Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Resolução do CFC 750/93, que trata sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade:
O princípio da continuidade não influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível;
O princípio da oportunidade não compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando apenas os aspectos físicos e monetários;
O uso da moeda do país na tradução do valor dos componentes patrimoniais não constitui imperativo de homogeneização quantitativa dos mesmos;
O princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
"A moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo", essa afirmação está enunciada no princípio:
Da competência;
Da entidade;
Da oportunidade;
Da atualização monetária.
As Normas Brasileiras de Contabilidade tem por objetivo principal:
Apenas orientar os contabilistas nas suas atividades;
Disciplinar, definir e uniformizar uma estrutura básica para as normas contábeis;
Somente estabelecer conceitos aplicados à contabilidade;
Julgar e punir os contabilistas;
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A decisão de adotar um maior ou um menor valor para os componentes do Ativo e do Passivo pode resultar no aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido. A alternativa adotada que diminui o Patrimônio Líquido, está de acordo com o Princípio da:
Competência.
Prudência.
Oportunidade.
Continuidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo o Princípio da Competência, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado no período em que ocorrerem. O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorre sua geração. De acordo com esse princípio, as receitas consideram-se realizadas e as despesas consideram-se incorridas, respectivamente:
pela geração natural de novos ativos, independentemente da intervenção de terceiros e pelo surgimento de um passivo com o correspondente ativo.
quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, com o desaparecimento concomitante de um ativo de igual ou maior valor e pelo surgimento de um passivo com o correspondente ativo.
pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros e pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo.
no recebimento efetivo de doações e subvenções e quando continua a existir o correspondente valor do ativo, por transferência de sua propriedade para terceiros.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma determinada empresa pagou em outubro de 2006, seis mil reais, referentes ao aluguel dos meses de outubro a dezembro. O valor total foi registrado em conta de despesa no mês do pagamento. O Princípio Contábil não observado foi o do (da):
oportunidade.
competência.
registro pelo valor original.
prudência.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Segundo o artigo 10o da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade de n. 750, de 29 de dezembro de 1993, a avaliação das contas patrimoniais é realizada em conformidade com o Princípio da Prudência e ganha ênfase quando é necessário fazer estimativas que envolvem incertezas de liquidez e exigibilidade. Em face do exposto, é INCORRETO afirmar que
a aplicação desse princípio implica avaliar os ativos sempre pelo menor valor e o passivo pelo maior valor.
a aplicação do Princípio da Prudência segue a correta aplicação do Princípio da Competência, isto é, somente se aplica às mutações posteriores do Patrimônio Líquido.
resulta no menor valor de patrimônio líquido quando se tem alternativas igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Contábeis.
a constituição de reservas e de provisões é uma possibilidade da aplicação correta do Princípio da Competência.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Os estoques podem ser avaliados segundo diversos critérios, como Custo Médio, PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai) ou UEPS (último que entra é o primeiro que sai). Considerando a legislação societária (Lei n. 6.404/76) e os Princípios Fundamentais de Contabilidade, é CORRETO afirmar que
os métodos Custo Médio e UEPS são os únicos aceitos para fins de preparação das demonstrações financeiras.
o PEPS, em situação (ambiente) de inflação, avalia os estoques pelo valor de custo mais recente e geralmente maior, aumentando o valor do custo das mercadorias vendidas e reduzindo o lucro de empresas comerciais.
o critério de avaliação dos estoques e os efeitos da mudança do critério devem ser evidenciados em notas explicativas.
o valor de custo de aquisição dos estoques compreende apenas o valor pago ou o valor de produção do bem.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
José Oliveira possui um imóvel de 2 andares, em cujo sobrado reside. O andar térreo do prédio é ocupado por uma panificação, também de sua propriedade. Na apuração de seu resultado no final do ano, José não se preocupa com o fato de misturar suas contas pessoais com as da panificação já que, segundo alega, "afinal de contas, é tudo despesa e receita minha mesmo". Nesta situação, o Princípio Fundamental de Contabilidade que está sendo frontalmente desrespeitado denomina-se:
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
"Deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão." O trecho em destaque refere-se ao Princípio da
prudência.
competência.
entidade.
oportunidade.
denominador comum monetário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...