Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A empresa Figueira S.A. ao estabelecer as taxas de depreciação optou por adotar as taxas fiscais, ainda que soubesse que seus ativos teriam vida útil econômica substancialmente diferente. Procedeu dessa forma para aumentar a depreciação do período, realizando assim menos pagamento de dividendos. Pode-se afirmar que a empresa NÃO atendeu ao princípio/ pressuposto da
neutralidade.
materialidade.
competência.
essência.
entidade.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com a alteração da norma contábil aplicável às empresas privadas, houve diversas modificações na estrutura das demonstrações contábeis e nos critérios de avaliação dos itens patrimoniais. Com relação à mensuração dos itens patrimoniais e de resultado e seus reflexos na evidenciação contábil, julgue os itens que se seguem.
Se o mercado para determinado instrumento financeiro não for ativo, a entidade estabelecerá o valor justo considerando o valor determinado pela última operação de compra e venda do respectivo ativo.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
A Cia. Pernambucana S/A apresentou o seguinte movimento de receitas e despesas:
Supondo-se que a empresa contabiliza suas operações de acordo com o princípio da competência, o resultado líquido de abril será
+ R $ 300,00
+ R$ 100,00
R $ 420,00
R $ 300,00
R$ 80,00
O Princípio Contábil da Prudência determina:
Que as alterações no Ativo e no Passivo resultem em aumentos e diminuições no Patrimônio Líquido.
Que a influência do valor econômico dos Ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimento dos Passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tenha prazo determinado, previsível ou previsto.
A adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido.
Que seja feito de imediato e com a extensão correta simultaneamente a Tempestividade e a Integridade do registro do Patrimônio e das suas mutações.
Uma empresa divide seu escritório com uma pessoa da família do proprietário e efetua mensalmente o rateio das despesas comuns como água, energia, etc., desta forma garantindo:
Princípio do denominador comum monetário.
Princípio de continuidade.
Realização da Receita.
Princípio da entidade.
Materialidade.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O conceito contábil que trata da autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com o dos sócios ou proprietários, denomina-se:
competência;
continuidade;
materialidade;
conservadorismo;
entidade.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
De acordo com a Legislação das Sociedades Anônimas, os Estoques de Mercadorias devem ser valorizadas a preço de custo ou mercado, dos dois o menor. Este procedimento está relacionado com o Princípio/Convenção Contábil Geralmente Aceito.
Custo como base de valor.
Consistência.
Materialidade
Objetividade.
Conservadorismo
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A obrigatoriedade do registro das variações patrimoniais, mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência, deve-se ao princípio:
da entidade;
da competência;
da oportunidade;
da prudência;
do registro pelo valor original.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2011
Assinale a alternativa que identifica o princípio a que se refere a afirmativa: o patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual:
Princípio da Entidade.
Princípio da Continuidade.
Princípio da Oportunidade.
Princípio do Registro pelo Valor Original.
O princípio da competência, usado em contabilidade, estabelece que os(as)
registros contábeis devem ser feitos por pessoal qualificado e competente para conduzir o processo.
documentos contábeis devem refletir fidedignamente as decisões no período sob análise.
períodos de competência para as decisões empresariais devem ser estabelecidos pela prática contábil aceita.
empresas devem manter registros competentes das consequências financeiras de suas decisões, no período em que ocorreram e nos períodos subsequentes.
receitas e as despesas devem ser consideradas no período em que ocorreram, quando se correlacionarem, independente do efetivo pagamento ou recebimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...