Lista completa de Questões sobre Gerais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:
Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Representação Adequada, confiabilidade, neutralidade e prudência.
Competência, Prudência, Tempestividade, relevância.
Integridade, Primazia da Essência sobre a Forma, Neutralidade e Prudência.
Um dos critérios para reconhecimento de um item é que ele possua um custo ou valor que possa ser determinado em bases confiáveis. Em muitos casos, o custo ou valor precisa ser estimado.
Em relação ao enunciado e de acordo com as normas contábeis vigentes, a única afirmação correta éo uso de estimativas pode ser prejudicial na preparação das demonstrações contábeis e prejudica a sua confiabilidade.
o uso de estimativas razoáveis é uma parte essencial da preparação das demonstrações contábeis e não prejudica a sua confiabilidade.
o uso de estimativas é proibido nas novas normas contábeis emanadas pelo CPC e aprovadas pelo CFC, pois prejudicam a confiabilidade das demonstrações contábeis.
o uso de estimativas é uma alternativa na preparação das demonstrações contábeis, mas prejudica a sua confiabilidade.
Com relação às demonstrações contábeis, indique a opção incorreta.
O Balanço Patrimonial mostra: (a) as fontes de onde provieram os recursos utilizados para a empresa operar - Passivo e Patrimônio Líquido; e (b) os bens e direitos em que esses recursos se acham investidos.
É interessante notar que o Ativo mostra o que existe concretamente na empresa, não deixando margem para exceções. Todos os bens e direitos podem ser comprovados por documentos, tocados ou vistos.
A legislação atual indica a elaboração da demonstração do valor adicionado para as companhias abertas. Essa demonstração tem valor apenas para os órgãos governamentais; não há qualquer interesse para as demais entidades que se relacionam com a empresa (acionistas, bancos etc) nem serve para avaliar nenhum aspecto da empresa.
O Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido mostram a origem dos recursos que se acham investidos no Ativo. Especificamente, o Patrimônio Líquido não representa nada de concreto.
O Passivo Exigível tem valor líquido e certo no que se refere àquelas dívidas assumidas junto a terceiros, como bancos, fornecedores, empregados. No que se refere, porém, a débitos fiscais e previdenciários em atraso, praticamente nenhuma empresa os atualiza corretamente.
Com relação às demonstrações contábeis, indique a opção correta.
Como as modificações no patrimônio líquido produzidas por receitas e despesas afetam a riqueza dos proprietários, elas são retratadas na Demonstração do Resultado que é uma peça de caráter eminentemente financeiro.
O Balanço Patrimonial evidencia como a empresa passou de determinada posição de investimentos e financiamentos para outra posição, ou seja, quais os recursos adicionais de que a empresa se utilizou e onde os aplicou.
Considerando aspectos sobre o Ativo Circulante, os valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do Balanço Patrimonial são denominados Direitos Realizáveis.
O Ativo engloba, basicamente, dois tipos de itens: (a) aqueles cujo valor é absolutamente indiscutível porque se acha estampado, ou seja, possuem o chamado valor de face; e (b) as mercadorias e os bens do ativo imobilizado cujo valor depende de avaliação.
O Realizável a Longo Prazo compreende exatamente as mesmas contas do Ativo Circulante cujo prazo de realização seja superior a um ano ou ao ciclo operacional se este for superior a um ano.
Sobre a estrutura das notas explicativas são feitas as seguintes afirmações:
I apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas e critérios contábeis específicos utilizadas;
II evidenciar a informação requerida pelas normas de contabilidade aplicáveis, que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis;
III prover informação adicional que não tenha sido apresentada na apresentação principal das demonstrações contábeis, mas que seja relevante para a sua compreensão.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II
apenas III
todas as afirmativas acima
Segundo a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), três procedimentos distintos podem ocorrer em relação ao cálculo do custo médio ponderado do capital, quando ocorre mudanças na estrutura de capitais da empresa, a saber:
I cálculo do custo específico do capital próprio e do capital de terceiros a cada vez em que ocorra alteração na sua relação percentual;
II manutenção do mesmo valor de custo dos distintos capitais aplicando-os sobre a nova estrutura de capital;
III cálculo do custo ponderado utilizando-se de uma relação percentual de capital próprio/capital de terceiros estabelecida como ideal, independentemente da alteração ocorrida.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II
apenas III
todas as afirmativas acima
No que concerne aos procedimentos que devem ser considerados no encerramento do exercício, julgue os itens seguintes.
As companhias fechadas não são obrigadas a apresentar a demonstração do valor adicionado, independentemente do valor de seu patrimônio líquido.
Acerca dos aspectos relacionados a operações entre sociedades e ao comércio exterior, julgue os itens a seguir.
Sociedade que detenha o controle de outra cujas operações são de natureza diversa das suas poderá excluir a controlada das suas demonstrações contábeis consolidadas.
O valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza está evidenciado na demonstração
das mutações do patrimônio líquido.
do resultado abrangente.
do resultado do exercício.
do valor adicionado.
dos fluxos de caixa.
São características qualitativas que tornam as Demonstrações Contábeis úteis para seus usuários:
a imaterialidade, a confiabilidade e a relevância.
a confiabilidade, a comparabilidade e a compreensibilidade.
a transparência, a continuidade e a independência.
o denominador comum, a imaterialidade e a relevância.
a consistência, a relevância e o custo beneficio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...