Lista completa de Questões de Contabilidade Privada do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Contabilidade, existe um livro atualmente obrigatório, que foi durante muito tempo facultativo, mas que, devido à sua eficiência, é indispensável em qualquer tipo de empresa. Ele consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza.Trata-se do(a):
Lajir.
Registro Sintético.
Razão
Lalur.
Registro Analítico.
"Ato de escriturar nos livros competentes os fatos administrativos duma azienda. O conjunto dos livros e registros de contabilidade duma azienda." O trecho acima refere-se ao conceito de:
Duplicatas
Escrituração
Patrimônio Líquido
Taxas
Em relação à escrituração contábil, é correto afirmar que as contas
representativas de ativos da entidade aumentam por crédito, exceto as contas redutoras, que aumentam por débito.
classificadas no Patrimônio Líquido podem ter saldo devedor ou credor, conforme a sua natureza.
classificadas no Passivo diminuem por crédito.
representativas de despesas têm sempre saldo credor.
do Ativo são estornadas por meio de um lançamento a débito da conta.
O demonstrativo auxiliar de caráter não obrigatório, que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário e razão, imprescindível para testar se o método de partidas dobradas foi obedecido pela escrituração contábil, método pelo qual os débitos devem corresponder à créditos de mesmo valor, cabendo verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores, e ser levantado mensalmente segundo a NBC T 2.7, unicamente para fins operacionais, não tendo obrigatoriedade fiscal, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados, deve demonstrar o seguinte: saldo inicial, valor creditado mensal, valor creditado acumulado, valor debitado mensal, valor debitado acumulado e saldo final. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos, o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC). Este documento contábil é o
Livro Diário.
Livro Razão.
Balanço Orçamentário.
Balancete de Verificação.
Balanço Patrimonial.
Entradas Modelo 1
Entrada e Saída do Selo de Controle Modelo 4
Impressão de Documentos Fiscais Modelo 5
Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência Modelo 6
Apuração do IPI Modelo 8
O Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) é o livro fiscal obrigatório para as pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, para nele apurarem a base de cálculo do imposto de renda (lucro real) e fazerem o controle dos ajustes realizados na apuração de tal base de cálculo.
Dentre as exclusões controladas, uma é a compensação de prejuízos fiscais, feita no LALUR, na parteA, em duas fichas
A, numa só ficha
B, em duas fichas
B, em três fichas
B, numa só ficha
Uma sociedade anônima que iniciou suas atividades em março de 2010, sujeita à tributação pelo lucro real e optante pela tributação em bases trimestrais, informou um lucro, no primeiro trimestre/2010, apurado na parte A do LALUR, de R$ 300.000,00.
Considerando exclusivamente as informações recebidas e as determinações da legislação tributária vigente, o imposto de renda devido por essa sociedade, em reais, é45.000,00
69.000,00
71.000,00
73.000,00
75.000,00
O SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital) prevê que os livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias serão emitidos de forma eletrônica e assinados digitalmente pelo contribuinte, por seu representante legal ou por quem a legislação pertinente indicar, seguindo as Normas da ICP- -Brasil, que é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.
A Certificação Digital garante os três princípios básicos da comunicação segura em ambiente de rede de computador: autenticidade, privacidade e inviolabilidade (segurança).
Com relação à segurança, dentre os principais requisitos oferecidos, está a autenticação que representa a garantia de
identificar as pessoas ou entidades envolvidas na comunicação.
possibilitar a identificação de todas as operações transmitidas de forma eletrônica pela rede.
estabelecer que o conteúdo de uma mensagem ou resultado de uma consulta não será alterado durante seu tráfego.
impossibilitar que o emissor de uma mensagem ou a pessoa que executou determinada transação de forma eletrônica venha, posteriormente, a negar sua autoria.
restringir o acesso às informações transmitidas de forma eletrônica pela rede às pessoas envolvidas no processo.
Contabilidade Privada - Escrituração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A escrituração fiscal digital da contribuição para o PIS/PASEP, da COFINS e da contribuição previdenciária sobre a receita (EFDcontribuições) é um conjunto de escrituração de documentos fiscais e de outras operações e informações de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil, em arquivo digital. Inclui também o registro de apuração das referidas contribuições, referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Com relação à EFD-contribuições, assinale a opção correta.
Estão dispensados de apresentação da EFD-contribuições os consórcios de empregadores.
A punição para a pessoa jurídica que deixar de apresentar a EFD-contribuições até o décimo dia útil do segundo mês subsequente àquele a que se refere a escrituração é uma multa no valor de 100% do valor apurado das contribuições devidas.
O arquivo retificador da EFD-contribuições produz efeitos quanto aos elementos da escrituração quando alterar débitos de contribuição que já tenham se tornado objeto de procedimento fiscal cujo início tenha sido comunicado à pessoa jurídica por meio de intimação.
A geração, o armazenamento e o envio do arquivo digital dispensam o contribuinte da guarda dos documentos que deram origem às informações neles constantes, na forma e nos prazos estabelecidos pela legislação aplicável.
As pessoas jurídicas sujeitas à tributação do imposto sobre a renda com base no lucro presumido estão obrigadas a adotar e escriturar a EFD-contribuições em relação à contribuição para o PIS/PASEP.
Contabilidade Privada - Escrituração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de patrimônio público e variações patrimoniais, julgue os itens a seguir.
Os fatos financeiros e não financeiros relacionados às variações patrimoniais devem ser registrados, processados e evidenciados no subsistema de informações patrimoniais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...