Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Privada - Participações Societárias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O recebimento de deságio originado da cessão de carteiras deve ser registrado a
crédito da sub-conta de provisão de prêmios não ganhos.
débito da conta provisão de insuficiência de prêmios.
crédito da conta de despesas com cessão de carteiras.
débito da conta de provisão de benefícios a conceder.
crédito da sub-conta de receita com prêmios de seguros.
Contabilidade Privada - Participações Societárias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos critérios legais e doutrinários sobre a avaliação dos elementos patrimoniais, assinale a opção correta.
O valor de mercado dos bens destinados a venda é o de sua provável realização acrescido das despesas necessárias à venda.
A amortização corresponde à perda de valor de direitos, quando não é possível se estimar seu prazo de existência ou utilização.
As obrigações em moeda estrangeira devem ser atualizadas, na data do balanço, à taxa cambial média do exercício.
As participações societárias avaliadas pelo custo de aquisição devem ser deduzidas de provisões para perdas prováveis na sua realização, quando tais perdas forem consideradas definitivas.
Contabilidade Privada - Participações Societárias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, para efeito de distribuição do dividendo obrigatório, constitui parcela não realizada do lucro líquido o(a)
rendimento ou ganho em operações cujo prazo de realização financeira ocorra no exercício subseqüente.
resultado líquido positivo da equivalência patrimonial.
Contabilidade Privada - Participações Societárias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com os critérios de avaliação do ativo estabelecidos na Lei das Sociedades por Ações, são passíveis de avaliação pelo valor de mercado
as mercadorias destinadas a venda, quando o custo de produção for menor.
as mercadorias fungíveis destinadas a venda, dependendo do costume mercantil aceito pela técnica contábil.
os créditos por vendas a prazo, quando nelas estiverem embutidos juros.
os produtos em fabricação, quando, deduzida a provisão para ajustá-los ao valor de mercado, este for superior ao custo de produção.
Em auditoria da demonstração de resultado da Cia. Brusque, o profissional encarregado obteve as seguintes informações dos registros contábeis e fiscais da sociedade, relativas ao exercício findo em 31/12/2005 (valores em R$)
Pelos estatutos da sociedade, as percentagens de participação dos empregados e dos administradores no lucro são, respectivamente, 10% e 5%. A companhia efetuou uma distribuição para os administradores e o auditor concluiu que o valor calculado pela companhia estava correto. O valor calculado corretamente foi, em reais, de
Contabilidade Privada - Participações Societárias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das operações contábeis típicas de uma empresa comercial julgue os itens a seguir.
O registro da aquisição de ações de outras companhias, a título de investimento permanente, aumentará o saldo do ativo permanente. Caso a empresa resolva vender ações classificadas no ativo permanente, com lucro, ocorrerá movimentação de contas nos grupos do ativo, mas o saldo do ativo total permanecerá inalterado após a operação.
Na apuração do resultado líquido do exercício da Cia Serrado é identificado um resultado líquido positivo de 150.000. Os estatutos da empresa determinam que os lucros líquidos devam ser distribuídos de acordo com os seguintes parâmetros: 40% para acionistas, 10% para Reservas Estatutárias e a Reserva Legal conforme determina a legislação.
Nos livros da empresa, antes dos registros da distribuição do resultado do exercício, foram identificados nas contas a seguir, os seguintes saldos: (Valores em R$)
A escrituração das companhias, na forma da legislação da sociedade por ações, será:
mantida em registros periódicos, com obediência aos preceitos da legislação comercial e da Lei que regula a sociedade por ações e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
mantida em registros permanentes, com obediência única aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis não uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de caixa.
mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e da Lei que regula a sociedade por ações, devendo observar métodos ou critérios financeiros uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e da Lei que regula a sociedade por ações e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
De acordo com a legislação societária, os investimentos relevantes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial. A alternativa que estabelece a caracterização de um investimento relevante é:
em cada sociedade coligada ou controlada, o valor contábil é igual ou superior a 10% do valor do patrimônio líquido da investidora
em cada sociedade coligada ou controlada, o valor contábil é igual ou superior a 50% do capital social realizado de cada sociedade investida
em cada sociedade coligada ou controlada, o valor contábil é igual ou superior a 50% do valor do patrimônio líquido das companhias investidas
no conjunto das sociedades coligadas ou controladas, o valor contábil é igual ou superior a 20% do valor do patrimônio líquido da sociedade investidora
Em relação à distribuição dos lucros das sociedades anônimas, é correto afirmar que:
quando o estatuto social for omisso, a empresa deve distribuir dividendos mínimos de 25% do lucro líquido de cada exercício, ajustado apenas pela reserva legal.
os juros sobre capital próprio podem substituir os dividendos como distribuição de lucro, desde que previsto no estatuto social da empresa.
uma empresa com prejuízo contábil poderá distribuir dividendos ou juros sobre capital próprio, caso tenha reservas de lucros de exercícios anteriores, desde que submeta essa distribuição à tributação do imposto de renda.
a distribuição de dividendos tem tributação de imposto de renda na fonte, com alíquota de 15%, podendo este imposto ser deduzido do valor devido no final do exercício
o crédito ou pagamento de juros sobre capital próprio poderá ser deduzido nas bases de IR e CSL nas empresas, desde que atendidas as regras da legislação fiscal, não sendo tributado nas empresas que receberem estes valores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...