Lista completa de Questões sobre Reservas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os dados abaixo para responder às questões de nos 9 a 11.
O montante das reservas de lucros evidenciadas, exclusivamente, no balanço patrimonial da Comercial Navarro em 31/12/2009, em reais, é de
6.759,00
7.823,00
10.634,00
11.698,00
16.012,00
Com referência às provisões e reservas, considere as seguintes afirmações:
I. A provisão tem por objetivo cobrir algum gasto com grande possibilidade de ocorrência até o término do exercício social seguinte.
II. Reserva representa a diferença entre o PL e o Capital Social.
III. As provisões são obrigações ainda não pagas consideradas como ocorridas pelo regime de competência.
IV. As reservas assim como as provisões aumentam o capital de terceiros e diminuem o Ativo.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
Analise os tipos de contas a seguir.
I Ágio na emissão de ações
II Ganhos com variação cambial em ativos de longo prazo
III Reserva especial de ágio na incorporação
IV Doações e subvenções para investimentos
V Alienação de partes beneficiárias
VI Alienação de bônus de subscrição
De acordo com toda a legislação em vigor para as sociedades anônimas, as contas passíveis de serem classificadas como reserva de capital, em seu balanço patrimonial, são APENAS as citadas em
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III e VI.
I, III, V e VI.
II, III, IV e V.
As reservas estatutárias são constituídas, por determinação do estatuto de uma companhia, para a destinação de uma parcela dos lucros do exercício. Para cada reserva estatutária, a empresa terá de estabelecer os seguintes critérios em seu estatuto:
definir sua finalidade de modo preciso e completo; fixar os critérios para determinar a parcela anual do lucro líquido a ser utilizada; e estabelecer seu limite máximo.
definir a parcela dos prejuízos a serem absorvidos; evidenciar as contas que serão utilizadas para efetivar as reservas; e segregar os valores que serão aplicados em reservas dos dividendos propostos.
definir a finalidade de cada reserva; evidenciar as parcelas de lucros a serem absorvidas; estabelecer seu limite máximo; e determinar a forma de reversão.
definir as parcelas de lucros a serem absorvidas; fixar os limites de utilização; e estabelecer a forma de reversão.
determinar os critérios para o estabelecimento das reservas; avaliar os resultados do exercício que devem ser absorvidos; fixar os limites de utilização; e estabelecer a forma de reversão.
A tabela acima mostra os dados levantados pelo contador após a apuração do resultado anual de determinada empresa. Ele notou que apenas uma conta era redutora. Com base nesses dados, na natureza dessas contas e na codificação extraída do plano de contas, julgue os itens a seguir.
As reservas de capital superaram o valor de R$ 390 mil.
Julgue os itens seguintes, relativos ao custo para tomada de decisões e às demonstrações contábeis.
A reserva de capital, composta pelas contas de ágio na emissão de ações, alienação de partes beneficiárias e alienação de bônus de subscrição, é representada por valores recebidos pela empresa que transitaram no resultado do exercício.
Julgue os itens seguintes, relativos a fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais, a contas patrimoniais e de resultados e a teorias, funções e estrutura das contas.
Todas as contas de reservas de capital devem ser constituídas ou aumentadas com contrapartidas em contas de resultado.
Antes de qualquer destinação, uma sociedade por ações deve aplicar 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício na constituição da reserva
estatutária.
de lucros a realizar.
de expansão de investimentos.
legal.
de ágio na emissão de ações.
Assinale a alternativa incorreta quanto à destinação dos lucros apurados pelas sociedades anônimas.
Juntamente com as demonstrações financeiras do exercício, os órgãos da administração da companhia apresentarão à assembleia-geral ordinária, observado o disposto na Lei das Sociedades Anônimas e no estatuto, proposta quanto a destinação a ser dada ao lucro líquido do exercício.
Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.
Caso a empresa apure prejuízo durante o exercício financeiro, este poderá ser absorvido, a critério da companhia, pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros ou pela reserva legal.
Antes do cálculo do dividendo obrigatório, a assembléia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos.
As participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias serão determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzidos o prejuízo e o imposto de renda.
Quanto às reservas e retenções de lucros previstos na Lei das Sociedades por Ações, pode-se afirmar que:
I - Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do patrimônio líquido.
II - A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
III - A Assembleia Geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.
IV - As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros.
Todas são verdadeiras.
I, II e IV são verdadeiras.
II, III e IV são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...