Questões de Contabilidade Privada

Lista completa de Questões de Contabilidade Privada para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os livros utilizados pelas empresas na escrituração de suas operações são muitos e dependem, principalmente, do porte e da forma jurídica da constituição das empresas. Entretanto, em praticamente todas elas, o Livro Diário, que registra em ordem cronológica rigorosa todas as operações, é obrigatório. Independentemente dos livros utilizados, eles e os documentos contábeis que suportam os lançamentos têm que ser guardados e mantidos pelas empresas em bom estado de conservação, por prazos próprios, nos termos da legislação vigente. Nesse contexto, qual é o prazo de guarda e manutenção do Livro Diário em bom estado de conservação?

  • A. 5 anos
  • B. 10 anos
  • C. 20 anos
  • D. 35 anos
  • E. Permanente

  • A.

    I e II são custos fixos.

  • B.

    III e IV são custos diretos.

  • C.

    II é um custo variável.

  • D.

    II e V são custos indiretos.

  • E.

    V é um custo direto.

A demonstração dos fluxos de caixa é o relatório contábil que tem por finalidade evidenciar as operações realizadas pela empresa as quais provoquem alterações no saldo de caixa e equivalentes de caixa.

Tal demonstração tem sua elaboração determinada pela Lei das Sociedades por Ações, sendo obrigatória para todas as sociedades anônimas de capital aberto, mas só o sendo para as sociedades anônimas de capital fechado que, na data do balanço, apresentarem valor igual ou superior a dois milhões de reais de

  • A.

    ativo imobilizado

  • B.

    capital realizado

  • C.

    capital subscrito

  • D.

    lucro operacional bruto

  • E.

    patrimônio líquido

Instruções: Utilize as informações a seguir para responder às questões de números 26 e 27.

A Cia. Mamoré, que adota o inventário permanente de estoques, vendeu 180.000 unidades de um produto de sua fabricação ao preço unitário de R$ 10,00. Na operação, houve a incidência dos seguintes impostos:

− ICMS à alíquota de 18%;

− PIS (incidência cumulativa) à alíquota de 0,65%; e

− COFINS (incidência cumulativa) à alíquota de 3%.

O preço de custo das mercadorias vendidas correspondeu a 60% do preço unitário de venda.

O lucro bruto auferido pela companhia nessa operação foi, em reais, de

  • A.

    384.300,00.

  • B.

    396.000,00.

  • C.

    720.000,00.

  • D.

    330.300,00.

  • E.

    108.000,00.

De posse da relação de contas abaixo, indique o valor dos BENS, DIREITOS e da RIQUEZA LÍQUIDA opção correta.

  • A.

    Bens – 51.500; Direitos – 26.500 e Riqueza Líq. – 46.500

  • B.

    Bens – 60.000; Direitos – 18.000 e Riqueza Líq. – 55.000

  • C.

    Bens – 60.000; Direitos – 18.500 e Riqueza Líq. – 56.000

  • D.

    Bens – 51.500; Direitos – 27.000 e Riqueza Líq. – 56.000

  • E.

    Bens – 51.500; Direitos – 21.500 e Riqueza Líq. – 45.000

No mês de outubro, determinada empresa efetuou um lançamento contábil mediante o qual debitou a conta provisão para crédito de liquidação provisória (ativo) e creditou duplicatas a receber (ativo).

Na situação acima descrita, o lançamento contábil decorreu

  • A.

    da reversão da provisão de crédito de liquidação duvidosa constituída anteriormente.

  • B.

    do recebimento de duplicatas que haviam sido consideradas incobráveis no exercício anterior.

  • C.

    da constituição de provisão para crédito de liquidação duvidosa referente a vendas realizadas a prazo no mês.

  • D.

    da baixa de duplicatas consideradas incobráveis.

  • E.

    do reconhecimento de despesa com possíveis perdas de valores a receber.

Uma empresa, com numerosos registros em determinadas contas e com grande parte deles realizados fora do estabelecimento sede, pode fazer a escrituração do Livro Diário por totais, desde que utilize livros auxiliares para o respectivo registro individual, o que torna obrigatórios esses livros auxiliares. No Livro Diário, serão registrados os totais, referenciando as páginas em que as operações foram lançadas, detalhadamente, nos livros auxiliares, e conservando a guarda dos documentos que permitam a sua adequada identificação. O prazo máximo permitido para a realização desse tipo de registro resumido no Livro Diário, somente por totais, com detalhamento em livros auxiliares, em dias, é de

  • A. 15 dias
  • B. 30 dias
  • C. 45 dias
  • D. 60 dias
  • E. 90 dias

É uma conta classificada no patrimônio líquido de uma companhia:

  • A.

    Provisão para Contingências.

  • B.

    Reserva de Ágio na Emissão de Ações.

  • C.

    Dividendos a Pagar.

  • D.

    Receitas Diferidas.

  • E.

    Ágio na Aquisição de Investimentos.

O Pagamento de Juros é considerado como um Fato Contábil de qual tipo?

  • A.

    Modificativo.

  • B.

    Permutativo.

  • C.

    Compensativo.

  • D.

    Analítico.

  • A.

    2.250.000,00.

  • B.

    2.210.000,00

  • C.

    2.230.000,00.

  • D.

    2.240.000,00.

  • E.

    2.200.000,00.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...