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Na vida real prática, os registros contábeis são realizados por lançamento no Livro Diário. O lançamento é constituído por cinco elementos essenciais: data completa, conta(s) a débito, conta(s) a crédito, histórico e valor.
O lançamento, por intermédio da chamada fórmula do lançamento, indica a quantidade de contas a debitar e a creditar. Nesse contexto um registro contábil que contemple 4 (quatro) contas a débito e 1 (uma) conta a crédito é feito por um lançamento deprimeira fórmula
segunda fórmula
terceira fórmula
quarta fórmula
quinta fórmula
Os livros utilizados pelas empresas na escrituração de suas operações são muitos e dependem, principalmente, do porte e da forma jurídica da constituição das empresas. Entretanto, em praticamente todas elas, o Livro Diário, que registra em ordem cronológica rigorosa todas as operações, é obrigatório. Independentemente dos livros utilizados, eles e os documentos contábeis que suportam os lançamentos têm que ser guardados e mantidos pelas empresas em bom estado de conservação, por prazos próprios, nos termos da legislação vigente. Nesse contexto, qual é o prazo de guarda e manutenção do Livro Diário em bom estado de conservação?
Uma empresa, com numerosos registros em determinadas contas e com grande parte deles realizados fora do estabelecimento sede, pode fazer a escrituração do Livro Diário por totais, desde que utilize livros auxiliares para o respectivo registro individual, o que torna obrigatórios esses livros auxiliares. No Livro Diário, serão registrados os totais, referenciando as páginas em que as operações foram lançadas, detalhadamente, nos livros auxiliares, e conservando a guarda dos documentos que permitam a sua adequada identificação. O prazo máximo permitido para a realização desse tipo de registro resumido no Livro Diário, somente por totais, com detalhamento em livros auxiliares, em dias, é de
Em 28/01/2012, a Comercial U Ltda. pagou uma conta vencida no valor de R$ 30.000,00, acrescidos de R$ 2.000,00 de juros, por atraso no pagamento, relativa a uma compra anterior de mercadorias a prazo, utilizando no pagamento um cheque pré-datado para 30 dias. Desconsiderando que o cheque é uma ordem de pagamento à vista e considerando as informações recebidas e a boa técnica contábil das normas vigentes, tal operação foi registrada pela Comercial U, em registro único, da seguinte forma:
O posto de combustível ZD Ltda., num determinado dia, vendeu Gás Natural Veicular (GNV), no valor de R$ 8.000,00, para os veículos de uma empresa de entregas domiciliares, recebendo um cheque de igual valor, emitido contra o Banco C, para ser descontado em 25 dias. Desconsiderando que o cheque é uma ordem de pagamento à vista e considerando os dados informados e as normas contábeis vigentes, o registro contábil da operação, feito num lançamento único pelo posto de gasolina ZD, foi
A empresa NO Ltda., com disponibilidade de caixa, efetuou o pagamento antecipado de uma Duplicata a Pagar, no valor de R$ 10.500,00, pela compra anterior de mercadorias a prazo, mediante desconto financeiro por antecipação de pagamento de R$ 1.500,00. O registro contábil dessa operação, num só lançamento, considerando exclusivamente os dados informados, foi feito pela empresa NO, da seguinte forma:
Em dezembro de 2010, o banco debitou R$ 25.000,00 na conta da empresa referente a juros sobre empréstimos, tendo enviado o aviso bancário em 5 de janeiro de 2011. Considerando esses juros como único item pendente, o valor de R$ 25.000,00, na conciliação bancária do mês de dezembro/2010, deverá ser apresentado da seguinte forma:
redução do saldo do extrato.
aumento do saldo do extrato.
aumento do saldo do razão analítico.
redução do saldo do razão analítico.
sem alterações nos saldos do extrato e razão analítico.
Ao lançamento que é efetuado unilateralmente pela autoridade administrativa, portanto, sem intervenção do contribuinte, intitula-se:
de ofício.
misto.
declaração.
autolançamento.
por homologação.
Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de escrituração e análise e conciliações contábeis.
Um cliente liquidou antecipadamente uma duplicata em cobrança simples, valendo-se de um desconto financeiro. Nessa situação, a empresa comercial deverá realizar lançamento contábil com crédito na conta duplicata descontada, débitos nas contas disponíveis e desconto financeiro.
Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de escrituração e análise e conciliações contábeis.
O recebimento de uma duplicata ocorreu após a data de seu vencimento e, por isso, houve cobrança de juros de mora. Nessa situação, a empresa deverá fazer lançamento contábil de terceira fórmula com crédito nas contas duplicata a receber e receita de juros e débito em caixa.
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