Questões de Contabilidade Privada

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Uma empresa comercializa uma mercadoria importada e fez a aquisição de um único lote pagando ao fornecedor no exterior o valor correspondente a R$ 2.000.000,00. A empresa assumiu também os seguintes gastos para dispor da mercadoria em condições de venda e pagou:

− R$ 200.000,00 de frete marítimo para trazer a mercadoria até um porto no Brasil.

− R$ 80.000,00 de taxas e tarifas alfandegárias para ingresso da mercadoria no país.

− R$ 20.000,00 de imposto de importação não recuperável.

− R$ 50.000,00 para transporte da mercadoria do porto até a sede da empresa.

− R$ 30.000,00 de impostos nacionais que serão compensáveis (recuperáveis) com os impostos que incidem no momento da venda.

Sabe-se que a empresa não tinha saldo de estoque antes desta compra e que vendeu oitenta por cento (80%) do lote adquirido pelo valor líquido de tributos de R$ 2.500.000,00. O Lucro Bruto apurado pela empresa, exclusivamente em relação à parcela do lote vendido, foi, em reais:

  • A. 900.000,00.
  • B. 596.000,00.
  • C. 620.000,00.
  • D. 636.000,00.
  • E. 796.000,00.

Julgue os itens subsecutivos, relativos a aspectos contábeis. Antes da realização de um contrato de aluguel, os valores gastos com a manutenção do imóvel devem ser classificados como despesas correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Caixa Sobrando S.A. realizou diversas aplicações em ativos financeiros durante o 2o semestre de 2014, cujas características são apresentadas na tabela seguinte:

Os valores que deveriam ser evidenciados pela empresa Caixa Sobrando S.A. no seu Balanço Patrimonial de 31/12/2014, para os títulos destinados para venda imediata, para os títulos que serão mantidos até o vencimento e para os títulos disponíveis para venda futura são, respectivamente, em reais,

  • A. 200.000,00; 307.850,70; 400.000,00.
  • B. 202.000,00; 310.000,00; 406.000,00.
  • C. 204.838,50; 307.850,70; 404.000,00.
  • D. 204.838,50; 310.000,00; 404.000,00.
  • E. 202.000,00; 307.850,70; 406.000,00.

No dia 01/12/2013 a empresa Comércio de Bugigangas S.A. realizou as seguintes vendas de mercadorias:

− Venda para receber a longo prazo no valor nominal de R$ 394.435,53.

− Venda à vista: R$ 400.000,00.

Se a empresa tivesse realizado somente vendas à vista, o valor total das vendas seria R$ 750.000,00. Sabendo-se que a empresa utilizava a taxa de juros de 0,8% ao mês para as vendas a prazo, a Comércio de Bugigangas S.A. reconheceu na Demonstração do Resultado de 2013, especificamente com relação às vendas efetuadas em 01/12/2013, Receita de Vendas igual a

  • A. R$ 794.435,53, apenas.
  • B. R$ 750.000,00 e Receita Financeira = R$ 2.800,00.
  • C. R$ 750.000,00 e Receita Financeira = R$ 6.000,00.
  • D. R$ 750.000,00, apenas.
  • E. R$ 400.000,00 e Receita Financeira = R$ 44.435,53.

Considere que a Cia. Imobiliária S.A. seja proprietária de três imóveis com as seguintes características:

− Imóvel 1 – destinado para ser utilizado nas atividades da empresa.

− Imóvel 2 – mantido pela empresa sem a intenção de venda, mas não utilizado em suas atividades.

− Imóvel 3 – mantido pela empresa para futura expansão da fábrica.

Na divulgação do seu Balanço Patrimonial, a empresa deve evidenciar o Imóvel 1, o Imóvel 2 e o Imóvel 3, respectivamente, no grupo do ativo

  • A. Imobilizado, Imobilizado e Imobilizado.
  • B. Imobilizado, Investimentos e Investimentos.
  • C. Imobilizado, Investimentos e Imobilizado.
  • D. Investimentos, Investimentos e Realizável no Longo Prazo.
  • E. Investimentos, Imobilizado e Realizável no Longo Prazo.

O valor do saldo de estoque remanescente evidenciado no Balanço Patrimonial de 31/12/2013 foi, em reais,

  • A. 400.000,00.
  • B. 410.000,00.
  • C. 350.000,00.
  • D. 340.000,00.
  • E. 330.000,00.

Uma empresa comercial adquiriu, em 02/01/2014, estoques no valor total de R$ 250.000,00. O valor dos impostos recuperáveis incluídos no preço de compra era R$ 25.000,00. Durante o ano de 2014 a empresa vendeu 90% deste estoque pelo valor total de R$ 400.000,00, estando incluídos R$ 40.000,00 de impostos sobre a venda. A demonstração do resultado bruto com vendas do ano de 2014 era a seguinte:

Receita Bruta de Vendas ............................................................................................................ 400.000,00

(−) Impostos sobre Vendas .......................................................................................................... (40.000,00)

(=) Receita Líquida de Vendas .................................................................................................... 360.000,00 (−) Custo das Mercadorias Vendidas ........................................................................................... (202.500,00)

(=) Resultado Bruto com Vendas ................................................................................................ 157.500,00

Sabendo que não havia estoques iniciais e que a empresa não consumiu nenhum outro insumo ou serviço de terceiros, o Valor Adicionado Gerado pela empresa em 2014 foi, em reais,

  • A. 157.500,00.
  • B. 150.000,00.
  • C. 197.500,00.
  • D. 175.000,00.
  • E. 135.000,00.

Sabendo-se que não houve necessidade de ajuste por impairment, o valor contábil desta máquina evidenciado no Balanço Patrimonial de 31/12/2014 para fins societários foi, em reais,

  • A. 17.000.000,00.
  • B. 16.250.000,00.
  • C. 13.000.000,00.
  • D. 14.000.000,00.
  • E. 15.200.000,00.

O valor correspondente ao caixa consumido ou gerado pelas Atividades Operacionais no ano de 2014 foi, em reais,

  • A. 9.500,00 positivo.
  • B. 27.500,00 negativo.
  • C. 17.500,00 positivo.
  • D. 25.000,00 positivo.
  • E. 22.500,00 positivo.

Em 31/12/2012 uma empresa adquiriu um caminhão para uso em sua atividade pelo valor total de R$ 900.000,00, o qual foi pago à vista. A empresa definiu a vida útil do caminhão em 1.600.000 quilômetros rodados e o valor esperado de venda líquido para o caminhão, no final da vida útil definida, em R$ 100.000,00. A empresa calcula a despesa de depreciação, para fins societários, em função da quilometragem rodada pelo caminhão, e sabe-se que a vida útil para fins fiscais para caminhões é definida em 5 anos. Para a elaboração do Balanço Patrimonial de 31/12/2014, as seguintes informações são conhecidas:

− O caminhão rodou 300.000 quilômetros até 31/12/2014.

− O valor justo líquido de despesa de venda do caminhão era R$ 700.000,00.

− O valor em uso do caminhão foi calculado em R$ 780.000,00.

O valor contábil do caminhão evidenciado no Balanço Patrimonial de 31/12/2014 foi, em reais,

  • A. 540.000,00.
  • B. 700.000,00.
  • C. 780.000,00.
  • D. 750.000,00.
  • E. 731.250,00.
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