Questões de Contabilidade de Custos da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Contabilidade de Custos da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à utilização de custos para a avaliação de estoques, bem como para o processo de tomada de decisão, julgue os itens seguintes.

As perdas normais de matéria-prima estão intrinsecamente ligadas ao processo de fabricação, sendo tratadas, por essa razão, como parte integrante do custo dos produtos fabricados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a análise de custos é um dos principais fatores para a tomada de decisões em uma empresa, julgue os itens que se seguem.

Para se obter a margem de contribuição, os custos fixos e variáveis devem ser subtraídos das vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise dos custos, para efeito de tomada de decisão no contexto organizacional, tem sido relevante para obtenção de bons resultados. Nesse contexto, os conceitos do estudo da relação custos versus volume versus lucro podem ser aplicados. Considere uma empresa que dispõe de um produto cujo preço de venda seja R$ 30,00 por unidade; custos variáveis de R$ 12,00 por unidade; custos fixos de R$ 5.000,00 e quantidade vendida de 1.500 unidades. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    Para essa empresa, um aumento de 10% nas vendas resultará em um impacto positivo nos lucros no valor de R$ 27.000,00.

  • B.

    Caso a empresa vendesse mais de 1.500 unidades, realizando uma venda de R$60.000,00, o valor do lucro para essa venda seria igual a R$ 36.000,00.

  • C.

    Suponha que a empresa tenha comprado um novo equipamento que aumentou o custo fixo em R$ 5.000,00, reduziu os custos variáveis para R$ 10,00 por unidade, tendo novo preço de venda igual a R$ 32,00 por unidade. Nesse caso, o novo ponto de equilíbrio é de 445 unidades.

  • D.

    Considere que a empresa tenha gasto com despesas de propaganda R$ 2.500,00 e tenha conseguido aumentar as vendas em R$ 5.000,00. Nessa situação, portanto, essa despesa adicional foi benéfica para a empresa, no que tange à diferença entre margem de contribuição e despesa de propaganda.

  • E.

    Como a empresa tem custos fixos de R$ 5.000,00 e despesas variáveis correspondentes a 40% do preço de venda, logo o ponto de equilíbrio é de R$ 12.500,00.

Julgue os itens seguintes, referentes ao processo de controle e gestão de custos.

Alcança-se o ponto de equilíbrio quando a margem de contribuição total apresenta um valor suficiente para a cobertura de todos os custos e despesas fixos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com respeito ao uso de custos para tomada de decisões e ao sistema de custos e informações gerencial, julgue os itens a seguir.

A diferença entre o lucro líquido apurado com o uso do custeio variável ou direto e do custeio por absorção está relacionada à variação de volume dos estoques de produtos disponíveis para venda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa BC enviará uma carga com seus produtos para determinado comprador. Caso essa carga seja transportada por via rodoviária, o valor do frete é de R$ 100,00 e o tempo de trânsito é de 60 dias. Nessa situação, para facilitar o transporte, os produtos serão armazenados em um contêiner. Por via aérea, o transporte dessa mesma carga custa R$ 600,00 com um tempo de trânsito equivalente a 1 dia. O custo do estoque em trânsito para ambos os carregamentos é de R$ 10,00 por dia.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Considerando que a transportadora contratada pela empresa BC tem um custo total de linha de transporte de R$ 60,00 para o transporte de 6.000 kg em mercadorias, é correto afirmar que o custo de transporte por centena de peso é igual a R$ 1,00.

  • C. Certo
  • E. Errado

vendas líquidas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 10.000,00

custos e despesas operacionais . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 9.000,00

 ativos operacionais médios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 5.000,00

Criado pela empresa Du Pont para avaliar o desempenho de sua gerência, o retorno sobre investimentos (ROI) é um indicador que sintetiza diversas dimensões financeiras da empresa. Considerando os dados acima, relativos a determinada empresa, julgue os próximos itens, acerca dessa metodologia.

Segundo o modelo elaborado pela Du Pont, variações nas vendas, nos ativos operacionais e na relação entre as fontes de recursos podem afetar o ROI.

  • C. Certo
  • E. Errado

vendas líquidas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 10.000,00

custos e despesas operacionais . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 9.000,00

 ativos operacionais médios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 5.000,00

Criado pela empresa Du Pont para avaliar o desempenho de sua gerência, o retorno sobre investimentos (ROI) é um indicador que sintetiza diversas dimensões financeiras da empresa. Considerando os dados acima, relativos a determinada empresa, julgue os próximos itens, acerca dessa metodologia.

O ativo operacional médio pode ser calculado usando-se o saldo dos ativos de início e fim de período.

  • C. Certo
  • E. Errado

vendas líquidas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 10.000,00

custos e despesas operacionais . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 9.000,00

 ativos operacionais médios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 5.000,00

Criado pela empresa Du Pont para avaliar o desempenho de sua gerência, o retorno sobre investimentos (ROI) é um indicador que sintetiza diversas dimensões financeiras da empresa. Considerando os dados acima, relativos a determinada empresa, julgue os próximos itens, acerca dessa metodologia.

Na situação da referida empresa, o giro é igual a dois.

  • C. Certo
  • E. Errado

vendas líquidas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 10.000,00

custos e despesas operacionais . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 9.000,00

 ativos operacionais médios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 5.000,00

Criado pela empresa Du Pont para avaliar o desempenho de sua gerência, o retorno sobre investimentos (ROI) é um indicador que sintetiza diversas dimensões financeiras da empresa. Considerando os dados acima, relativos a determinada empresa, julgue os próximos itens, acerca dessa metodologia.

O retorno sobre investimentos pode ser calculado pela divisão do lucro operacional líquido pelo ativo operacional médio, ou pelo produto do giro do estoque pela margem operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...