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Na Contabilidade, existe um termo que se emprega no diário de três colunas quando há mais de um débito ou de um crédito para um mesmo lançamento, com o objetivo de simplificar ou de reduzir o número de lançamentos. Este termo é denominado:
complemento analítico.
diversos
complemento sintético.
contingente
conta complemento.
Contabilidade Privada - Lançamentos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
pagamento de dívidas no valor de R$ 6.000,00;
venda de mercadorias por R$ 5.000,00 com lucro de R$ 1.000,00;
venda de mercadorias por R$ 6.000,00;
recebimento de direitos no valor de R$ 7.000,00 com desconto de R$ 1.000,00;
recebimento de direitos no valor de R$ 5.000,00 com encargos de R$ 1.000,00.
Identifique a alternativa que apresenta o registro contábil adequado, decorrente da negociação de uma duplicata a receber (com vencimento em 30 dias), no valor de R$ 20.000,00 com encargos financeiros no valor de R$ 1.000,00:
Débito de R$ 19.000,00 em Banco c/ Movimento, Débito de R$ 1.000,00 em Despesas de Juros e Crédito de R$ 20.000,00 em Duplicatas Descontadas (no Passivo Circulante).
Débito de R$ 19.000,00 em Banco c/ Movimento, Débito de R$ 1.000,00emEncargos Financeiros a Apropriar e Crédito de R$ 20.000,00 em Duplicatas a Receber (noAtivo Circulante).
Débito de R$ 19.000,00 em Banco c/ Movimento, Débito de R$ 1.000,00emEncargos Financeiros a Vencer e Crédito de R$ 20.000,00 em Duplicatas Descontadas (no Passivo Circulante).
Débito de R$ 19.000,00 em Banco c/ Movimento, Débito de R$ 1.000,00emEncargos Financeiros a Apropriar e Crédito de R$ 20.000,00 em Duplicatas Descontadas.
Débito de R$ 20.000,00 em Banco c/ Movimento e Crédito de R$ 20.000,00 em Duplicatas Descontadas a Pagar (no Passivo Circulante).
Na vida real prática, os registros contábeis são realizados por lançamento no Livro Diário. O lançamento é constituído por cinco elementos essenciais: data completa, conta(s) a débito, conta(s) a crédito, histórico e valor.
O lançamento, por intermédio da chamada fórmula do lançamento, indica a quantidade de contas a debitar e a creditar. Nesse contexto um registro contábil que contemple 4 (quatro) contas a débito e 1 (uma) conta a crédito é feito por um lançamento deprimeira fórmula
segunda fórmula
terceira fórmula
quarta fórmula
quinta fórmula
Ao final de cada exercício social, torna-se necessário fazer o encerramento das contas de resultado para apurar o resultado do exercício, de forma contábil.
O encerramento das diversas contas de receitas ou das diversas contas de despesas é feito de uma só vez, mediante a redução dos respectivos saldos a zero, por um lançamento de1ª fórmula para receitas
2ª fórmula para receitas
3ª fórmula para receitas
1ª fórmula para receitas e despesas
4ª fórmula para receitas e despesas
A comercial P S/A, atuando no ramo de bebidas finas, adquiriu um equipamento de uso para a manutenção da temperatura ambiente ideal, em sua loja, nas seguintes condições:
O valor total registrado no imobilizado, na conta própria de equipamentos de uso, em reais, é
40.100,00
45.100,00
48.100,00
50.000,00
55.000,00
A empresa de capital aberto Health S.A., no decorrer do exercício de 2010, registra em suas contas os seguintes valores:
Com base nos dados acima, estão de acordo com as normas societárias APENAS os lançamentos
I e V.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
II, IV e V.
I e III.
5.000
326.000
336.000
342.000
342.000
Em 30/06/2012, determinada empresa incorreu em gastos com:
I. a aquisição de 30% das ações ordinárias da Cia. A, com o objetivo de assegurar fornecimento de matéria-prima.
II. o desenvolvimento de novos produtos, cujos benefícios econômicos futuros ainda não podiam ser demonstrados.
III. a contratação de uma apólice de seguro contra incêndio da fábrica (com pagamento à vista), cuja vigência é de 12 meses.
IV. os custos de transação, incorridos e pagos, referentes à captação de um empréstimo de longo prazo.
Com base nas informações apresentadas, os gastos incorridos nas operações I, II, III e IV foram reconhecidos, respectivamente, em 30/06/2012, como
Investimentos, Intangíveis, Despesas Pagas Antecipadamente e Encargos a Apropriar.
Aplicação Financeira, Intangíveis, Despesas Pagas Antecipadamente e Despesas Financeiras.
Aplicação Financeira, Despesas Operacionais, Despesas de Seguro e Despesas Financeiras.
Investimentos, Despesas Operacionais, Despesas de Seguro e Despesas Financeiras.
Investimentos, Despesas Operacionais, Despesas Pagas Antecipadamente e Encargos a Apropriar.
Indique o registro contábil CORRETO, considerando as informações disponíveis, para registrar a Previsão Inicial da Receita Orçamentária:
Débito: Previsão Inicial da Receita Orçamentária.
Crédito: Receita Orçamentária a Realizar.
Débito: Receita a Realizar.
Crédito: Receita Fixa.
Débito: Variação Patrimonial Diminutiva.
Crédito: Variação Patrimonial Aumentativa.
Débito: Receita a Realizar.
Crédito: Variação Patrimonial Aumentativa.
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