Lista completa de Questões de Contabilidade Privada da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Privada - Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
A Demonstração dos Fluxos de Caixa é importante demonstração contábil para a verificação da situação de liquidez das entidades. Na DFC de uma grande empresa comercial verificou-se os seguintes dados:
Diante desses números é correto afirmar que
Contabilidade Privada - Demonstração dos Lucros ou Prejuizos Acumulados (DLPA) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Nas demonstrações de Lucros e Dividendos Ltda verifica-se que há a contabilização de $ 5.800,00 de despesa com Imposto de Renda. Com relação a este registro, é correto afirmar que:
Em relação aos livros contábeis, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando conhecimentos básicos de contabilidade, assinale a alternativa INCORRETA.
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constitui, na verdade, um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta, o chamado Manual de Contas, que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização). Sobre o Plano de Contas de uma Entidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre regimes contábeis, é INCORRETO afirmar que:
A Entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico. Em relação aos registros contábeis, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre procedimentos contábeis básicos, analise as afirmativas a seguir.
I. Toda e qualquer operação realizada por uma Entidade tem seu reflexo imediato na contabilidade em que são registradas de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores. O ato de contabilizar essas operações chama-se Classificação. Classificar uma conta representa debitar ou creditar esta conta de acordo com a operação realizada, e é dessa classificação que nascem os registros nos diversos livros (Diário, Razão, Caixa etc.) que, por sua vez, dão origem aos balanços e balancetes.
II. O primeiro passo para determinar o débito ou crédito de certa conta é saber a origem da mesma, se é um direito (ativo), uma obrigação (passivo) ou representa um elemento do patrimônio líquido positivo ou negativo.
III. O ativo é composto das contas de saldo devedor e o passivo das contas com saldo credor.
IV. O primeiro lançamento que se faz em determinada conta terá que ser de acordo com a sua origem. Uma conta que represente um bem ou direito, seu valor inicial sempre a débito, pois se trata de uma conta do ativo. Contas que representam obrigações seu valor inicial a crédito, trata-se de contas do passivo.
Estão corretas as afirmativas
A contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades. Para isso tem definido de forma clara sua finalidade e formas de escrituração. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre o patrimônio, informações estas de ordem econômica e financeira para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários.
II. Diversos são os tipos de usuários interessados nas informações contidas nas demonstrações contábeis das entidades. Um desses grupos é constituído pelos clientes, cujo interesse é tanto menor quanto maior forem a sua dependência e a concentração nos fornecimentos de algumas poucas entidades.
III. A escrituração começa pelo livro razão, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem as ocorrências dos fatos.
IV. A escrituração é uma das técnicas utilizadas pela contabilidade que consiste em registrar, nos livros contábeis, os acontecimentos que provocam ou que possam provocar modificações futuras do patrimônio.
Estão corretas apenas as afirmativas
Tendo em vista que, em todos os lançamentos, o valor do débito é exatamente igual ao valor do crédito, a soma de todas as contas com saldo devedor deve corresponder à soma de todas as contas com saldo credor. Para verificar se as somas estão corretas, utiliza‐se o balancete de verificação. Em relação ao balancete de verificação, analise.
I. É elaborado com base nos saldos de todas as contas do diário.
II. Seu principal objetivo é testar (verificar) se o método das partidas dobradas foi respeitado, portanto, o único erro de escrituração que o mesmo aponta ou representa é o da troca de saldos (devedores por credores e vice‐versa).
III. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá ser consentâneo com sua finalidade.
IV. Os elementos mínimos que devem constar do balancete de verificação são: identificação da entidade, data a que se refere, abrangência, identificação das contas e respectivos grupos, e saldos das contas somando os saldos devedores com os credores.
Estão corretas apenas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...