Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o previsto na Lei 6.404/76, no patrimônio líquido, a entidade deve apresentar o capital pelo seu valor realizado. Para isso, o capital realizado deve ser evidenciado da seguinte forma:
Capital a integralizar (saldo credor) menos o capital autorizado (saldo devedor).
Capital integralizado (saldo credor) menos o capital subscrito (saldo devedor).
Capital subscrito (saldo credor) menos o capital autorizado (saldo devedor).
Capital autorizado (saldo credor) menos o capital social (saldo devedor).
Capital social (saldo credor) menos o capital a integralizar (saldo devedor).
Assinale a alternativa que representa a integralização do capital social da companhia em espécie.
A Contabilidade, que estuda os fenômenos ocorridos com o patrimônio ou a riqueza aziendal, é fundamental para avaliar o desempenho das organizações econômicas. Utilizando os princípios básicos dessa ciência, julgue os próximos itens.
O valor a recolher, referente ao pagamento de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), incidente sobre vendas, é registrado no passivo, por representar obrigação.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta com base nos princípios fundamentais de contabilidade.
O reconhecimento simultâneo das receitas e das despesas, quando correlatas, é decorrente do princípio da oportunidade.
Diante da vedação legal à correção monetária das demonstrações contábeis, a reavaliação é a alternativa imediata para o atendimento ao princípio da atualização monetária.
Como decorrência do princípio do registro pelo valor original, uma obrigação, uma vez integrada ao patrimônio, não pode ter seu valor intrínseco alterado.
Com base no princípio da competência, uma venda a prazo só deve ser registrada quando não houver nenhuma dúvida sobre o seu recebimento futuro.
A Resolução CFC 750/93 estabelece como princípios fundamentais de contabilidade:
A Cia Boa Nova está sendo acionada judicialmente em uma ação de valor relevante, datada de Outubro/2002, relativa a indenizações de perdas e danos, por parte de diversos clientes. O processo em questão é conseqüente de problemas provocados por produtos de fabricação da empresa colocados no mercado no período de agosto/ 2001 a fevereiro/2002. Ao final de 2005, os advogados, contratados pela empresa, enviaram um documento afirmando que as chances de a empresa reverter a situação negativa são muito remotas, ante provas e laudos periciais apensados ao processo pelos clientes. O desfecho final da ação está previsto para março de 2006. O procedimento contábil, de acordo com os fatos, é
registrar o valor das indenizações quando a ação judicial for encerrada pela aplicação do Princípio da Competência.
aplicar o Princípio Contábil da Prudência reconhecendo o passivo contingente através de provisão, baseada no valor da ação.
evidenciar o fato apenas em notas explicativas às demonstrações de 2005, aplicando o Princípio da Continuidade.
lançar o valor da ação como perdas no exercício de 2006, após o julgamento da ação e a condenação da empresa, com justificativa da aplicação do Princípio da Oportunidade.
reconhecer como erros de exercícios anteriores a 2005, tomando como base o Princípio do Registro pelo Valor Original.
A utilização de um dos princípios fundamentais de contabilidade constantes da Resolução CFC no 750/93 implica que a tradução do valor dos componentes patrimoniais deve ser feita sempre em moeda nacional, com o objetivo de homogeneização quantitativa dos mesmos. Esta afirmação refere-se ao Princípio
As variações no patrimônio da entidade devem ser registradas no momento em que ocorrem, mesmo que haja incerteza em relação à sua ocorrência e que seu valor possa apenas ser estimado. Um exemplo nesse sentido são as depreciações, uma vez que a vida útil do bem será sempre uma hipótese, mais ou menos fundada tecnicamente, porquanto dependente de diversos fatores de ocorrência aleatória; entretanto, caso as depreciações não sejam registradas, os dados sobre o patrimônio e, conseqüentemente, as demonstrações e relatos tornam-se incompletos e falseadas quaisquer conclusões, diagnósticos e prognósticos neles baseados.
O texto acima está relacionado ao Princípio Fundamental de Contabilidade
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e seu reflexo no patrimônio, julgue os itens seguintes.
O registro da venda antecipada fundamenta-se no princípio fundamental da oportunidade e no regime de competência.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e seu reflexo no patrimônio, julgue os itens seguintes.
Ao registrar a aquisição de ativos pelo valor pago no ato da compra, a empresa obedece ao princípio da continuidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...