Lista completa de Questões de Contabilidade Privada da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Denomina-se propriedade para investimento
o bem destinado à venda no decurso ordinário das atividades, ou em vias de construção ou desenvolvimento para tal venda.
a propriedade adquirida exclusivamente com vista à alienação subsequente, no futuro próximo, ou para desenvolvimento e revenda.
o bem em construção ou desenvolvimento por conta de terceiros.
a propriedade que é arrendada a outra entidade sob arrendamento financeiro.
o bem mantido para valorização de capital a longo prazo e não para venda a curto prazo no curso ordinário dos negócios.
Para produzir 1.000 unidades de seu único produto, determinada empresa incorreu nos seguintes gastos durante o mês de fevereiro de X10:
Sabendo que não havia produtos em elaboração no início e no fim do mês de fevereiro de X10 e que os gastos da administração geral não são rateados para o setor de produção, o custo de produção unitário do período pelo custeio por absorção foi de, em $,
15.
17.
18.
23.
34.
A empresa Colorir e Brincar produz três produtos K, L, M. Considerando as quantidades produzidas no período e o critério de alocação de custos e despesas fixos adotado pela empresa, as informações referentes a cada um dos produtos são apresentadas na tabela a seguir, em reais:
Supondo que o objetivo seja a maximização do lucro, a empresa deve incentivar a venda de seus produtos, em ordem de prioridade,
K, L e M.
L, K e M.
L, M e K.
M, L e K.
M, K e L.
Uma Companhia industrial projeta os seguintes valores de gastos e receitas mensais para o início de atividades de fabricação de seu produto X:
Fazendo uso da análise das relações custo/volume/lucro, o ponto de equilíbrio (break-even point) da Companhia, em unidades do produto X, corresponde a
4.220.
4.222.
4.198.
4.250.
3.988.
A empresa Revisa S.A. foi contratada para ampliar a estrada de ferro Norte Leste. No período de inverno a região sofre muitos alagamentos, forçando a suspensão das obras por três meses. Com relação à capitalização dos custos dos empréstimos a empresa deve
suspender a contabilização, em decorrência dos fenômenos naturais.
contabilizar somente 50% dos custos dos empréstimos.
encerrar a ativação e considerar a partir dessa data como despesa.
continuar contabilizando normalmente.
registrar somente 25% dos custos dos empréstimos.
Em relação às novas normas contábeis brasileiras de contabilidade, é correto afirmar:
O recebimento de prêmio na emissão de debêntures bem como de doações e subvenções para investimento devem ser contabilizados como reservas de capital.
Os ajustes de avaliação patrimonial, previstos na Lei no 11.638/2007, efetuados no valor de instrumentos financeiros, devem ser sempre registrados em conta de resultado.
O Ativo Diferido foi extinto e, em consequência, todos os valores nele classificados devem ser baixados contra conta de resultado.
O Ativo Realizável a Longo Prazo permanece na estrutura do Balanço Patrimonial, mas como subgrupo do Ativo Não Circulante.
O grupo de Resultado de Exercícios Futuros foi extinto; portanto, o saldo de suas contas em 31-12-2007 deverá ser revertido para o resultado do exercício de 2008.
Considere as afirmações a seguir, relativas à Estrutura Conceitual da Contabilidade:
I. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários sobre as transações passadas envolvendo o pagamento e o recebimento de caixa ou outros recursos financeiros e sobre as obrigações de pagamento e recursos que serão recebidos no futuro.
II. Para que o princípio da primazia da forma sobre a essência seja atendido, é necessário que as transações e eventos que afetam o patrimônio da entidade sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua forma legal e não de acordo com a substância e a realidade econômica dessas transações.
III. Todo aumento do ativo ou diminuição do passivo que tenha como consequência um aumento do patrimônio líquido da entidade deve ser reconhecido como receita na sua Demonstração do Resultado do Exercício.
IV. Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade, e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
São classificados no Ativo Intangível, de acordo com as atuais Normas de Contabilidade,
as despesas pré-operacionais.
os gastos com pesquisa de novos produtos.
os gastos com reorganização societária.
os empréstimos concedidos a sociedades coligadas.
as marcas e patentes adquiridas de terceiros.
É correto afirmar:
Arrendamento mercantil financeiro é aquele em que não há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo.
Arrendamento mercantil operacional é aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo.
Uma transação de venda e leaseback é aquela em que ocorre a venda de um ativo e o concomitante arrendamento mercantil do mesmo ativo pelo comprador ao vendedor.
Investimento bruto no arrendamento mercantil é a soma dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil a receber pelo arrendador segundo um arrendamento mercantil operacional.
O arrendamento mercantil que transfere contratualmente a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo estabelecido deve ser contabilizado como um arrendamento mercantil operacional.
Com base nessas informações, o lucro real apurado pela companhia correspondente a esse trimestre foi, em R$,
1.400.000,00
1.300.000,00
1.334.000,00
1.180.000,00
1.380.000,00
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...