Questões de Contabilidade de Custos da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Contabilidade de Custos da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à relação entre custo e formação de preços e à relação entre custo, volume e lucro, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma empresa venda aparelhos de televisão pelo valor unitário de R$ 3.000,00. Considere, ainda, que as despesas fixas dessa empresa somem R$ 50.000,00 e que as despesas variáveis unitárias somem R$ 1.200,00. Nessa situação, caso o gerente deseje um lucro no valor de R$ 130.000,00, ele deverá vender, no mínimo, 100 unidades de televisores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos sistemas de custos e informações gerenciais para tomada de decisão.

A margem de segurança operacional corresponde à quantidade de produtos ou receitas que uma empresa opera abaixo do ponto de equilíbrio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desconsiderando os efeitos tributários e sabendo que a comissão de formatura pretende cobrar R$ 40,00 por convite, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o ponto de equilíbrio contábil do evento, em quantidade; a margem de segurança, em quantidade, considerando que 600 convites já foram vendidos; e o lucro que se terá com cada ingresso adicional vendido para o evento, respeitado o limite de 800 pessoas.

  • A.

    450 convites; 150 convites e R$ 20,00

  • B.

    500 convites; 100 convites e R$ 20,00

  • C.

    450 convites; 150 convites e R$ 18,00

  • D.

    550 convites; 50 convites e R$ 40,00

  • E.

    500 convites; 100 convites e R$ 18,00

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

A metodologia de administração por exceção está associada à ideia de custo padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o trecho acima como referência inical, julgue os itens a seguir.

O sistema de custo padrão, exemplo de sistema voltado à decisão, pode se beneficiar das informações disponibilizadas pela contabilidade de custos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando a soma das margens de contribuição se mostram suficientes para cobrir todos os custos e despesas fixos, tem-se determinado o ponto de equilíbrio. A respeito da relação custo, volume e lucro, julgue o item seguinte.

Considere que uma empresa tenha elaborado diversos produtos, com custos e despesas variáveis diferençados para cada um desses produtos. Nessa situação, não será possível calcular o ponto de equilíbrio global dessa empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da relação custo-volume-lucro.

O ponto de equilíbrio ocorre quando a receita total é igual ao gasto total (custo e despesas), gerando resultado nulo. O principal objetivo do ponto de equilíbrio é indicar o nível mínimo de venda ou produção para o alcance do lucro desejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da relação custo-volume-lucro.

Os principais indicadores na análise de custo, volume e lucro são a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, que são formulados a partir dos componentes custo fixo, despesa fixa, custo variável, despesa variável e preço de venda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da relação custo-volume-lucro.

A margem de contribuição unitária é a diferença entre a receita e a despesa variável unitária de cada unidade do produto, o que representa o valor que cada unidade efetivamente contribui para o pagamento dos gastos fixos e para a formação do lucro da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela acima contém informações, em reais, referentes a uma empresa que fabrica alto-falantes. Com base nessas informações, e considerando que a empresa produza e venda, atualmente, 800 unidades do produto por mês, julgue os itens a seguir.

Se um aumento de R$ 12.000,00 no gasto mensal com propaganda provoca um aumento de R$ 20.000,00 nas receitas de vendas mensais, é correto concluir, com base na análise da relação custo-volume-lucro, que o aumento do gasto com propaganda deve ser autorizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...