Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lançamento contábil de uma venda será feito pela emissão da nota fiscal e efetiva entrega da mercadoria, independentemente do recebimento da duplicata. Essa afirmativa diz respeito ao Princípio:
da Continuidade
da Competência
da Entidade
da Oportunidade
São Princípios Fundamentais de Contabilidade, EXCETO:
Entidade e Prudência
Prudência e Registro pelo Valor Original
Consistência e Materialidade
Entidade e Continuidade
O conceito contábil que trata da autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com o dos sócios ou proprietários, denomina-se
competência.
continuidade.
materialidade
conservadorismo.
entidade.
De acordo com a legislação das Sociedades Anônimas, os Estoques de Mercadorias devem ser valorizados a preço de custo ou mercado, dos dois o menor, este procedimento está relacionado com o "Princípio / Convenção Contábil Geralmente Aceito"
Custo como base de valor
Consistênci
Materialidade
Objetividade
Conservadorismo
A Resolução CFC-750/93 estabeleceu como Princípios Fundamentais da Contabilidade, os princípios da:
Na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, é correto afirmar que:
havendo completa cessação das atividades da entidade, os valores diferidos não poderão mais ser convertidos em despesas.
as variações patrimoniais não são reconhecidas quando não há certeza definitiva de sua ocorrência.
no recebimento de doação pela entidade, o registro deve ser feito pelo valor de mercado.
a utilização da moeda do País nos registros contábeis assegura a representação de unidade constante de poder aquisitivo.
a apropriação de receitas e despesas é vinculada ao recebimento de numerário ou ao desembolso de caixa.
Abaixo estão cinco assertivas relacionadas com os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Assinale a opção que expressa uma afirmação verdadeira.
A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, exceto no caso de sociedade ou instituição, cujo patrimônio pode confundir-se com o dos sócios ou proprietários.
Da observância do Princípio da Oportunidade resulta que o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado.
A apropriação antecipada das prováveis perdas futuras, antes conhecida como Convenção do Conservadorismo, hoje é determinada pelo Princípio da Competência.
A observância do Princípio da Continuidade não influencia a aplicação do Princípio da Competência, pois o valor econômico dos ativos e dos passivos já contabilizados não se altera em função do tempo.
Para o cálculo da Provisão do IBNR, conforme regulamenta a Resolução CNSP nº 059/00, a seguradora
deverá utilizar critérios próprios, caso não tenha operado em determinado ramo de seguro, durante o período de tempo mínimo que deva servir de base para o seu cômputo.
deverá informar à SUSEP, até 31 de dezembro de cada ano, a estatística sobre os sinistros estimados e os avisados (pagos ou não), considerando os períodos de ocorrência e aviso, por ramo (ou grupo de ramos), conforme modelo de apresentação de dados estabelecidos pela SUSEP.
não poderá considerar as operações de cosseguro e resseguro.
poderá escolher os ramos que servirão de base, desde que comunique à SUSEP com, no mínimo, 60 dias de antecedência.
poderá utilizar o método que considere mais adequado para o cálculo do montante e determinar o critério de reavaliação desta provisão, devendo ser encaminhada Nota Técnica Atuarial à SUSEP, com a sua descrição.
Sabe-se que a Resolução 2.682 dispõe sobre critérios de classificação das operações de crédito e regras para constituição de provisão para créditos de liquidação duvidosa.
O Art. 1. determina que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem classificar as operações de crédito, em ordem crescente de risco, nos níveis definidos abaixo:
Qual das alternativas descreve os níveis de risco definidos pelo Banco Central do Brasil?
I-nível AA / II-nível A / III-nível B / IV-nível C / V-nível D
I-nível AA / II-nível A / III-nível B / IV-nível C / V-nível D / VI-nível E
I-nível AA / II-nível A / III-nível B / IV-nível C / V-nível D / VI - nível E / VII - nível F
I-nível AA / II-nível A / III-nível B / IV-nível C / V-nível D / VI-nível E / VII-nível F / VIII-nível G
I-nível AA / II-nível A / III-nível B / IV-nível C / V-nível D / VI-nível E / VII-nível F / VIII-nível G e IX-nível H
As obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto, recebem a denominação:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...