise os dados provenientes da Indústria de Baterias Montes Altos Ltda., em junho de 2010.

• Fabricou 10.000 baterias por mês e conseguiu vender, em média, 80% da produção, por R$ 250,00 a unidade.

• Caso vendesse cada unidade por R$ 240,00, poderia vender 10% a mais.

• Caso vendesse por R$ 220,00 a unidade, poderia vender 9.680 unidades.

• Caso vendesse por R$ 210,00 cada unidade, poderia vender 9.800 unidades.

• Caso vendesse cada unidade por R$ 200,00, poderia vender toda a produção.

Considere, ainda, que

• o custo variável unitário é de R$ 100,00;

• a comissão dos vendedores é de 10% sobre o preço de venda;

• os custos fixos montam a R$ 300.000,00 mensais; e

• as despesas fixas totalizam R$ 400.000,00 mensais.

Considerando-se exclusivamente as informações acima, o preço que a empresa deve adotar, em reais, visando a maximizar o lucro, é de

  • A.

    200,00

  • B.

    210,00

  • C.

    220,00

  • D.

    240,00

  • E.

    250,00

A margem de contribuição pode ser conceituada como a(o)

  • A.

    diferença: receita menos a soma de custos e despesas variáveis

  • B.

    alternativa não utilizada numa análise de projetos

  • C.

    divisão do lucro pela receita

  • D.

    soma de custos variáveis e despesas variáveis

  • E.

    resultado da expressão: receita – custos variáveis + custos fixos

A Indústria Parnaíba Ltda. levantou os seguintes custos do seu produto:

.

Considerando apenas as informações acima, para que a empresa mantenha a mesma margem de lucro que vinha obtendo antes do aumento salarial, ela terá que vender cada unidade, em reais, por

  • A.

    2,12

  • B.

    2,18

  • C.

    2,20

  • D.

    2,24

  • E.

    2,30

Um dos aspectos mais importantes na aplicação do custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades) é identificação e seleção dos direcionadores de custos. Desse modo, é relevante saber que direcionador de custo é o(a)

  • A.

    critério de rateio usado para atribuir um custo fixo a um produto.

  • B.

    fator que determina o custo de uma atividade.

  • C.

    indicador da relação custo-benefício no levantamento do custeio ABC.

  • D.

    ferramenta utilizada para se atribuir um custo direto a um produto.

  • E.

    forma como se pode ratear um custo fixo a um departamento ou atividade.

A Cia. Industrial Ferrogeral Ltda. aplica na fábrica o sistema de custeio por departamentalização. Os R$ 396.000,00, referentes ao custo de manutenção, são rateados entre os departamentos de produção, com base nas horas trabalhadas por cada departamento, na seguinte ordem:

Com base exclusivamente nos dados acima, após o rateamento, os custos de manutenção para o departamento de cromagem monta, em reais, a

  • A.

    100.000,00

  • B.

    116.470,00

  • C.

    136.000,00

  • D.

    158.400,00

  • E.

    160.000,00

A finalidade primordial para a qual se utiliza o custeio ABC – Activity-Based Costing (Custeio Baseado em Atividades) refere-se à(ao)

  • A.

    alocação da mão de obra aos produtos.

  • B.

    identificação dos processos relevantes.

  • C.

    rastreamento dos custos diretos às atividades.

  • D.

    tratamento dado aos custos indiretos.

  • E.

    rateio dos custos fixos aos departamentos.

A principal diferença entre o critério de custeio ABC (Activity- Based Costing) e o modelo de departamentalização (Custeio por absorção) é que

  • A.

    os custos fixos são atribuídos, no custeio ABC, aos produtos através de rateio recíproco, enquanto a departamentalização usa o rateio assimétrico.

  • B.

    os custos e despesas são atribuídos, no custeio ABC, aos produtos através dos custos das atividades, enquanto, na departamentalização, os custos e despesas são atribuídos através de direcionadores de tarefas.

  • C.

    o custeio ABC somente deve ser aplicado em empresas não industriais, devido ao fato de somar custos e despesas, enquanto a departamentalização é utilizada, exclusivamente, em empresas industriais.

  • D.

    o custeio ABC pode ser utilizado apenas em conjunto com a reengenharia de processos, pois a departamentalização usa, exclusivamente, rateio linear misto.

  • E.

    a departamentalização tem uma visão verticalizada, enquanto o custeio ABC tem uma abordagem horizontal por ser interdepartamental.

A Indústria Cantareira Ltda., que trabalha com o custeio por absorção, apresentou, em agosto de 2009, os seguintes dados de sua produção:

Os custos indiretos a ratear totalizaram R$ 209.200,00, sendo que o rateio é feito com base no custo de matériaprima.

A empresa fabrica 5.000 unidades de cada produto, mas vende as seguintes quantidades, em média: produto X = 4.850 unidades; produto Y = 4.900 unidades e produto Z = 4.750 unidades.

Considerando-se exclusivamente os dados acima, o custo dos produtos vendidos do produto X, em agosto de 2009, em reais, é

  • A.

    73.186,50

  • B.

    75.450,00

  • C.

    84.403,50

  • D.

    104.566,00

  • E.

    113.240,00

A Indústria Xingu Ltda. produziu 50.000 unidades do produto X em setembro de 2009. No mesmo período, incorreu nos seguintes custos:

Sabendo-se que as vendas do mês montaram a 48.150 unidades do produto X, o saldo da conta Produtos Acabados da Indústria Xingu, pelo critério do custeio variável, em setembro de 2009, foi, em reais, de

  • A.

    22.311,00

  • B.

    18.000,00

  • C.

    11.868,00

  • D.

    11.766,00

  • E.

    10.545,00

Observe os dados extraídos da contabilidade de custos da Indústria Centauro Ltda.

Considerando-se exclusivamente os dados acima, o custo total do produto BETA, em reais, é de

  • A.

    59.000,00

  • B.

    94.400,00

  • C.

    120.600,00

  • D.

    135.400,00

  • E.

    141.600,00

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