Lista completa de Questões sobre Contabilidade Aplicada à Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção falsa a respeito da caracterização das entidades do setor público para efeitos da aplicação de regras contábeis.
Pessoas físicas se equiparam a entidades públicas quando recebem subvenção de órgão público para efeitos contábeis.
Entidades que possuem personalidade jurídica de direito privado podem ser consideradas do setor público.
As organizações não governamentais quando recebem recursos públicos são obrigadas a se submeterem integralmente às regras contábeis aplicadas ao setor público.
Uma condição fundamental a ser considerada no momento da aplicação das regras de contabilidade é se o ente aplica e/ou gerencia recurso público.
As entidades que recebem recursos do setor público na forma de contraprestação de serviços não estão submetidas às regras desse setor para efeitos contábeis.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção cujo conteúdo não indica um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público:
refl etir o ciclo da administração pública.
fornecer informações para a instrumentalização do controle social.
demonstrar os resultados alcançados pela entidade do setor público.
apresentar os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade pública.
evidenciar as mutações do patrimônio.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito da agregação, soma e divisão do patrimônio das entidades do setor público, é correto afirmar, exceto:
a soma, divisão ou agregação do patrimônio de uma ou mais unidade do setor público resultará em novas unidades contábeis.
a necessidade de controle e prestação de contas é um dos fatores que podem levar à soma, divisão ou agregação do patrimônio.
exigências legais ou necessidades gerenciais podem levar à agregação ou soma do patrimônio da entidade pública.
a evidenciação de resultados de unidades contábeis descentralizadas pode ensejar a sua agregação ou soma.
a divisão do patrimônio somente ocorre nos casos previstos em lei ou quando a entidade é extinta ou incorporada a outra.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito das unidades contábeis e do patrimônio do setor público, é correto afirmar:
unidades descentralizadas representam parcela do patrimônio de unidade contábil originalmente consolidada.
as unidades originárias representam o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas.
unidades unifi cadas representam o patrimônio de unidades resultantes da fusão de duas ou mais entidades.
a consolidação é resultado da soma do patrimônio de duas entidades descentralizadas.
A unifi cação e a consolidação têm como origem entidades que são pessoas jurídicas.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Tendo por base a tabela de eventos contábeis utilizada atualmente no governo federal, assinale a opção falsa a respeito de seus conceitos, estrutura e fundamentos lógicos.
A previsão da receita se faz mediante o uso de eventos da classe 10 no documento Nota de Lançamento.
Documentos tais como Ordem Bancária OB e Nota de Lançamento NL são flexíveis quanto ao uso de eventos, podendo receber os das classes 50, 60, 70 e 80.
Alguns eventos exigem a utilização de outros eventos como contrapartida para completar o rol de lançamento com partidas dobradas.
Eventos da classe 54 são destinados exclusivamente ao registro de transações relacionadas com os restos a pagar.
Eventos da classe 40 são destinados à emissão de empenhos e pré-empenhos, não podendo ser utilizados em outro tipo de documento.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que diz respeito a conceito, objeto, objetivo e campo de atuação da contabilidade governamental, assinale a opção correta.
Para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo fiscal ou creditício, de órgão público, não são consideradas como entidades do setor público.
A contabilidade aplicada ao setor público é o ramo da ciência contábil em que se aplicam, no processo gerador de informações, os princípios orçamentários e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial de entidades públicas.
O objetivo da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, independentemente dos aspectos orçamentários.
O objeto da contabilidade aplicada ao setor público é o patrimônio público e privado de pessoas jurídicas que no período receberem recursos governamentais.
A contabilidade aplicada ao setor público fornece informações que auxiliam o processo de tomada de decisões por parte dos agentes e administradores públicos, a adequada prestação de contas e o suporte necessário para a instrumentalização do controle social.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta no que se refere às variações patrimoniais ativas e passivas, orçamentárias e extraorçamentárias.
São exemplos de variações patrimoniais aumentativas a arrecadação da receita, a prescrição da dívida fundada, o recebimento de juros de empréstimos e a incorporação de bens recebidos em doação.
As variações passivas extraorçamentárias constituem fatos modificativos, tanto por redução do passivo como por aumento do ativo, e são representadas por cancelamentos da dívida ativa, restabelecimentos de dívidas passivas, desincorporação de bens por doação.
As modificações diminutivas do patrimônio líquido podem ser provenientes, entre outros, da doação de bens e valores a terceiros, do extravio de materiais ou de mercadorias, da incorporação da dívida ativa e do reconhecimento de uma despesa de serviços.
As variações patrimoniais ativas compreendem exclusivamente as receitas correntes orçamentárias arrecadadas durante o exercício e as mutações patrimoniais da despesa.
As variações patrimoniais qualitativas, em sua maior parte resultarão em mutações ativas no patrimônio líquido.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBCASP, o subsistema de informações orçamentárias registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o lançamento contábil que registra a liquidação de uma despesa referente à aquisição de material de consumo.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Constituem exemplos de variações patrimoniais quantitativas e qualitativas, nesta ordem, as decorrentes de
compra de um veículo à vista e contratação de operações de crédito.
lançamento do imposto sobre propriedade de veículos automotivos e contratação de operações de crédito.
contratação de operações de crédito e pagamento de despesas com material de escritório.
compra de um veículo a prazo e pagamento de despesas com material de escritório.
recebimento de impostos sobre serviços e consumo de material de escritório.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Uma cadeia pública de determinado Estado foi construída no ano de 2011 a um custo de R$ 12 milhões, com vida útil estimada de 50 anos. No ano de 2011, foi desativada por decisão judicial. Devido à natureza da instalação e de sua localização, o prédio foi convertido em depósito público, para o qual o custo de reposição estimado para a capacidade do local é de R$ 5,3 milhões. Considerando os critérios de avaliação e mensuração de ativos e passivos integrantes de entidades do setor público, é correto afirmar que o imóvel onde funcionava a cadeia pública sofreu
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...