Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
A apropriação, no final de um período, das despesas incorridas, como as com a folha de pagamento e os seus respectivos encargos, é procedimento decorrente do princípio da:
Continuidade.
Competência.
Atualização Monetária.
Entidade.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
São princípios fundamentais de contabilidade, EXCETO
Os registros contábeis de determinado ente municipal foram escriturados quatro meses após a ocorrência dos respectivos fatos administrativos. Isto configura uma desobediência ao princípio contábil denominado:
competência
continuidade
oportunidade
evidenciação
O lançamento contábil de uma venda será feito pela emissão da nota fiscal e efetiva entrega da mercadoria, independentemente do recebimento da duplicata. Essa afirmativa diz respeito ao Princípio da:
Continuidade
Competência
Entidade
Oportunidade
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, os estoques da companhia devem ser avaliados
preferencialmente, pelo sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).
pelo valor estimado da venda.
sempre pelo custo de aquisição.
pelo custo de reposição.
pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor.
A Cia. Alfa de Centauro adquiriu, em 1o de outubro de 20X0, uma apólice de seguro contra incêndio em suas instalações fabris, com vigência de 2 (dois) anos, por R$ 72 000,00. Em consonância com o Princípio da Competência dos Exercícios, deverá constar, no Balanço Patrimonial de 20X0 da companhia, como despesa do exercício seguinte, no grupo do Ativo Circulante, a importância, em R$, de:
72 000,00
63 000,00
48 000,00
36 000,00
9 000,00
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Com relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, assinale a opção incorreta.
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.
O Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL preconiza que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.
O Princípio da CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsíve
O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
e) O Princípio da PRUDÊNCIA indica que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Quando o Contador registra, no fim do exercício, uma variação cambial para atualizar a dívida em moeda estrangeira; quando faz provisão para crédito de liquidação duvidosa; ou quando faz um lançamento de ajuste do estoque ao preço de mercado está apenas:
cumprindo a sua obrigação profissional.
executando o regime contábil de competência.
cumprindo o princípio fundamental da prudência.
satisfazendo o princípio fundamental da entidade.
seguindo a convenção do conservadorismo.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Na avaliação de ativos financeiros temporários, quando da não existência de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro, a resolução CVM 235/95 considera como uma das formas de identificar o valor de mercado, aquele que:
se pode obter com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares, em um mercado ativo.
seria obtido com a negociação em um mercado ativo que corresponda a um processo de liquidação.
seria obtido em uma transação entre comprador e vendedor cujo valor corresponda ao valor futuro dos fluxos de caixa futuros.
representa o valor correspondente ao valor líquido futuro ajustado com base na taxa média de juros vigentes projetada para o vencimento do título.
se pode obter com a negociação em um mercado ativo que corresponda a uma transação compulsória.
Acerca de patrimônio, fatos contábeis, apuração e apropriação do resultado, reservas e demonstrativos contábeis, julgue os itens abaixo.
As reservas de capital não podem ser utilizadas para absorver prejuízos acumulados
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...