Lista completa de Questões de Contabilidade Privada da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Privada - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Em relação à Demonstração do Resultado, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A demonstração do resultado do exercício discrimina as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.
( ) A demonstração do resultado do exercício discrimina as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
( ) Na determinação do resultado do exercício, são computados as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda.
( ) A demonstração do resultado do exercício discrimina o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
( ) Na determinação do resultado do exercício, são computados o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial.
F/ F/ V/ F/ F
F/ V/ F/ V/ V
V/ V/ V/ F/ F
V/ F/ F/ F/ V
No que tange ao balanço patrimonial e suas relações de débito e crédito e aos bens que o integram, assinale a alternativa correta.
Demonstração sintética dos componentes patrimoniais.
Descrição analítica e específica dos componentes do patrimônio.
Análise parcial, compreendendo apenas um dos itens do patrimônio.
Demonstração das variações aumentativas e diminutivas patrimoniais.
Em relação às noções básicas de contabilidade, assinale a alternativa incorreta.
O Princípio da Entidade tem como fim reconhecer o patrimônio como objeto da contabilidade.
O dever da inclusão das despesas e receitas na apuração do resultado do período em que ocorrem é propositura do Princípio da Continuidade.
Segundo o Princípio da Prudência, os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o exterior.
No Princípio do Registro, pelo valor original define-se a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo.
Em relação à apresentação e composição do Balanço Patrimonial das empresas, assinale a alternativa incorreta.
No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I ativo circulante; e II ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos: I passivo circulante; II passivo não circulante; e III patrimônio líquido.
O patrimônio líquido será dividido em capital social, reservas de contingências, reavaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Em relação à situação líquida patrimonial, assinale a alternativa correta.
Todo o patrimônio pertencendo a terceiros é condição da situação líquida passiva.
Havendo prejuízo, é inevitável a passagem da situação líquida positiva para negativa.
Haverá situação líquida positiva, embora esta seja inferior ao patrimônio líquido existente.
A ocorrência do passivo a descoberto tem como consequência situação líquida superavitária.
Assinale a alternativa que identifica o livro contábil onde figuram registradas as movimentações a débito e a crédito ocorridas no conjunto de contas patrimoniais e de resultado.
Livro Diário
Livro Caixa
Livro Auxiliar
Livro Razão
Livro de Entradas e Saídas
Considerando a equação fundamental do patrimônio, o estado patrimonial que implica em uma situação denominada de "passivo a descoberto" é aquele quando
existem obrigações exigíveis por terceiros no curto prazo em excesso ao valor total de bens e direitos realizáveis no curto prazo, de forma que parte das exigibilidades de curto prazo não encontra correspondência em valores do ativo de curto prazo.
existe um excesso de obrigações exigíveis por terceiros em relação ao valor total dos bens e direitos da entidade, ou seja, parte das exigibilidades não encontra correspondência em valores do ativo.
existem obrigações exigíveis por terceiros no longo prazo em excesso ao valor total de bens e direitos realizáveis no longo prazo, de forma que parte das exigibilidades de longo prazo não encontra correspondência em valores do ativo de longo prazo.
existem contas no passivo da entidade que registram valores de compensação e cujo total supera o valor total do patrimônio líquido, tornando-o negativo.
existem dívidas exigíveis que não foram liquidadas em seu prazo e houve o requerimento da falência da entidade por parte dos credores.
As principais causas que fazem variar o saldo do grupo patrimônio líquido no balanço patrimonial de uma entidade com fins lucrativos são
o investimento inicial de capital e posteriores aumentos ou reduções de capital, bem como a constituição de reservas de lucro.
o resultado obtido pelo confronto entre receitas e despesas do período, bem como o investimento inicial de capital e posteriores aumentos ou reduções de capital.
o investimento inicial de capital e posteriores incorporações das reservas de lucro, de capital e de reavaliação.
o resultado obtido pelo confronto entre receitas e despesas do período, bem como o investimento inicial de capital e posteriores incorporações das reservas de capital.
o investimento inicial de capital e posteriores aumentos ou reduções de capital, bem como as posteriores incorporações das reservas de lucro.
De acordo com a NBC-T 3.7, aprovada pela resolução 1010/05 do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), que dispõe sobre a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), identifique a alternativa que contenha somente itens que devem ser considerados como "valor adicionado recebido em transferência", na DVA:
Perdas na realização de ativos e resultado da equivalência patrimonial.
Receitas financeiras e resultados não operacionais.
Aluguéis recebidos e receitas financeiras.
Royalties recebidos e resultados não operacionais.
Perdas na realização de ativos e resultados não operacionais.
Contabilidade Privada - Demonstração das Orígens e Aplicações de Recursos (DOAR) - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Para fins de elaboração da Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos (DOAR), o valor do ganho proveniente da alienação de bens do ativo imobilizado deve ser computado como um
item positivo no grupo das origens de terceiros.
item negativo no grupo das origens de terceiros.
item positivo no grupo das origens das operações e negativo no grupo das origens de terceiros.
item negativo no grupo das origens das operações.
item positivo no grupo das origens das operações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...