Lista completa de Questões de Contabilidade Privada para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Regime de competência é
aquele em que apenas a despesa do exercício pertence ao exercício.
aquele em que a receita é reconhecida no período em que é arrecadada e a despesa paga nesse mesmo período.
o que compreende, exclusivamente, todos os recebimentos e pagamentos efetuados no exercício, mesmo aqueles relativos a períodos contábeis anteriores.
aquele em que apenas a receita do exercício pertence ao exercício.
Contabilidade Privada - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Uma empresa optante pelo Lucro Presumido que esteja, devido ao seu tipo de atividade, enquadrada na base de cálculo de 32% de presunção de lucro terá sua alíquota de Imposto de Renda Pessoa Jurídica aplicada diretamente sobre seu valor de nota fiscal no percentual de
2,88%
4,8%
15%
32%
100%
Contabilidade Privada - Operações com Mercadorias - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As deduções de vendas são representadas pelas contas de vendas canceladas e devoluções, impostos e
custos de produção.
matérias-prima.
produtos acabados.
abatimentos
custos de produção.
Contabilidade Privada - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - Instituto Graça Aranha - 2012
A Demonstração do Resultado do Exercício DRE, tem como objetivo principal:
Apresentar de forma horizontal resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
É um demonstrativo auxiliar de caráter não obrigatório, que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário
Evidenciar tanto para o ativo quanto para o passivo a parcela que corresponde ao "circulante" da empresa e ao "nãocirculante".
Instrumento para melhor tomada de decisão do Administrador
Apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses;
Contabilidade Privada - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao imposto sobre a renda para pessoas jurídicas (IRPJ), ao imposto operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), à contribuição social sobre o lucro (CSLL) e às participações governamentais sobre a tributação, julgue os próximos itens.
As empresas contribuintes do IRPJ tributadas com base no lucro real devem adicionar ao lucro líquido os custos, as despesas, os encargos e demais valores não dedutíveis, como multas fiscais pagas.
Com relação às demonstrações contábeis, indique a opção incorreta.
O Balanço Patrimonial mostra: (a) as fontes de onde provieram os recursos utilizados para a empresa operar - Passivo e Patrimônio Líquido; e (b) os bens e direitos em que esses recursos se acham investidos.
É interessante notar que o Ativo mostra o que existe concretamente na empresa, não deixando margem para exceções. Todos os bens e direitos podem ser comprovados por documentos, tocados ou vistos.
A legislação atual indica a elaboração da demonstração do valor adicionado para as companhias abertas. Essa demonstração tem valor apenas para os órgãos governamentais; não há qualquer interesse para as demais entidades que se relacionam com a empresa (acionistas, bancos etc) nem serve para avaliar nenhum aspecto da empresa.
O Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido mostram a origem dos recursos que se acham investidos no Ativo. Especificamente, o Patrimônio Líquido não representa nada de concreto.
O Passivo Exigível tem valor líquido e certo no que se refere àquelas dívidas assumidas junto a terceiros, como bancos, fornecedores, empregados. No que se refere, porém, a débitos fiscais e previdenciários em atraso, praticamente nenhuma empresa os atualiza corretamente.
Contabilidade Privada - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao imposto sobre a renda para pessoas jurídicas (IRPJ), ao imposto operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), à contribuição social sobre o lucro (CSLL) e às participações governamentais sobre a tributação, julgue os próximos itens.
Se determinadas despesas já tiverem sido consideradas na contabilidade da empresa, mas sua dedutibilidade, para fins de CSLL, só for ocorrer em períodos posteriores, a contrapartida dessa despesa contabilizada será uma conta de ativo que representa a referida contribuição.
Com relação às demonstrações contábeis, indique a opção correta.
Como as modificações no patrimônio líquido produzidas por receitas e despesas afetam a riqueza dos proprietários, elas são retratadas na Demonstração do Resultado que é uma peça de caráter eminentemente financeiro.
O Balanço Patrimonial evidencia como a empresa passou de determinada posição de investimentos e financiamentos para outra posição, ou seja, quais os recursos adicionais de que a empresa se utilizou e onde os aplicou.
Considerando aspectos sobre o Ativo Circulante, os valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do Balanço Patrimonial são denominados Direitos Realizáveis.
O Ativo engloba, basicamente, dois tipos de itens: (a) aqueles cujo valor é absolutamente indiscutível porque se acha estampado, ou seja, possuem o chamado valor de face; e (b) as mercadorias e os bens do ativo imobilizado cujo valor depende de avaliação.
O Realizável a Longo Prazo compreende exatamente as mesmas contas do Ativo Circulante cujo prazo de realização seja superior a um ano ou ao ciclo operacional se este for superior a um ano.
A empresa Metropolitana de Transportes Ltda apresenta os seguintes dados financeiros e contábeis para os períodos de 2009 e 2010:
É correto o que consta em
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
No Balanço Patrimonial, nos termos da lei societária vigente, as contas são classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que registrem e são agrupadas de forma a facilitar o conhecimento e a análise da situação
financeira, somente
econômica, somente
patrimonial, somente
econômica e financeira, somente
patrimonial, econômica e financeira
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...