Lista completa de Questões sobre Princípios de Contabilidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Cia Boa Nova está sendo acionada judicialmente em uma ação de valor relevante, datada de Outubro/2002, relativa a indenizações de perdas e danos, por parte de diversos clientes. O processo em questão é conseqüente de problemas provocados por produtos de fabricação da empresa colocados no mercado no período de agosto/ 2001 a fevereiro/2002. Ao final de 2005, os advogados, contratados pela empresa, enviaram um documento afirmando que as chances de a empresa reverter a situação negativa são muito remotas, ante provas e laudos periciais apensados ao processo pelos clientes. O desfecho final da ação está previsto para março de 2006. O procedimento contábil, de acordo com os fatos, é
registrar o valor das indenizações quando a ação judicial for encerrada pela aplicação do Princípio da Competência.
aplicar o Princípio Contábil da Prudência reconhecendo o passivo contingente através de provisão, baseada no valor da ação.
evidenciar o fato apenas em notas explicativas às demonstrações de 2005, aplicando o Princípio da Continuidade.
lançar o valor da ação como perdas no exercício de 2006, após o julgamento da ação e a condenação da empresa, com justificativa da aplicação do Princípio da Oportunidade.
reconhecer como erros de exercícios anteriores a 2005, tomando como base o Princípio do Registro pelo Valor Original.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade Brasileiros, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.
II. O Princípio da Entidade afirma a autonomia patrimonial, evidenciando, portanto, a necessidade da diferenciação do Patrimônio pertencente a uma pessoa ou um conjunto de pessoas físicas e uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
III. O Princípio da Continuidade afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade.
IV. A situação-limite na aplicação do Princípio da Continuidade é aquela em que há a completa cessação das atividades da Entidade.
V. O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade Brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O Princípio da Oportunidade abarca dois aspectos distintos, mas complementares: a integridade e a tempestividade.
II. Para o Princípio da Oportunidade o objetivo está na completeza da apreensão das variações, do seu oportuno conhecimento, enquanto, no Princípio da Competência, o fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido.
III. Usuários da informação contábil são pessoas físicas e/ou jurídicas com interesse na entidade, que utilizam as informações contábeis desta para seus próprios fins.
IV. A confiabilidade da informação contábil refere-se ao fato de que a informação contábil deve chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil, a fim de que este possa utilizá-la para seus fins.
V. A compreensibilidade da informação contábil deve ser exposta da forma mais compreensível possível ao usuário que se destine.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade Brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. De acordo com a Resolução CFC nº 750/1993, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
II. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
III. Segundo a Resolução CFC nº 750/1993 são Princípios Fundamentais de Contabilidade: o da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o do Registro pelo Valor original; o da Atualização Monetária; o da Competência e o da Prudência.
IV. De acordo com a Resolução CFC nº 750/1993, no princípio da oportunidade o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado.
V. Segundo a Resolução CFC nº 750/1993, o princípio da competência aborda a questão da contabilização das receitas e despesas ocorridas e não necessariamente pagas ou recebidas.
A utilização de um dos princípios fundamentais de contabilidade constantes da Resolução CFC no 750/93 implica que a tradução do valor dos componentes patrimoniais deve ser feita sempre em moeda nacional, com o objetivo de homogeneização quantitativa dos mesmos. Esta afirmação refere-se ao Princípio
As variações no patrimônio da entidade devem ser registradas no momento em que ocorrem, mesmo que haja incerteza em relação à sua ocorrência e que seu valor possa apenas ser estimado. Um exemplo nesse sentido são as depreciações, uma vez que a vida útil do bem será sempre uma hipótese, mais ou menos fundada tecnicamente, porquanto dependente de diversos fatores de ocorrência aleatória; entretanto, caso as depreciações não sejam registradas, os dados sobre o patrimônio e, conseqüentemente, as demonstrações e relatos tornam-se incompletos e falseadas quaisquer conclusões, diagnósticos e prognósticos neles baseados.
O texto acima está relacionado ao Princípio Fundamental de Contabilidade
Em relação ao princípio contábil da Competência, é correto afirmar que
A tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e suas variações, independentemente das causas que as originaram, constitui o fulcro do Princípio Contábil da
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e seu reflexo no patrimônio, julgue os itens seguintes.
O registro da venda antecipada fundamenta-se no princípio fundamental da oportunidade e no regime de competência.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e seu reflexo no patrimônio, julgue os itens seguintes.
Ao registrar a aquisição de ativos pelo valor pago no ato da compra, a empresa obedece ao princípio da continuidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...