Questões sobre Balanço Patrimonial

Lista completa de Questões sobre Balanço Patrimonial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da Lei 11.638/07, qual das contas do Balanço Patrimonial deixou de ser representada em sua estrutura formal, existindo apenas para saldos remanescentes até aquela data:

    A) Realizável a Longo Prazo.

    B) Intangível.

    C) Diferido.

    D) Imobilizado.

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.

Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o menor entre os dois.

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.

No caso de uma empresa que possui um imóvel no qual planeja construir futuramente sua nova sede, para fins de mensuração contábil, esse bem pode ser avaliado ao custo ou a valor justo, por ser uma propriedade para investimento futuro.

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.

Na ausência de um valor observável, o valor justo de um ativo pode ser apurado pela abordagem da receita ou pela abordagem do mercado.

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.

Considere que, em um leilão público, um veículo apreendido tenha sido arrematado, por um terceiro, pelo valor de R$ 10 mil. Para fins contábeis, nessa data, esse é o valor justo do veículo.

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.

O reconhecimento de um ativo ou passivo financeiro deve ser feito quando a entidade julgar-se economicamente envolvida com esse ativo ou passivo, independentemente da formalização contratual, haja vista a prevalência da essência sobre a forma.

Julgue o próximo item quanto a compras governamentais, gerenciamento de estoques, governabilidade, governança, organizações sociais e agências executivas.


Para fins de avaliação de estoque, caso um órgão público possua armazenagem de materiais perecíveis, é recomendável utilizar o método PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair), observando-se a data de validade, se houver.

No que diz respeito à administração financeira, julgue o item a seguir.


Em um balanço, as debêntures devem ser computadas no passivo de longo prazo, enquanto o imposto de renda a pagar deve ser inserido no passivo circulante.

No que diz respeito à administração financeira, julgue o item a seguir.


O relatório financeiro que mostra a posição da organização em um momento específico é o balanço.

O ativo é o recurso, controlado por uma entidade como resultado de eventos passados, a partir do qual se espera um futuro retorno financeiro. Uma das subdivisões do ativo é o ativo intangível. De acordo com o CPC 4, ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física. Em outras palavras, é um ativo que não pode ser representado por dinheiro ou por direitos, a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável. São exemplos de bens que se enquadram na categoria de ativo intangível: marcas; softwares; títulos e periódicos; patentes; direitos autorais; entre outros. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis determina que um ativo intangível é identificado como tal quando: for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou com um contrato, ativo ou passivo, relacionado, independentemente da intenção de uso pela entidade; ou resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais, independentemente da possibilidade de serem transferidos ou separados da entidade ou de outros direitos e obrigações. Após a identificação, é feito o reconhecimento do ativo. Entretanto, a inserção deste nas demonstrações contábeis ocorre apenas se: for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; ou o custo do ativo puder ser mensurado com confiabilidade. Para avaliar a probabilidade de geração de benefícios econômicos futuros, a instituição deverá utilizar premissas razoáveis e comprováveis, representando a melhor estimativa da administração. Além disso, o custo do ativo é relacionado ao fluxo de benefícios econômicos atribuíveis a seu uso e é julgado pela própria empresa. Assim, após seu reconhecimento inicial, o ativo intangível deverá ser objeto de mensuração com base em seu custo, deduzidas possíveis perdas e sua amortização acumulada. Nesse cenário, julgue os itens a seguir.


I É um critério para a mensuração do ativo intangível a revisão da vida útil.

II É um critério para a mensuração do ativo intangível a identificação de eventual valor residual.

III É um critério para a mensuração do ativo intangível a amortização do ativo intangível em cima da vida útil considerada.

IV É um critério para a mensuração do ativo intangível a provisão para a desvalorização do valor recuperável do ativo se for o caso (impairment).


A quantidade de itens certos é igual a

    A) 0.

    B) 1.

    C) 2.

    D) 3.

    E) 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...