Lista completa de Questões de Contabilidade de Custos da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Companhia Chimical Lorenço Lorne determinou que fosse feita a previsão de vendas de suas mercadorias, fixando-se preços e condições para o mês de junho.
A mercadoria denominada "Alvacenta" faz parte de uma partida de 250 unidades adquiridas em maio, cujo valor a empresa pagou emitindo um cheque de R$ 12.500,00.
O preço de venda fixado para junho foi o custo de aquisição, com acréscimo suficiente para cobrir o ICMS sobre Vendas e um lucro de 20% sobre o preço de venda.
As vendas são tributadas com ICMS de 10%. As compras anteriores também foram tributadas com ICMS de 12%.
Com base nas informações acima, pode-se dizer que o preço de venda unitário do referido item, para o mês de junho de 2002, deverá ser de
R$ 71,43
R$ 65,00
R$ 62,86
R$ 61,11
R$ 57,20
A Marcenaria Greenwood S/A está produzindo mesas. No fim de setembro a linha de produção mantinha 300 unidades inacabadas, em fase média de processamento de 30%.
No referido mês, o custo unitário de fabricação alcançou R$ 2.500,00.
No mês seguinte, outubro de 2002, a fábrica conseguiu concluir 2.100 unidades e iniciar outras 500 unidades, deixando-as em fase de processamento com 50% de execução.
O custo total desse mês foi de R$ 5.763.000,00. Com base nestas informações e sabendo-se que a empresa utiliza o critério PEPS para avaliação de custos e estoques, é correto afirmar que os elementos abaixo têm os valores respectivamente indicados.
Produção Acabada de outubro R$ 4.590.000,00; Produção em Andamento de setembro R$ 750.000,00; e Produção em Andamento de outubro R$ 657.500,00.
Produção Acabada de outubro R$ 5.350.500,00; Produção em Andamento de setembro R$ 225.000,00; e Produção em Andamento de outubro R$ 637.500,00.
Produção Acabada de outubro R$ 5.125.500,00; Produção em Andamento de setembro R$ 450.000,00; e Produção em Andamento de outubro R$ 687.500,00.
Produção Acabada de outubro R$ 4.815.000,00; Produção em Andamento de setembro R$ 350.000,00; e Produção em Andamento de outubro R$ 727.500,00.
A empresa Tarefeoir Ltda. fabrica seu principal produto por encomendas antecipadas. Nesse tipo de atividade, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem de produção (ou encomenda). A apuração só ocorre quando do encerramento de cada ordem.
Os custos indiretos de fabricação no mês de fevereiro de 2001 totalizaram R$ 225.000,00 e foram apropriados proporcionalmente aos custos com a mão-de-obra. Sabendo-se que as Ordens 001 e 002 foram concluídas em fevereiro e foram faturadas aos clientes por R$ 350.000,00 e R$ 580.000,00, respectivamente, e que os produtos são isentos de tributação, pode-se afirmar, com certeza, que as referidas ordens geraram, respectivamente, Lucro Bruto no valor deR$ 150.200,00 e R$ 130.350,00
R$ 174.500,00 e R$ 140.300,00
R$ 190.000,00 e R$ 173.800,00
R$ 184.250,00 e R$ 148.300,00
R$ 169.200,00 e R$ 125.850,00
Contabilidade de Custos - Custeio por Absorção e Custeio Variável - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
No segundo trimestre de 2002, a Indústria Esse de Produtos Fabris concluiu a produção de 600 unidades do item X2, tendo logrado vender 400 dessas unidades, ao preço unitário de R$ 120,00.
No mesmo período foram coletadas as informações abaixo:
- Custo Variável unitário R$ 20,00.
- Total de Custos Fixos R$ 18.000,00.
- Despesas variáveis de vendas de R$ 2,00 por unidade.
- Inexistência de Estoque Inicial de Produtos no período.
Com base nas informações acima, feitas as devidas apurações, pode-se dizer que:
o Custo dos Produtos Vendidos;
o Estoque Final de Produtos e o Lucro Líquido do período, calculados, respectivamente, por meio do Custeio por Absorção e do Custeio Variável, alcançaram os seguintes valores:
R$ 18.000,00; R$6.000,00; R$ 8.000,00; R$ 6.000,00; R$ 27.000,00; R$ 21.000,00.
R$ 16.000,00; R$ 4.000,00; R$ 12.000,00; R$ 3.000,00; R$ 26.500,00; R$ 20.500,00.
R$ 20.000,00; R$ 8.000,00; R$ 10.000,00; R$ 4.000,00; R$ 27.200,00; R$ 21.200,00.
R$15.000,00; R$ 5.000,00; R$ 14.000,00; R$ 8.000,00; R$ 25.400,00; R$ 23.200,00.
R$ 12.000,00; R$ 10.000,00; R$ 16.000,00; R$ 6.000,00; R$ 22.200,00; R$ 20.200,00.
Considere os dados abaixo e assinale a opção correta.
Os estoques inicial e final são, respectivamente, de:
R$ 70,00 e R$ 50,00.
R$ 50,00 e R$ 70,00.
R$ 20,00 e R$ 70,00.
R$ 70,00 e R$ 20,00.
R$ 20,00 e R$ 50,00.
Considere os dados abaixo e assinale a opção correta.
Na apuração do resultado verificamos que
a Receita Líquida de Vendas é de R$ 400,00.
a Receita Bruta de Vendas é de R$ 400,00.
a Receita Bruta de Vendas é de R$ 320,00.
o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 290,00.
o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 300,00.
A empresa Três Ramos de Trevo realizou apenas duas vendas em agosto. Uma de 300 unidades, no dia 15; e outra de 480 unidades, no dia 25.
O valor apurado foi o mesmo em cada operação, sendo a primeira a prazo e a segunda a vista. O valor total cobrado foi de R$ 5.280,00, correspondente ao preço de venda com incidência de ICMS de 17% e de IPI de 10%.
Exclusivamente com base nas informações acima, podemos dizer que o preço unitário de venda alcançado na operação do dia
A Fábrica de Coisas de Plástico trabalhava sua produção com base nos seguintes dados:
- Capacidade de produção: 10.000 unidades.
- Vendas: 8.000 unidades.
- Preço de Venda: R$ 100,00 por unidade.
Os custos incorridos na produção eram os seguintes:
- Matéria-Prima: R$ 32,00 por unidade.
- Mão-de-obra Direta: R$ 24,00 por unidade.
- Custo indireto variável: R$ 8,00 por unidade.
- Custo indireto fixo: R$ 80.000,00 por mês.
As despesas administrativas e de vendas são:
- Fixas: R$120.000,00 por mês.
- Variáveis: 3% da receita bruta.
A empresa trabalhava com estes indicadores quando recebeu uma proposta para fornecimento de 1.200 unidades durante os próximos 2 meses, ao preço unitário de R$ 70,00.
A empresa convocou o Contador de Custos para decidir se poderia aceitar a proposta, mesmo sabendo que as despesas variáveis de vendas para esse pedido seriam de 5% da respectiva receita. Utilizando o conceito da margem de contribuição, pode-se concluir que
o pedido não deve ser aceito, pois o preço de venda da proposta é menor que o já praticado pela empresa.
o pedido não deve ser aceito, pois além de o preço de venda ser inferior ao já praticado pela empresa, o lucro diminuirá em função do aumento das despesas variáveis de 3% para 5%.
o pedido deve ser aceito, pois significará um aumento da ordem de R$ 1.000,00 no lucro final da empresa.
o pedido deve ser aceito, pois significará um aumento da ordem de R$ 3.000,00 no lucro final da empresa.
o pedido deve ser aceito, pois significará um aumento da ordem de R$ 4.000,00 no lucro final da empresa.
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