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Créditos Adicionais, são valores que se adicionam ou acrescem ao orçamento, quer como reforço de dotações existentes, quer como dotações destinadas a cobertura de encargos provenientes, da criaçãode novos serviços, ou, ainda, para atender à despesas imprevisíveis e urgentes. Os créditos adicionais classificamse em:
Créditos suplementares, créditos especiais e crédito extraordinário.
Crédito extraordinário, crédito financeiro, crédito legislativo.
Créditos suplementares, crédito de vigência, crédito antecipado.
Créditos especiais, créditos suplantares, crédito financeiro.
Crédito antecipado, crédito extraordinário, crédito legislativo.
Constarão da Lei de Orçamento, todas as receitas e despesas pelos seus:
totais, vedadas quaisquer deduções
totais, inclusive com as deduções legais
grupos, vedadas quaisquer deduções
grupos, inclusive com as deduções gerais
todas as alternativas estão corretas.
Analise as afirmações abaixo:
I. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
II. Todas as receitas e despesas constarão na Lei do Orçamento pelos seus totais, com algumas deduções governamentais.
III. A Lei do Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos e do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmações I e III estão incorretas.
Somente a afirmação II está incorreta.
Somente as afirmações I e II estão incorretas.
Somente a afirmação III está incorreta.
Todas as alternativas estão incorretas.
Em 30/11/X1, a secretaria de saúde do município assinou um contrato de prestação de serviços com um laboratório de análises clínicas e empenhou despesa pelo valor total do contrato de R$ 800.000,00. No dia 31/12/X1, o laboratório entregou uma nota fiscal referente aos serviços prestados até aquele momento no valor de R$ 600.000,00 e a prefeitura pagou 60% do valor devido ao prestador de serviço. O valor restante do contrato seria executado no mês de janeiro/X2. Com base nessas informações, é correto afirmar que, em 31/12/X1, a prefeitura
aumentou Restos a Pagar não Processados em R$ 440.000,00.
aumentou a situação patrimonial líquida em R$ 360.000,00.
reduziu o saldo de Obrigações em Circulação (Financeiro) em R$ 200.000,00.
inscreveu Restos a Pagar Processados no valor de R$ 240.000,00.
reduziu a dotação disponível para serviços de terceiros em R$ 200.000,00.
O orçamento aprovado para o exercício de 2010 de determinada entidade pública fixou créditos orçamentários para despesas de material de consumo no valor de $ 14.000. Durante o referido exercício foram realizadas as seguintes operações relacionadas com estas despesas, em $:
Em 31.12.2010, os valores referentes a economia orçamentária e os restos a pagar foram, respectivamente, em $,
4.000 e 2.000.
3.000 e 1.000.
4.000 e 3.000.
5.000 e 1.000.
5.000 e 3.000.
Contabilidade Pública - Ciclo Orçamentário - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Quando for o caso, serão apresentadas justificativas, no Relatório Resumido de Execução Orçamentária, sobre:
limitação de empenho, apenas.
frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, apenas.
limitação de empenho, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, apenas.
limitação de empenho, frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.
combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança, apenas.
Contabilidade Pública - Balanço Financeiro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Os seguintes dados, em reais, foram extraídos do balanço financeiro encerrado em determinado exercício, de uma entidade: receita orçamentária 2.080.000 despesa orçamentária
Considerando que a entidade tenha iniciado o exercício financeiro com o saldo de R$ 30.000,00, e que tenha sido inscrito restos a pagar no valor de R$ 120.000,00, julgue o item a seguir.
O resultado financeiro do exercício (RFE) apresentou superavit no valor de R$ 110.000,00.
É uma despesa extraorçamentária o gasto da entidade do setor público com
a aquisição de bens imóveis.
o pagamento de servidores aposentados e de pensionistas.
o pagamento de juros das dívidas públicas interna e externa.
a subscrição de capital de empresas industriais.
a devolução de cauções recebidas.
Contabilidade Pública - Balanço Financeiro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a tabela ao lado, que apresenta o balanço financeiro de determinada entidade, encerrado no exercício financeiro de 2010, julgue os itens seguintes.
Considerando-se que 2009 tenha sido o primeiro exercício financeiro da entidade em questão, é correto afirmar que, naquele ano, a entidade apresentou resultado financeiro do exercício superavitário em R$ 145.000,00.
Sobre os estágios da despesa pública, é correto afirmar:
É possível a realização de uma despesa pública sem prévio empenho, uma vez que a legislação prevê despesas para as quais pode ser dispensada a nota de empenho.
A liquidação da despesa ocorre com o despacho da autoridade competente, determinando o seu pagamento através de ordem bancária.
A fixação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
As despesas relativas ao pagamento de contas de água, de luz e de telefone de um ente público constituem exemplos de empenho feito por estimativa.
O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento e somente é válido quando não haja condição de pendência para a execução do serviço ou entrega do bem adquirido.
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