Questões de Contabilidade Privada

Lista completa de Questões de Contabilidade Privada para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando tratamos das Variações Ativas Orçamentárias, podemos airmar corretamente que compreendem:

  • A. 1) receitas que representam a arrecadação bruta dos recursos, em cumprimento às Leis pertinentes; 2) Interferências Passivas que signiicam as Incorporações e Desincorporações de Receitas e Despesas entre as Unidades Gestoras, mantendo paridade com as Interferências Passivas; e 3) Mutações Ativas que reletem o resultado de gestão de cada Unidade Gestora, em virtude da execução orçamentária basicamente das arrecadações de créditos recebidos e aquisições de bens e serviços.
  • B. 1) receitas que representam a arrecadação antecipada dos recursos, em cumprimento às Leis pertinentes; 2) Interferências Ativas que signiicam as Doações e Benefícios de Receitas e Despesas entre as Unidades Gestoras, mantendo correlação com as Interferências Passivas; e 3) Mutações Ativas que reletem o equilíbrio do resultado de gestão de cada Unidade Gestora, em virtude da execução orçamentária basicamente das operações de resgate de créditos recebidos e aquisições de bens e valores.
  • C. 1) receitas que representam a arrecadação líquida dos recursos, em cumprimento às Leis pertinentes; 2) Interferências Ativas que signiicam as Incorporações e Desincorporações de Receitas e Despesas entre as Unidades Gestoras, mantendo correlação com as Interferências Passivas; e 3) Mutações Ativas que reletem o equilíbrio do resultado de gestão de cada Unidade Gestora, em virtude da execução orçamentária basicamente das operações de resgate de créditos recebidos e aquisições de bens e valores.
  • D. 1) receitas que representam a arrecadação bruta dos recursos, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal; 2) Interferências Ativas que signiicam as transações e negociações com Receitas e Despesas entre as Unidades Prestadoras, mantendo correlação com as Interferências Passivas; e 3) Mutações Ativas que reletem o equilíbrio do resultado de gestão de cada Unidade Prestadora, em virtude da execução orçamentária basicamente das operações de resgate de créditos recebidos e aquisições de bens e serviços.
  • E. 1) receitas que representam as doações dos recursos, em cumprimento às Leis complementares; 2) Interferências Passivas que signiicam as Incorporações e Desincorporações de Receitas e Despesas entre as Unidades Credoras, mantendo unidade com as Interferências Passivas; e 3) Mutações Passivas que reletem o equilíbrio do resultado da arrecadação de cada Unidade Gestora, em virtude da execução orçamentária, basicamente das operações de antecipação de créditos recebidos e subvenção de bens e valores.

Com referência aos métodos de avaliação de estoques, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma empresa que adote a sistemática de inventário permanente tenha adquirido matérias-primas de seu fornecedor e as tenha devolvido por não atenderem aos requisitos de qualidade da empresa. Nesse caso, o lançamento a crédito realizado pela empresa, quando da devolução, deverá ser realizado na conta de estoques.

  • C. Certo
  • E. Errado

No momento em que se dá a entrada do paciente no hospital, deve ser aberta uma Guia de Internamento ou internação. Quanto a este procedimento, é correto airmar que:

  • A. É o documento contábil no qual são acumulados os seus custos individuais, ou seja, todos os custos de acordo com os serviços recebidos pelo paciente durante sua estada no hospital. A determinação exata do custo de cada serviço só́ pode ser feita ao inal de cada período mensal. Isso exige que o hospital se utilize de sistemas de custo-padrão: o total de custos de cada Centro e o número total de unidades de serviços a serem produzidas no período são previstos e depois comparados com o efetivo. Eventuais variações, tanto credoras quanto devedoras, podem ser alocadas diretamente para a conta de resultados.
  • B. É o documento contábil no qual são acumulados os seus gastos individuais, ou seja, todos os gastos do paciente, de acordo com os serviços do paciente durante sua estada no hospital. A determinação exata do custo de cada serviço deve ser feita ao inal de cada período anual. Isso exige que o hospital se utilize de sistemas de custeio: o total de custos de cada atividade e o número total de serviços a serem produzidos no período são revistos e comprados com o recurso faturado. Eventuais variações, tanto de fornecedores quanto de clientes, podem ser atribuídas diretamente para a conta de resultados.
  • C. É o documento contábil no qual são calculados os seus dispêndios individuais, ou seja, todas as atribuições cabíveis, de acordo com os serviços autorizados para o paciente durante sua estada no leito. A deinição exata do custo de cada beneicio só́ pode ser feita ao inal de cada período semanal. Isso exige que o hospital se utilize de sistemas de custo por atividade: o total de custos de cada atividade e o número total de atividades e serviços a serem produzidos no período são previstos e depois comprados, ou contratados. Eventuais variações, tanto credoras quanto devedoras, podem ser alocadas diretamente para a conta de resultados.
  • D. É o documento contábil no qual são averiguados os seus custos individuais, ou seja, todos os custos recebidos pelo paciente durante sua estada no hospital. A determinação exata do custo de cada serviço só́ pode ser feita ao inal de cada período anual. Isso exige que o hospital se utilize de sistemas de custo por ¬padrão: o total de custos de cada entrada e o número total de unidades de serviços no período, ou saídas, são previstos e depois comparados com o efetivo. Eventuais variações, tanto credoras quanto devedoras, podem ser alocadas diretamente para a conta de resultados.
  • E. É o documento contábil no qual são acumulados os seus custos individuais, ou seja, todos os custos de acordo com os serviços recebidos pelo paciente durante sua estada no hospital. A determinação exata do custo de cada serviço só́ pode ser feita ao inal de cada período mensal. Isso exige que o hospital se utilize de sistemas de custos em que o total de custos de cada atividade e o número médio de unidades de serviços a serem produzidas no período são previstos e depois computados como efetivos. Eventuais variações, tanto de receitas quanto de despesas, podem ser ajustadas deinitivamente para a conta do paciente.

Com referência aos métodos de avaliação de estoques, julgue os itens que se seguem.

Se uma empresa que opera em ambiente inflacionário adotasse o critério PEPS para controlar seus estoques, a avaliação dos estoques geraria um estoque final menor que o criado com a adoção de outros critérios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta quanto ao princípio contábil confrontação das despesas com as receitas.

  • A.

    Este princípio diz-nos que, uma vez adotado determinado processo, entre os vários possíveis que podem atender a um mesmo princípio geral, ele não deverá ser mudado com demasiada frequência quanto às receitas e despesas.

  • B.

    Determina que a contabilidade deve captar e registrar eventos e transações suscetíveis de avaliação monetária, tanto da despesa, quanto da receita.

  • C.

    Demonstra que as despesas são atribuídas aos períodos de acordo com as receitas a que se referem, isto é, de acordo com a data do fato gerador e não quando são pagas em dinheiro.

  • D.

    As despesas são registradas pelo valor pago, e seu valor inscrito não pode ser alterado no momento do vencimento. Já as receitas são registradas pelo valor recebido, porém, pelo valor integral recebido no momento do fato gerador.

  • E.

    Deve-se registrar na contabilidade todos os atos e fatos gerados, independente se é receita ou despesa. Sendo que o confronto entre receita e despesa irá gerar o resultado do exercício.

Com referência aos métodos de avaliação de estoques, julgue os itens que se seguem.

Caso uma empresa compre para revender mercadorias cujos preços apresentem, continuamente, redução em seus valores de aquisição (deflação), o estoque desses itens pelo critério UEPS tenderá a apresentar saldos finais maiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A corrente de pensamento contábil, que adota como teoria fundamental a personificação das contas, divide o patrimônio

  • A.

    em contas de resultado e contas patrimoniais.

  • B.

    em contas integrais e contas diferenciais.

  • C.

    em contas de proprietários e contas de agentes consignatários e correspondentes.

  • D.

    em contas integrais e contas patrimoniais.

  • E.

    em contas de proprietários e contas de resultado.

Ao calcularmos o fluxo de caixa de um projeto de uma grande empresa que utiliza capital próprio e de terceiros em sua estrutura de capital, podemos fazê-lo sob o ponto de vista da empresa e sob o ponto de vista dos acionistas.

Ao fazê-lo pelo ponto de vista da empresa, ou seja, calculando o fluxo de caixa global do projeto, deve-se levar em consideração nos cálculos

  • A.

    o percentual de capital próprio na estrutura de capital da empresa.

  • B.

    a depreciação, mesmo não sendo uma saída de caixa.

  • C.

    os dividendos distribuídos.

  • D.

    os juros.

  • E.

    as amortizações financeiras.

O gestor público toma suas decisões, muitas vezes, baseado nas demonstrações contábeis e na qualidade dos fatos contábeis registrados nesses relatórios. Por isso, é importante que os fatos contábeis sejam registrados conforme a legislação vigente. A respeito disso, analise a sequência dos fatos contábeis abaixo (ocorridos em uma empresa pública ligada ao Ministério das Cidades) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da classificação desses fatos.

1. Aquisição de uma locomotiva nova para uso da empresa no transporte de passageiros, a prazo.

2. Pagamento de despesa com refeições, em dinheiro.

3. Pagamento de financiamento antes do vencimento com desconto de 5%.

  • A. 1. Diminutivo/ 2. Permutativo/ 3. Aumentativo.
  • B. 1. Permutativo diminutivo/ 2. Misto/ 3. Modificativo.
  • C. 1. Modificativo/ 2. Permutativo/ 3. Diminutivo.
  • D. 1. Modificativo aumentativo/ 2. Permutativo/ 3. Misto diminutivo.
  • E. 1. Permutativo/ 2. Modificativo diminutivo/ 3. Misto aumentativo.

  • A.

    projeto A deve ser escolhido, independentemente do custo de capital.

  • B.

    projeto A deve ser escolhido se o custo de capital for menor do que 50% ao ano.

  • C.

    projeto B deve ser escolhido, independentemente do custo de capital.

  • D.

    projeto B deve ser escolhido se o custo de capital for maior do que 50% ao ano.

  • E.

    projeto B deve ser escolhido se o custo de capital for menor que a TIR incremental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...